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Autor(es): Ambrozio, Diego Paulo
Orientador: Santos, Annie Rose dos
Título: O gênero infográfico : leitura e produção textual multissemiótica no 5º ano do ensino fundamental
Banca: Greco, Eliana Alves
Banca: Shimazaki, Elsa Midori
Palavras-chave: Gêneros discursivos - Anos iniciais do ensino fundamental;Multissemioses - Anos iniciais do ensino fundamental;Infográfico - Anos iniciais do ensino fundamental
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: AMBROZIO, Diego Paulo. O gênero infográfico: leitura e produção textual multissemiótica no 5º ano do ensino fundamental. 2024. 132 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta dissertação versa sobre o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil, abordando a falta de contextualização e a amplitude na formação, com ênfase na desconexão entre a formação acadêmica e as demandas reais dos educadores, resultando em prejuízo para a conscientização do conhecimento essencial ao desenvolvimento dos alunos. Explora-se a dinâmica da educação como um fenômeno em constante evolução, enfrentando desafios constantes no contexto da imersão contínua em diferentes formas de acesso à informação. Na pesquisa se levantam indagações acerca do ensino de gêneros multissemióticos nos anos iniciais, da linearidade no processo de leitura e escrita e da relação entre conhecimento e produção textual. O foco é o gênero discursivo infográfico como instrumento didático-pedagógico emergindo do contexto socio-histórico atual e das experiências práticas do autor. A escolha desse objeto de estudo reflete as inquietações do autor enquanto professor do ensino fundamental, ressaltando as dificuldades na seleção de textos adequados para atender às atividades nesse nível de ensino. O arcabouço teórico são os postulados do Círculo de Bakhtin, relacionando-os com a Teoria Histórico-Social de Vigotski e salientando a perspectiva dialógica da linguagem. Justifica-se a pesquisa socialmente, considerando o infográfico como um gênero que proporciona aos alunos uma situação real de uso, promovendo sua participação na sociedade, buscando contribuir profissionalmente com práticas docentes, oferecendo subsídios para ampliar as possibilidades, conhecimento e formação continuada dos professores desse nível de ensino. O e-book desenvolvido serve como ferramenta de apoio para docentes que trabalham com o 5º ano do Ensino Fundamental, pois abrange temas como apresentação do produto, composição de documentos norteadores, gêneros multimodais, elementos disparadores, processo didático envolvendo elementos extraverbais e verbo-visuais, tutorial de plataforma de produção de infográfico (Canva) e produção réplica do processo com novos disparadores para trabalho posterior com leitura. O objetivo da pesquisa é mobilizar o gênero discursivo infográfico para desenvolver habilidades de leitura e produção textual multissemiótica nos anos iniciais do ensino fundamental, e a relevância social é sua contribuição à formação de professores e ao aprimoramento de práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultados alcançados, destaca-se que a pesquisa não apenas identificou lacunas no ensino de língua portuguesa nos anos iniciais, mas também propôs soluções práticas por meio do e-book desenvolvido. A inovação reside na abordagem específica do gênero discursivo infográfico nos anos iniciais, representando um avanço significativo no entendimento e na implementação desse gênero como ferramenta pedagógica
ABSTRACT: This dissertation focuses on the teaching of Portuguese language in the early years of elementary education in Brazil, addressing the lack of contextualization and breadth in training, with an emphasis on the disconnect between academic training and the real demands of educators. This results in a detriment to the awareness of essential knowledge for the development of students. The dynamics of education are explored as a phenomenon in constant evolution, facing constant challenges in the context of continuous immersion in different forms of information access. The research raises questions about the teaching of multisemiotic genres in the early years, the linearity in the reading and writing process, and the relationship between knowledge and textual production. The focus is on the discursive genre of infographics as a didactic-pedagogical tool emerging from the current socio-historical context and the author's practical experiences. The choice of this object of study reflects the author's concerns as an elementary school teacher, highlighting the difficulties in selecting suitable texts to meet the activities at this level of education. The theoretical framework is based on the postulates of the Bakhtin Circle, relating them to Vygotsky's Historical-Social Theory and emphasizing the dialogical perspective of language. The research is socially justified, considering the infographic as a genre that provides students with a real situation of use, promoting their participation in society. The aim is to contribute professionally to teaching practices, offering support to expand the possibilities, knowledge, and ongoing training of teachers at this level of education. The developed e-book serves as a support tool for teachers working with the 5th year of Elementary School, covering topics such as product presentation, composition of guiding documents, multimodal genres, triggering elements, didactic process involving extraverbal and verbal-visual elements, tutorial on infographic production platform (Canva), and replica production of the process with new triggers for later reading work. The research's objective is to mobilize the discursive genre of infographics to develop multisemiotic reading and textual production skills in the early years of elementary education, and its social relevance is its contribution to teacher training and the improvement of pedagogical practices in the early years of elementary education. As achieved results, it is noteworthy that the research not only identified gaps in the teaching of Portuguese language in the early years but also proposed practical solutions through the developed e-book. The innovation lies in the specific approach to the discursive genre of infographics in the early years, representing a significant advancement in the understanding and implementation of this genre as a pedagogical tool
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santos
Acompanha produto educacional: Guia para professores : infográfico
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8394
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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