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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZanella, Marli Schmittpt_BR
dc.contributor.authorRuiz, Cristina Machadopt_BR
dc.date.accessioned2025-08-13T19:21:37Z-
dc.date.available2025-08-13T19:21:37Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationRUIZ, Cristina Machado. Educação ambiental na educação infantil: uma proposta para a formação continuada de professores. 2019. 138 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8444-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Marlí Schmitt Zanellapt_BR
dc.descriptionInclui apêndice produto educacional: Caderno de atividades: alimentação saudável e a educação infantil.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A Educação Ambiental se consolida a partir da preocupação com problemas ambientais locais e tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico e reflexivo do indivíduo, promovendo sua participação na sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um estudo de caso a respeito da temática Educação Ambiental, em que o caso é constituído a partir das percepções das professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino no município de Goioerê – PR a respeito da Educação Ambiental, em que identificamos a falta de sensibilização envolvendo a temática Educação Ambiental na Educação Infantil. Este estudo teve por objetivo investigar evidências de recontextualização a partir das produções orais e escritas de um grupo de nove professoras da Educação Infantil do município de Goioerê – PR, no que tange a temática Educação Ambiental, bem como, analisar como se constitui o discurso pedagógico desse grupo. Para desenvolver esta pesquisa foi realizado um curso de formação continuada com estas participantes para abordar a temática Educação Ambiental a partir de problemas ambientais identificados por esta comunidade, o que gerou como produto educacional um caderno de atividades de Educação Ambiental destinado a Educação Infantil, envolvendo a temática alimentação saudável. Os dados produzidos foram analisados segundo a Teoria de Códigos de Bernstein, que permitiu identificarmos a recontextualização na prática pedagógica das professoras, havendo uma mudança em seus discursos e abrangência da temática, levando em consideração a realidade dos estudantes. Os resultados desta análise mostram que há uma insegurança das professoras em trabalhar a temática Educação Ambiental na Educação Infantil, o que se deve ao fato de sua formação inicial e ou continuada não lhe ter provido de base pedagógica para realizar tal trabalho com as criançaspt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The Environmental Education is consolidated from the concern with local environmental problems and its goal to develop the individual’s critical and reflexive thinking, promoting their participation in society. In this perspective, this work presents a study case on the Environmental Education theme, in which the case is constituted from the perceptions of the Public Education teachers in the city of Goioerê - PR regarding Environmental Education, in which identified the lack of awareness surrounding the Environmental Education theme in Early age Education. This study aimed to investigate evidence of recontextualization from the oral and written productions of a group of nine teachers from the Early age Education of Goioerê - PR city, regarding the theme Environmental Education, as well as analyze how the pedagogical rhetoric of this group is constituted. To develop this research, a continuous training course was conducted with these participants to address the Environmental Education theme based on environmental problems identified by this community, which generated as an educational material, an Activity Book of Environmental Education activities to reach the Early age Education system, involving the Healthy eating theme. The data produced were analyzed according to the Codes of Bernstein's Theory, which allowed us to identify the recontextualization in teachers 'pedagogical practice, with a change in their rhetoric and comprehension of the theme, taking into account the students' reality. The results of this analysis show that there is an insecurity by the teachers in working on the Environmental Education theme with Early age Education, which is due to the fact that their initial and / or continued education did not have pedagogical basis to do such work with the childrenpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProjeto ambientalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleEducação ambiental na educação infantil : uma proposta para a formação continuada de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Bezerra, Renata Camacho-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê, PR-
dc.description.physical138 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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