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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8390
Autor(es): | Kimura, Claudinéia Guedes |
Orientador: | Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira |
Título: | Leitura dialógica do longa de animação O Pequeno Príncipe : uma proposta para o 7º ano do ensino fundamental |
Banca: | Santos, Annie Rose dos |
Banca: | Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro |
Palavras-chave: | Leitura dialógica;Leitura - Ensino fundamental;Linguagem - Dimensão social;Linguagem - Dimensão verbo-visual;O Pequeno princípe (Filme) |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | KIMURA, Claudinéia Guedes. Leitura dialógica do longa de animação O Pequeno Príncipe : uma proposta para o 7º ano do ensino fundamental. 2023. 88, 37 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa, de caráter propositivo, inserida no âmbito da Linguística Aplicada, teve como material de trabalho o longa de animação "O Pequeno Príncipe" (2015), de Mark Osborne. Esta dissertação de mestrado surgiu da necessidade de propor atividades com filmes de animação em sala de aula, pois, ao longo dos anos, as propostas com filmes têm se baseado em apenas assistir por lazer e pouco se era feito antes ou após o filme. Logo, há ainda muita fragilidade quanto a este tipo de ensino. Portanto, para que sejam propostas atividades de leitura que contribuam para a criticidade dos alunos, à luz da concepção dialógica da linguagem, foi elaborada uma proposição de leitura para um sétimo ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Norte do Paraná. Desse modo, os textos-enunciados concernentes à animação "O Pequeno príncipe" foram analisados por duas perspectivas: a Dimensão Social (DS) e a Dimensão Verbo-visual (DVV). Consideramos, para tanto, o discurso como prática social e adotamos a concepção de linguagem como diálogo, tomando o texto como um enunciado embebido de valores sociais que se apresenta ao leitor, que também tem seus próprios valores e ideologia. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como os princípios dialógicos da linguagem contribuem para a elaboração de uma proposta de leitura do longa de animação "O Pequeno Príncipe". As atividades da proposição de leitura foram balizadas pela indissociabilidade das dimensões social e verbal dos enunciados e abordaram, em primeiro plano, o funcionamento sociodiscursivo do gênero animação, suas condições de produção e circulação. Num segundo plano, foram contempladas, ainda, atividades relacionadas à dimensão verbo-visual, a partir do conteúdo temático (a infância na tensão com o mundo dos adultos), a estrutura composicional em termos dos elementos constitutivos da linguagem do cinema como imagem, a saber: movimentos de câmera, cores, enquadramento, trilha sonora e o estilo tais como símbolos, presença da intertextualidade; formas de discurso direto e indireto; flashback; seleção de cores, técnicas de filmagem no sentido de produzir espaços para a leitura réplica. Em termos de resultado, podemos afirmar que a leitura pelo viés dialógico pode abrir espaços para a leitura réplica/crítica, sobretudo se o professor trabalha com as dimensões social e verbo-visual do enunciado-filme, dando espaços também para a coprodução do texto da animação em termos axiológicos, permitindo que o aluno, ao relacionar o texto com seu cotidiano, seus valores, produza gestos de leitura singulares, ou seja, se posicionando, valorativamente em relação a temas da animação como a amizade, a infância e o mundo dos adultos, refletindo sobre o tema e podendo atribuir outras réplicas ao que foi lido/visto ABSTRACT: This research, of a propositive character, within the scope of Applied Linguistics, has as stuff of work the animation feature "The Little Prince" (2015), by Mark Osborne. This work was born out of the need to propose activities whith animation movies in classroom, because, over the Years, the proposals with movies have been based on just watching for leisure and little is done before or after the film, so there is still There is a lot of fragility about this type of teaching. Therefore, to be offered reading activities that contribute to students' criticality, a reading approach was designed in the light of the dialogical conception of language, so that a reading proposal was elaborated for a seventh year of elementary school, in a public school in Northern of Paraná. This way, the texts-enunciations of the animation "The Little Prince" were analyzed from two perspectives: the Social Dimension (DS) and the Visual-verb Dimension (DVV). We considered, for this, discourse as social practice and we adopted the concept of language as dialog, soaked of social values that presents itself to the reader, who also has their own values and ideology. In this sense, the general objective of this research is to understand how the dialogic principles of language contribute to the development of a proposal for reading the animation film The Little Prince. The reading activities of the reading proposition were guided by the inseparability of the social and verb dimensions of the statements and approach, in the foreground, the social-discursive functioning of the animation genre, their production and circulation conditions. In a second plane, were contemplated, yet, activities related to the visual-verb dimension were also considered, from the thematic content (childhood in tension with the world of adults), the compositional structure in terms of the constituent elements of the language of movie as an image, the know: camera movements, colors, framing, soundtrack and style such as symbols, presence of intertextuality; forms of direct and indirect discourse; flashback; selection of colors, filming techniques in the sense of producing spaces for replica reading. In terms of results, we can affirm that the reading by bias dialogical perspective can open up spaces for replica/critical reading, especially if the teacher works with the social and visual-verb dimensions of the film-enunciation, also giving space for the co-production of the text of the animation in axiological terms, allowing the student, when relating the text to their daily life, their values, to produce unique reading gestures, that is, positioning themselves, evaluatively, in relation to animation themes such as friendship, childhood and the world of adults, reflecting on the subject and being able to attribute other responses to what has been read/seen |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Acompanha produto educacional: A amizade em debate : oficinas de leitura para um 7º ano acerca do longa de animação "O Pequeno Príncipe". 37 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8390 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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