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dc.contributor.advisorKimura, Irene Yukikopt_BR
dc.contributor.authorNegri-Sakata, Vaniapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-16T21:25:48Z-
dc.date.available2024-12-16T21:25:48Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationNEGRI-SAKATA, Vania. Sequência didática sobre nascentes urbanas: uma proposta investigativa para o ensino fundamental. 2018. 153 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8455-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Irene Yukiko Kimurapt_BR
dc.descriptionAcompanha produto educacional: Olhem as nascentes: proposta de uma sequência didática para o tema preservação de nascentes urbanas.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Em razão ao processo intenso de urbanização no Brasil, as nascentes urbanas tiveram seu ambiente ocupado ou degradado por ação antrópica, sem levar em consideração a sua importância para o abastecimento de água na superfície terrestre. Ações como a retirada da vegetação e invasão por residências, comprometem sua perenidade e a sua contribuição para com os corpos de água. A legislação específica para a maior parte das zonas urbanas brasileiras não garantiu a necessária proteção das nascentes ao longo do tempo. Portanto, o objetivo desse estudo foi, por meio de um diagnóstico da situação ambiental das nascentes urbanas de Goioerê - PR, elaborar, implementar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática sobre nascentes urbanas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, buscando sensibilizá-los a respeito da necessidade de preservação das nascentes. A metodologia utilizada no diagnóstico ambiental foi qualitativa do tipo levantamento de dados, enquanto a Educação Ambiental teve enfoque na prática de ensino investigativo, de maneira participativa, informativa e dialógica com os alunos durante o processo, a metodologia de ensino priorizou a contextualização, a interdisciplinaridade e a formação da cidadania em uma aplicação de sequência didática (SD). Os resultados obtidos da pesquisa das 10 (dez) nascentes mapeadas e avaliadas, apontaram que apenas uma (01) estava com bom Grau de Preservação, mas ainda faltava a vegetação necessária para estar em total conformidade com a Legislação; as demais apresentavam irregularidades variadas, havendo a necessidade de recuperação e preservação por parte dos órgãos públicos e sensibilização da população para se tornarem ambientalmente adequadas. A aplicação da SD contemplou a tipologia de conteúdos e avaliações descritos por Zabala (1998), os seus módulos foram articulados e distribuídos em conceituais, procedimentais e atitudinais, com práticas de ensino investigativo, contextualizado e interdisciplinar. A SD contribuiu para divulgar o resultado da pesquisa, a mesma apresentou resultado positivo no processo de sensibilização ambiental, durante o seu desenvolvimento. Portanto, concluiu-se que as nascentes urbanas de Goioerê-PR investigadas, se encontram em desconformidade com as leis ambientais brasileiras e estão em situação de vulnerabilidade ambiental, necessitando intervenção pública para a sua recuperação, sendo também necessário um trabalho de sensibilização na comunidade local de forma contínua e não isolada, com o intuito de levar o conhecimento científico, tecnológico, social e ambiental, desta maneira buscando gerar uma nova cultura de cidadania responsável e sustentável. A SD apresentou-se como uma opção satisfatória para se trabalhar o tema nascentes urbanas no contexto escolar e aguçou a criticidade dos alunos, contribuindo para formação de cidadãos reflexivos e conscientes ambientalmente por meio do processo de Educação Ambientalpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Specific legislation for most Brazilian urban areas did not guarantee the necessary protection of springs over time. With the intense process of urbanization in Brazil, the springs had their environment occupied or degraded by anthropic action which has led to the disappearance of reforested areas and due to the invasion of residences, compromising their permanence and their contribution to the bodies of water. Specific legislation for most Brazilian urban areas did not guarantee the necessary protection of springs over time. Therefore, the objective of this study was to diagnose the environmental situation of urban springs in Goioerê, PR, to elaborate, implement and investigate the pedagogical potential of a didactic sequence on urban springs for students of the final years of Elementary School, seeking to sensitize them about the need to preserve the springs. The methodology used in the environmental diagnosis was qualitative of the type of data collection, while the Environmental Education focused on the practice of investigative teaching, in a participatory, informative and dialogic way with the students during the process, the teaching methodology prioritized the contextualization, interdisciplinarity and the formation of citizenship in a didactic sequence application. The results obtained from the survey of the 10 (ten) springs mapped and evaluated showed that only one (01) had a good Degree of Preservation, but still lacked the necessary vegetation to be fully compliant with the Legislation; the others presented various irregularities, with the need for recovery and preservation by public agencies and public awareness to become environmentally adequate. The application of the didactic sequence (DS) reviewed the table of contents described by Zabala (1998), its module was articulated encompassing the conceptual, procedural and attitudinal contents with research teaching practices, contextualized and interdisciplinary. The DS contributed to disseminate the results of the research, it presented a positive result in the process of environmental awareness, during its development. Therefore, it was concluded that the investigated urban sources of Goioerê-PR are in disregard of Brazilian environmental laws and are in a situation of environmental vulnerability, requiring public intervention for their recovery, and also an awareness-raising work is needed in the local community in a continuous and non-isolated way, with the aim of bringing scientific, technological, social and environmental knowledge, thus seeking to generate a new culture of responsible and sustainable citizenship. Finally, DS also presented itself as a satisfactory option for working the theme of nascent urban springs in the school context and sharpened the criticality of the students, contributing to the formation of reflexive and environmentally aware citizens through the Environmental Education processpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDiagnóstico ambientalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleSequência didática sobre nascentes urbanas : uma proposta investigativa para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Costa, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê, PR-
dc.description.physical153 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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