Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8402
Autor(es): Massulo, Patricia
Orientador: Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Título: Stories jornalísticos no Instagram : oficinas de leitura discursiva para o 9º ano do fundamental
Banca: Greco, Eliana Alves
Banca: Stefaniu, Luciana Fracassi
Palavras-chave: Leitura discursiva;Autoria;Análise do discurso;Histórias
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MASSULO, Patricia. Stories jornalísticos no Instagram: oficinas de leitura discursiva para o 9º ano do fundamental. 2024. 116, 98 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Com o crescimento da tecnologia e os avanços das novas mídias digitais, identificamos frequentes mudanças na maneira de nos informar e produzir gestos de leitura. A presença das tecnologias digitais cada vez mais faz parte do nosso cotidiano, de modo que elas estão introduzindo novos modos de comunicação, como uso de imagens, sons, animações e, ainda, a combinação dessas modalidades. O acesso cada vez mais constante a essas novas formas de linguagem e o uso pelos estudantes do ambiente da web, seja com postagens em redes sociais, seja com o acesso a diferentes plataformas e ambientes digitais, os encaminham para diversas práticas da leitura. No entanto, apenas o envolvimento e a inserção dos jovens nestes ambientes parecem não ser fatores suficientes para uma compreensão efetiva no que se refere às práticas de leitura ou mesmo à emergência da autoria por parte dos alunos. Assim, reconhecendo essa problemática, o presente estudo, partindo de textos digitais/multimodais, especificamente, os stories jornalísticos de Instagram, objetiva desenvolver e analisar uma proposta discursiva de leitura voltada para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de efetivar a autoria dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho propositivo, inserida no âmbito da Linguística aplicada, campo cujo foco volta-se para questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas e ao uso da linguagem. O referencial teórico ancora-se na Análise do Discurso de linha francesa, a partir das reflexões em torno da concepção de leitura discursiva (Orlandi, 1993; Coracini, 2010; Pfeiffer, 1995, 2003). O produto desenvolvido é uma Unidade Didático-Discursiva - UDD proposta por Fernandes (2021), composta por práticas de leitura de stories jornalísticos com vistas a desenvolver a autoria na prática da leitura do gênero story com base na noção-conceito de "leitura polêmica". A finalidade desta proposta é contribuir para ampliar as reflexões teórico-práticas sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva discursiva em nossas escolas
ABSTRACT: With the growth of technology and advances in new digital media, we have identified frequent changes in the way we are informed and produce reading gestures. The presence of digital technologies is increasingly part of our daily lives, so that they are introducing new modes of communication, such as the use of images, sounds, animations and even the combination of these modalities. The increasingly constant access to these new forms of language and the use by students of the web environment, whether with posts on social networks, or with access to different platforms and digital environments, direct them to different reading practices. However, only the involvement and insertion of young people in these environments do not seem to be sufficient factors for an effective understanding of reading and the emergence of authorship on the part of students. Thus, recognizing this problem, the present study, starting from digital/multimodal texts, specifically, the journalistic stories of Instagram, aims to develop and analyze the elaboration of a discursive reading proposal aimed at students of the 9th year of Elementary School, in order to effect the students’ authorship. This is a propositional research, inserted in the field of applied linguistics, a field whose focus is on issues related to language teaching-learning and language use. The theoretical framework is anchored in French Discourse Analysis, based on reflections around the concept of discursive reading (Orlandi, 1993; Coracini, 2010; Pfeiffer, 1995, 2003). The product developed is a Didactic-Discursive Unit - UDD (Fernandes, 2021, p. 406) composed of practices for reading journalistic stories with a view to developing authorship in the practice of reading the story genre based on the notion-concept of "controversial reading". The purpose of this proposal is to contribute o expanding the theoretical-practical reflections on the teaching of reading from a discursive perspective in our schools
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
Acompanha produto: No universo dos stories : oficina de leitura discursiva para o 9º ano do fundamental.
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8402
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Patricia Massulo_2024.pdf5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.