Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8447
Autor(es): Magerski, Elizângela dos Santos Oliveira
Orientador: Kimura, Irene Yukiko
Título: Horta sustentável no âmbito escolar : uma abordagem CTS no ensino fundamental
Banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Alimentos orgânicos;Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS);Ensino fundamental;Horta escolar
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MAGERSKI, Elizângela dos Santos Oliveira. Horta sustentável no âmbito escolar: uma abordagem CTS no ensino fundamental. 2019. 92 f. + apêndice Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Goioerê.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o potencial pedagógico de um produto educacional (manual) para a construção de uma horta sustentável em uma turma do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino, de Formosa do Oeste - PR. O produto educacional foi estruturado a partir da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com o intuito de promover um ambiente de aprendizagem, no qual os alunos pudessem interagir entre si e com o professor e ampliar sua visão sobre Ciência e Tecnologia, principalmente sobre as suas implicações na sociedade. O nosso estudo insere-se no campo da pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, utilizamos o diário de campo. Nossos dados revelam que ações pedagógicas sustentadas pela abordagem CTS contribuem para a formação de alunos com atitudes mais críticas sobre alimentação e processos saudáveis para a saúde humana
ABSTRACT: The objective of this research was to investigate the pedagogical potential of an educational product (manual) for the construction of a sustainable vegetable garden in the 5th-grade class of the Nilza de Oliveira Pipino Municipal School in Formosa do Oeste - PR. The educational product was structured through the STSE (Science, Technology Society and Environment) approach, with the aim of promoting a learning environment in which students can interact with each other and with the teacher to broaden their vision about science and technology and especially its implications on society. Our study is part of the field of qualitative research utilizing a field diary as the data collection instrument. The data reveals that pedagogical actions supported by the STSE approach contribute to the formation of students with more critical attitudes about food and healthy processes for human health
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Irene Yukiko Kimura
Coorientador: Prof. Dr. Felipe Fontana
Inclui apêndice produto educacional: Como construir uma horta sustentável
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8447
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elizangela dos Santos Oliveira Magerski_2019.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.