Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8397
Autor(es): | Oliveira, Jaqueline Maria |
Orientador: | Ritter, Lilian Cristina Buzato |
Título: | Poetry slam nas aulas de língua portuguesa : uma proposta de leitura dialógica para 9º ano |
Banca: | Polato, Adriana Delmira Mendes |
Banca: | Hila, Cláudia Valéria Doná |
Palavras-chave: | Leitura dialógica;Poetry slam;Unidade didática |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | OLIVEIRA, Jaqueline Maria. Poetry slam nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de leitura dialógica para 9º ano. 2024. 111 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A escola é o principal ambiente educacional onde as reflexões linguísticas devem acontecer. Elas são necessárias para munir o estudante com ferramentas para que ele consiga transitar com segurança pelas diversas esferas sociais e exerça ativamente sua cidadania. Após a pandemia global de Covid-19, em 2020, e com a adoção às pressas de um modelo educacional remoto, as defasagens educacionais agravaram-se. Dessa forma, são ainda mais importantes iniciativas que busquem amenizar esse descompasso já existente. É nesse contexto que se insere este trabalho de pesquisa: uma proposta de Unidade Didática de Leitura de Poetry Slam, inserida na área de pesquisa da Linguística Aplicada (LA), sob o viés do dialogismo e da concepção interacionista de linguagem, pensada para o 9º ano do ciclo final do Ensino Fundamental. Dessa maneira, o objetivo geral deste trabalho foi elaborar a Unidade Didática de Leitura (UDL) e para alcançarmos essa finalidade delineamos os seguintes objetivos específicos: (a) definir os módulos didático-pedagógicos para comporem UDL de Poetry Slam e (b) caracterizar os módulos didático-pedagógicos da UDL de Poetry Slam, ambos à luz das perspectivas interacionista e dialógica de leitura. Como resultado da pesquisa trouxemos três módulos didáticos com atividades de prática de leitura. No primeiro, abordamos o percurso histórico do movimento literário dos saraus até a chegada do Poetry Slam no país. No segundo módulo, propomos atividades de leitura para a declamação de um poema da Slammer Nicole Amaral. Por fim, no terceiro módulo, tratamos de uma produção da contrapalavra do estudante, ressaltando o protagonismo do jovem e ampliando os horizontes do que foi trabalhado, a partir de atividades que exijam posicionamento pessoal dos estudantes. No geral, podemos afirmar que os conceitos de discurso, enunciado concreto, palavra, dialogismo/relações dialógicas, ideologia, vozes sociais, valoração, entonação valorativa, guardam relação direta com o gênero escolhido e, por isso, foram explorados ao longo do trabalho, além de contribuírem com a produção da contrapalavra do aluno-leitor ABSTRACT: School is the main educational environment where linguistic reflections should take place. They are necessary to equip students with tools so that they can navigate safely through various social spheres and actively exercise their citizenship. After the global Covid-19 pandemic in 2020, and the rushed adoption of a remote educational model, educational gaps worsened. Therefore, initiatives seeking to alleviate this pre-existing disparity are even more important. It is in this context that this research work is situated: a proposal for a Didactic Unit of Poetry Slam Reading, inserted in the Applied Linguistics (LA) research area, under the perspective of dialogism and the interactionist conception of language, designed for the 9th year of the final cycle of Elementary Education. Thus, the general objective of this work was to develop the Didactic Unit of Reading (UDL) and we outlined the following specific objectives for such development: (a) to define the didactic-pedagogical modules to compose the Poetry Slam UDL and (b) to characterize the didactic-pedagogical modules of the Poetry Slam UDL, both in light of the interactionist and dialogic perspectives of reading. As a result of the research, we brought three didactic modules with reading practice activities. In the first one, we addressed the historical trajectory of the literary movement from the saraus to the arrival of Poetry Slam in the country. In the second module, we proposed reading and analysis activities for the presentation of Slammer Nicole Amaral (2019). Finally, in the third module, we dealt with the proposition of a student's counterword production, emphasizing the protagonism of the young person and expanding the horizons of what was worked on, through activities that demand the students' personal positioning. Overall, we can affirm that the concepts of discourse, concrete utterance, word, dialogism/dialogical relations, ideology, social voices, valuation, valuing intonation, bear a direct relationship with the chosen genre and therefore were explored throughout the work, in addition to contributing to the production of the student-reader's counterword |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Cristina Buzato Ritter Acompanha produto educacional: Poetry slam nas aulas de língua portuguesa : uma proposta de leitura dialógica para 9º ano : manual de uso. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8397 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jaqueline Maria Oliveira_2024.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.