Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8399
Autor(es): | Oliveira, Marcelene Simões de |
Orientador: | Belinato, Wagner Vonder |
Título: | Histórias que continuam, leituras que se completam : ressignificar a identidade em "A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos e "Amoras", de Emicida |
Banca: | Lima, Ricardo |
Banca: | Pagoto, Cristiane |
Palavras-chave: | Letramento literário - Prática social;Letramento;Sociedade;Ramos, Graciliano, 1892-1953;Emicida, 1985- |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | OLIVEIRA, Marcelene Simões de. Histórias que continuam, leituras que se completam : ressignificar a identidade em "A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos e "Amoras", de Emicida. 2024. 114 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa destaca a importância em construirmos reflexões que possam ser articuladas para o avanço de questões sociais, que precisam ser discutidas no contexto escolar. Nesse sentido, a pesquisa centra-se na formação do aprendiz e em sua importância para a construção de uma sociedade ética e menos desigual. Propomos ferramentas didáticas e teóricas, que possam ser articuladas diretamente na formação do conhecimento e caráter dos aprendizes. A pesquisa foi direcionada a turmas de nono ano do Ensino Fundamental, no entanto podendo facilmente ser adaptada para outras seriações. Desta forma a construção identitária destaca-se a partir da prática do letramento literário em ambiente escolar, consolidada em um guia didático para aplicação pedagógica. Para a discussão, foram selecionadas as obras A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos (1930) e Amoras, de Emicida (2018), narrativas que desvelam, em seus discursos, comportamentos preconceituosos vivenciados pela geração de 1930 e que perduram ainda no tempo presente, como aponta a obra de Emicida. Nesse sentido, as obras dialogam com questões sociais importantes vivenciadas por nossos aprendizes durante sua formação escolar. Os fundamentos teóricos para a sustentação das ideias articuladas nesta pesquisa foram construídos a partir das observações de Roger Chartier (1998) e Vincent Jouve (2002, 2013), entremeados pelos discursos teóricos de Regina Zilberman, notadamente em A literatura infantil na escola (1987), Antonio Candido, em O direito à literatura (1988) e Literatura e Sociedade (1965), Marisa Lajolo e Zilberman, em A formação da leitura no Brasil (1996), bem como demais estudiosos que complementam pontualmente as discussões sobre a formação de leitores críticos, que possam atuar sobre suas ideologias de forma ética e reflexiva e com isso, transformar uma sociedade ainda opressora. Para a construção do Guia Didático que acompanha o presente estudo, foi organizada uma sequência didática estruturada a partir das perspectivas de letramento que Vincent Jouve (2012, 2013) e Izabel Solé apresentam em seus discursos, notadamente em Estratégias de leitura (2014). Esse diálogo entre teorias contribuiu com a relação entre leitura e literatura de forma a estabelecer vínculos entre a subjetividade do leitor e leitura. O guia didático é proposto para ser utilizado durante as aulas de português, de literatura especificas, de redação e leitura, igualmente por outras disciplinas que possam ter interesse em construir interdisciplinaridade, articulando e ressignificando pensamentos, ideais e atitudes a partir das práticas metodológicas que proporcionem um novo olhar para a formação de nossos aprendizes ABSTRACT: This research emphasizes the importance of constructing reflections that can be articulated for the advancement of social issues that need to be discussed in the educational context. In this sense, the research focuses on the formation of the learner and its significance for the construction of an ethical and less unequal society. We propose didactic and theoretical tools that can be directly integrated into the formation of knowledge and character of learners. The research was directed towards ninth-grade classes in Elementary Education, but can easily be adapted for other grade levels. Thus, identity construction stands out through the practice of literary literacy in the school environment, consolidated in a didactic guide for pedagogical application. The discussion is based on the books " The Land of the Naked Children " by Graciliano Ramos (1930) and "Amoras" by Emicida (2018), narratives that reveal, in their discourses, prejudiced behaviors experienced by the generation of 1930 and that persist in the present time, as indicated by Emicida's book. In this sense, the books engage with important social issues experienced by our learners during their school education. The theoretical foundations for supporting the ideas articulated in this research were constructed based on the observations of Roger Chartier (1998) and Vincent Jouve (2002, 2013), interwoven with the theoretical discourses of Regina Zilberman, notably in " Children's literature in school" (1987), Antonio Candido, in " The Right to Literature " (1988) and " Literature and Society " (1965), Marisa Lajolo and Zilberman, in " The Formation of Reading in Brazil " (1996), as well as other scholars who punctually complement discussions on the formation of critical readers that can act on their ideologies in an ethical and reflective manner, thereby transforming an still oppressive society. For the construction of the Educational Guide accompanying this study, a didactic sequence was organized based on the literacy perspectives presented by Vincent Jouve (2012, 2013) and Izabel Solé in their discourses, notably in " Reading Strategies " (2014), and with dialogues of important theories to establishes the relationship between reading and literature, thereby providing moments that establish a connection between the reader's subjectivity and reading. The Educational Guide is proposed to be used during Portuguese classes, as well as specific literature classes, writing and reading classes, and by other disciplines that may be interested in building interdisciplinary connections, with the aim of reshaping thoughts, ideals, and attitudes through methodological practices that provide a new perspective on the education of our learners |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Wagner Vonder Belinato Acompanha produto: Uma leitura escolar de a terra dos meninos pelados e amoras : guia didático para uma leitura escolar de a terra dos meninos pelados e amoras. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8399 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marcelene Simoes de Oliveira_2024.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.