Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8423
Autor(es): Silva, Felippe Fernandes da
Orientador: Ruiz, Linnyer Beatrys
Título: MannaKDT : uma abordagem prática para aprendizagem multimodal e multidimensional da educação 5.0
Banca: Calvo, Rodrigo
Banca: Shirabayashi, Juliana Verga
Palavras-chave: Educação 5.0;Robótica;Kits educacionais;Internet of Things (IoT);Pensamento computacional
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Felippe Fernandes da. MannaKDT: uma abordagem prática para aprendizagem multimodal e multidimensional da educação 5.0. 2022. 111 f. Dissertação (mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A pandemia de COVID-19 afetou diversas áreas da sociedade ao longo dos anos de 2020 e 2021. Uma dessas áreas foi a educação, mais precisamente, as metodologias de ensino no âmbito presencial. A difusão de conhecimento em áreas como STEAM (acrônimo de Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) foi comprometida. Visto que essa modalidade de ensino foi, em grande parte, suspendida, uma série de questões de pesquisa emergiram. Tais questões são elencadas a seguir: (i) como auxiliar um aluno em processo de aprendizagem remoto?; (ii) como transmitir conhecimento sem estar dentro de uma sala de aula?; (iii) como viabilizar o acesso a educação remota?; (iv) como integrar o aluno ao cenário pós-pandemia, unindo as modalidades de ensino remota e presencial? Diante disso, buscando soluções para tais questões, este trabalho propõe uma metodologia para viabilizar o ensino e a difusão do conhecimento em espaços de aprendizagem informal (e.g., em domicílio) ou semiformal (e.g., contraturno escolar, empresas, maker spaces), promovendo uma nova forma de ampliar e melhorar as relações com o conhecimento e com atenção as diferenças entre os alunos. Para alcançar esse objetivo esta pesquisa desenvolveu uma abordagem prática na educação 5.0 que contém a criação do ambiente de ensino, a aplicação de kits de eletrônica, robótica e IoT e a aplicação de pré e pós-testes avaliativos. A preparação para o ambiente contém uma abordagem multimodal visual, auditiva e cinestéica e que também envolve a abordagem presencial, online e híbrida. Em seguida foram utilizados dois kits educacionais desenvolvidos pelo grupo Manna que busca difundir conhecimento sobre eletrônica, robótica e IoT. Esses kits são chamados de MannaVolt (eletrônica) e MannaIno (robótica e IoT). Os alunos foram expostos a aulas remotas, vídeo-aulas e praticaram presencialmente a montagem de circuitos. Para avaliar a evolução da aprendizagem e o conhecimento obtido do aluno, foram desenvolvidos pré e pós-testes que verificam o desenvolvimento do pensamento crítico e cognitivo do aluno. Com os resultados obtidos, constatou-se que a aplicação dos cursos, juntamente com a criação do ambiente multimodal, auxiliou no despertar do interesse do aluno em áreas tecnológicas em meio a pandemia, alé da compreensão, raciocínio lógico e pensamento crítico e computacional do aluno
ABSTRACT: The COVID-19 pandemic affected several areas of society over the years 2020 and 2021. One of these areas was education, precisely, teaching methodologies in the face-to-face environment. The diffusion of knowledge in areas such as STEAM (acronym for Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) was compromised. As this teaching modality was largely suspended, a number of research questions emerged. Such issues are listed below: (i) how to help a student in the remote learning process?; (ii) how to transmit knowledge without being inside a classroom?; (iii) how to enable access to remote education?; (iv) how to integrate the student into the post-pandemic scenario, combining the modalities of remote and face-to-face teaching? Therefore, seeking solutions to such questions, this work proposes a methodology to enable the teaching and dissemination of knowledge in informal learning spaces (e.g., at home) or semi-formal (e.g., after school hours, companies, maker spaces), promoting a new way of expanding and improving relationships with knowledge and paying attention to differences between students. To achieve this objective, this research developed a practical approach in education 5.0 that contains the creation of the teaching environment, the application of electronics, robotics and IoT kits and the application of pre- and post-evaluative tests. Preparing for the environment contains a multimodal visual, auditory and kinesthetic approach that also involves face-to-face, online and hybrid approaches. Then, two educational kits developed by the Manna group were used, which seeks to spread knowledge about electronics, robotics and IoT. These kits are called MannaVolt (electronics) and MannaIno (robotics and IoT). The students were exposed to remote classes, video classes and face-to-face practice in building circuits. To assess the evolution of learning and the knowledge obtained from the student, pre- and post-tests were developed to verify the development of the student’s critical and cognitive thinking. With the results obtained, it was found that the application of the courses, together with the creation of the multimodal environment, helped to awaken the student’s interest in technological areas in the midst of the pandemic, in addition to the understanding, logical reasoning and critical and computational thinking of the student
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Linnyer Beatrys Ruiz Aylon
Dissertação (mestrado em Ciência da Computação)-Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8423
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fellipe Fernandes da Silva_2022.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.