Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8406
Autor(es): Sparapan, Viviani Vacholiz Marins
Orientador: Greco, Eliana Alves
Título: Leitura de charges na perspectiva discursiva : uma proposta para alunos com TDAH
Banca: Dias-Di Raimo, Luciana Cristina Ferreira
Banca: Forno, Leticia Fleig Dal
Palavras-chave: Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);Meio ambiente - Charge - Leitura;Criança x Diagnóstico clínico - Instrumentos psicopedagógicos;Guia didático - Professores;TDAH - Charge - Leitura
Data do documento: 2024
Editor: Maringá, PR
Universidade Estadual de Maringá
Citação: SPARAPAN, Viviani Vacholiz Marins. Leitura de charges na perspectiva discursiva: uma proposta para alunos com TDAH. 2024. 124 f. Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Este trabalho, produzido no curso de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), tem por objetivo desenvolver uma prática de leitura numa perspectiva discursiva para alunos com TDAH, possibilitando a emergência da noção de leitura enquanto prática compreensível. Dessa maneira, busca apresentar propostas diferenciadas e adaptadas para possibilitar a formação de sujeitos-leitores. A base teórica que sustenta esta reflexão é a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, ancorada nos estudos de Michel Pêcheux na França e de Eni Puccinelli Orlandi no Brasil, dentre outros estudiosos. Considerando a relação histórica entre sujeito, língua e leitura, está a formação da noção de sujeito-leitor, já que, para a Análise do Discurso, a produção de leitura se dá a partir das condições de produção do leitor. A metodologia ancora- se no estudo de charge dinâmica e impressa, orientando na produção de atividades que compõem um Guia Prático de Leitura sobre temas ambientais. Assim, esta proposta foi desenvolvida para as aulas de Língua Portuguesa, visando romper com as antigas práticas de leitura e buscando amparar um público atípico: alunos com TDAH do 5º ano do ensino fundamental I. Nesse sentido, o objetivo geral desta dissertação é elaborar e analisar uma proposta didático-pedagógica de leitura discursiva de charges com a temática meio ambiente. Logo, este trabalho nos permite tanto uma reflexão teórica sobre práticas de ensino de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, quanto nos oportuniza intervir na relação de leitura dos alunos com TDAH na leitura. Dessa forma, concede o escopo de lhes possibilitar uma outra relação com a leitura, de modo a perceber a funcionalidade da língua, a partir de uma nova concepção teórica, transformando o trabalho de leitura e a constituição desse aluno leitor. Intitulamos este caminho como "outra possibilidade de produzir a leitura". Para tanto, devemos reconhecer o aluno como sujeito na sua própria história de construção de um mundo de leitura e múltiplas produções de sentido com ele e a partir dele
RESUMEN: Este trabajo, elaborado en la Maestría Profesional en Literatura (Profletras), tiene como objetivo desarrollar la práctica de la lectura desde una perspectiva discursiva en estudiantes con TDAH, posibilitando cambiar la noción de lectura como una práctica comprensible. De esta manera, se busca presentar propuestas diferenciadas y adaptadas para posibilitar la formación de sujetos-lectores. La base teórica que sustenta esta reflexión es el Análisis del Discurso (AD) francés, anclado en los estudios de Michel Pêcheux en Francia y Eni Puccinelli Orlandi en Brasil, entre otros académicos. Considerando la relación histórica entre sujeto, lengua y lectura, se forma la noción de sujeto-lector, ya que, para el Análisis del Discurso, la producción de la lectura se produce a partir de las condiciones de producción del lector. La metodología se basa en el estudio de caricaturas dinámicas e impresas, orientando la producción de actividades que conforman una Guía Práctica de Lectura sobre temas ambientales. Así, se desarrolló esta propuesta para las clases de lengua portuguesa, con el objetivo de romper con antiguas prácticas lectoras y buscando apoyar a un público atípico: estudiantes con TDAH en el 5º año de la escuela primaria I. Con el objetivo general de desarrollar y analizar una propuesta didáctica. Aproximación pedagógica a la lectura discursiva de caricaturas con temática ambiental. Por lo tanto, este trabajo nos permite una reflexión teórica sobre las prácticas de enseñanza de la lectura en las clases de lengua portuguesa, y nos brinda la oportunidad de intervenir en la relación lectora de los estudiantes con TDAH en la lectura. Así, otorga el alcance de posibilitarles tener otra relación con la lectura, para comprender la funcionalidad del lenguaje, a partir de una nueva concepción teórica, transformando el trabajo de lectura y la constitución de este estudiante lector. A este camino lo llamamos "otra posibilidad de producir lectura". Para ello, debemos reconocer al estudiante como sujeto en su propia historia de construcción de un mundo de lectura y múltiples producciones de significado con y desde él
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Eliana Alves Greco
Acompanha produto: Guia didático de leitura : explorando o gênero charge para alunos com TDAH.
Dissertação (mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8406
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Viviani Vacholiz Marins Sparapan_2024.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.