Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Viviane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Márcio Aparecidopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-20T20:20:43Z-
dc.date.available2025-01-20T20:20:43Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Márcio Aparecido. Uma proposta de sequência didática sobre resíduos sólidos e coleta seletiva para alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2018. 166 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 , Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8452-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Viviane Oliveira Soarespt_BR
dc.descriptionAcompanha produto educacional: Sequência didática sobre resíduos sólidos e coleta seletivapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Os resíduos sólidos urbanos representam um problema para o meio ambiente, causando catástrofes ambientais ou disseminando doenças na população. O destino final dos resíduos sólidos é de responsabilidade dos gestores municipais, estaduais, da União e dos cidadãos. O processo de coleta seletiva deve ter participação de todos, começando pela escola, que tem a função de promover uma educação ambiental com base na coleta seletiva. Neste trabalho, foi desenvolvida uma sequência didática sobre os temas "resíduos sólidos" e "coleta seletiva" para os alunos das séries finais do ensino fundamental. A metodologia consistiu, inicialmente, de uma entrevista com as três turmas do 6º ano de um colégio estadual do município de Goioerê-PR, a fim de investigar o nível de conhecimento e sensibilização dos estudantes acerca dos temas propostos nesta pesquisa. Os dados obtidos no questionário semiestruturado serviram para o desenvolvimento da sequência didática, reforçando a necessidade de trabalhar os temas. A sequência didática foi desenvolvida conforme as bibliografias pesquisadas, sendo constituída por aula expositiva dialogada, cartilha educativa e informativa e aula com vídeo sobre a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis do município de Goioerê-PR (ATA). A análise dos resultados do questionário semiestruturado mostrou que a turma B apresentou um desempenho inferior em relação às demais turmas, sendo, por isso, a eleita para o desenvolvimento da sequência didática. A sequência didática foi desenvolvida com a mesma turma, mas no ano letivo seguinte, ou seja, este trabalho demandou aproximadamente um ano. Os resultados da entrevista realizada por meio do último questionário sinalizaram avanço na conscientização e no conhecimento dos alunos sobre os conteúdos ligados aos temas, tais como tipos de lixos, lixo reciclável, aterro sanitário, além da participação do município, do Estado e da sociedade na coleta seletiva e na gestão de resíduos sólidospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Solid urban waste presents a problem for the environment, causing environmental catastrophes or spreading diseases in the population. The final destination of solid waste is the responsibility of municipal, state, Union and citizen managers. The process of selective collection should involve everyone, starting with the school, which has the function of promoting an environmental education based on selective collection. In this work, a didactic sequence was developed on the themes "solid waste" and "selective collection" for students in the final series of elementary education. The methodology consisted initially of an interview with the three groups of the 6th grade of a state college in the municipality of Goioerê-PR, in order to investigate the level of knowledge and awareness among students about the proposed topics in this research. The data obtained in the semi-structured questionnaire served to develop the didactic sequence, reinforcing the need to work on the themes. The didactic sequence was developed according to the bibliographies researched, consisting of an dialogic expository classroom, an educational and informative primer and a video lesson about the Collectors Association of Recyclable Materials of the municipality of Goioerê-PR (ATA). The analysis of the results of the semi-structured questionnaire showed that the group B presented the lower performance in relation to the other classes, being, therefore, the one chosen for the development of the didactic sequence. The didactic sequence was developed with the same class, but in the following school year, that is, this work took approximately one year. The results of the interview conducted through the last questionnaire showed progress in the awareness and knowledge of the students related to the themes, such as types of waste, recyclable garbage, sanitary landfill, besides the participation of the municipality, State and society in the selective collection and solid waste managementpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subject.ddc370.115pt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática sobre resíduos sólidos e coleta seletiva para alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Costa, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê, PR-
dc.description.physical166 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcio Aparecido Pinto_2018.pdf10,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.