Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaspi, Suelen de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T21:32:39Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T21:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GASPI, Suelen de. Ensino híbrido e educação ambiental: uma intersecção possível. 2018. 144, 46 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Goioerê. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8458 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior | pt_BR |
dc.description | Acompanha produto educacional: Proposições para educação ambiental na perspectiva do ensino híbrido. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa apresenta contribuições teórico-metodológicas para o ensino de Educação Ambiental (EA) na perspectiva do Ensino Híbrido. O objetivo deste estudo foi investigar se a organização da atividade didática, no modelo de Ensino Híbrido, proporciona condições adequadas para o despertar de um sujeito ecológico pautado na Educação Ambiental Crítica. A partir desse objetivo, este estudo teve, como participantes, quinze estudantes de Ensino Médio de um colégio profissionalizante do noroeste do Paraná. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo, que utilizou a pesquisa participante, em que os dados foram obtidos a partir da aplicação de uma sequência didática, organizada como um curso formativo, denominado Meio Ambiente Conectado. No que se refere às técnicas para composição dos dados, foram utilizadas rodas de conversa, diálogos, observações, vivência nas estações, e, como instrumentos para a coleta dos dados, gravações de áudio e vídeo, aplicação de questionários, registros e comentários dos estudantes, realizados nas atividades e nas ações presenciais e on-line. Os dados da pesquisa foram organizados e interpretados por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa evidenciou que as ações de EA, por meio do curso formativo, possibilitaram a condução de uma nova perspectiva dos estudantes em relação ao meio ambiente, denotando um desejo de mudança e transformação ambiental; demonstrou, ainda, que as tecnologias foram aliadas no processo de ensino, dinamizando a aprendizagem e culminando em ações de autonomia e criticidade por parte dos alunos. Os resultados indicam que o ensino de EA na perspectiva do Ensino Híbrido possibilitou o despertar de uma reflexão ambiental crítica por parte dos envolvidos, porém destacou a necessidade de ampliação do discurso de EA que considere as questões sociais. Também, constatou-se que a proposta de ensino com o uso de tecnologias digitais ainda tem muito a avançar, tendo em vista as condições estruturais presentes em nossas escolas, o tempo insuficiente para preparação das aulas nesse formato e a ausência de compromisso dos estudantes com atividades extraclasse | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research presents theoretical-methodological contributions to the teaching of Environmental Education (EE) from the perspective of Blended Learning. The objective of this study was to investigate whether the organization of didactic activity, in the Blended Learning model, provides adequate conditions for the awakening of an ecological subject based on Critical Environmental Education. From this objective, this study had, as participants, fifteen high school students from a professionalizing school in the northwest of Paraná. It is a qualitative study, in which participant research was used as a development strategy, whose data were obtained from the application of a didactic sequence organized as a training course called Connected Environment. As far as data composition techniques are concerned, there were used rounds of conversation, dialogues, observations, experiences in the stations, and as instruments, audio and video recordings, questionnaires, registrations and comments of the students carried out in the activities and on-site and online actions. The survey data was organized and interpreted through Content Analysis. The research evidenced that the actions of EE, through the formative course, allowed the conduction of a new perspective of students in relation to the environment, denoting a desire for change and environmental transformation. They also demonstrated that the technologies were allied in the teaching process, stimulating learning and culminating in actions of autonomy and criticality on the part of students. The results indicate that the teaching of EE in the perspective of Blended Learning enabled the awakening of a critical environmental reflection on the part of those involved, but emphasized the need to broaden the discourse of EE that considers social issues. Also, it was found that the teaching proposal using digital technologies still has much to advance, given the structural conditions present in our schools, insufficient time to prepare classes in this format and the lack of commitment of students with extraclass activities | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Processo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject.ddc | 507 | pt_BR |
dc.title | Ensino híbrido e educação ambiental : uma intersecção possível | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Valdinei Cezar | - |
dc.contributor.referee2 | Fontana, Felipe | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) | - |
dc.subject.cnpq1 | Outros | - |
dc.publisher.local | Goioerê, PR | - |
dc.description.physical | 144, 46 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Ciências | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Suelen de Gaspi_2018.pdf | 20,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.