Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8461
Autor(es): | Santos, Vanessa Kulicheski Matias dos |
Orientador: | Franco, Valdeni Soliani, 1957- |
Título: | Simetria no plano : um estudo com alunos de 5º ano, utilizando o software GeoGebra e o SimiS |
Banca: | Lovis, Karla Aparecida |
Banca: | Kato, Lílian Akemi |
Palavras-chave: | Simetria de reflexão;SimiS (Software);Geogebra (Software);Tarefas |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SANTOS, Vanessa Kulicheski Matias dos. Simetria no plano: um estudo com alunos de 5º ano, utilizando o software GeoGebra e o SimiS. 2018. 160, [29] f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Os softwares educacionais podem ser utilizados para auxiliar o professor no ambiente de ensino e de aprendizagem, mas precisam ser potencialmente didáticos em função dos objetivos pedagógicos definidos pelo professor. Por isso, este trabalho tem por objetivo analisar a potencialidade dos softwares SimiS e GeoGebra na construção do conceito de simetria de reflexão por meio de uma sequência de tarefas previamente preparadas e aplicada em um grupo de alunos do 5º ano. Os caminhos metodológicos foram de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que utilizou a Engenharia Didática como forma de aplicação em sala de aula e dos seus modos próprios de investigação, análises de dados e validação dos resultados. Na investigação da engenharia didática, fez-se um estudo dos PCN, dos PNLD de 2010 a 2016, do currículo da escola, e de pesquisas que relacionam os softwares e a simetria de reflexão no 5º ano do Ensino Fundamental. Por fim, o uso do SimiS e do GeoGebra possibilitou-nos identificar diversas ações dos alunos que, em certa medida, indicaram a compreensão do conceito de simetria, muito embora, a resolução de algumas tarefas não forneceu resultados totalmente satisfatórios, havendo, assim, uma necessidade da intervenção do professor para que o conceito fosse completamente compreendido pelo aluno ABSTRACT: Educational software can be used to assist the teacher in the teaching and learning environment, but it needs to be potentially didactic according to the pedagogical objectives defined by the teacher. For this reason, this research aims to analyze SimiS and GeoGebra software potentiality in the construction of the reflection symmetry concept, through a sequence of tasks previously set up and applied to a group of 5th grade students. The methodological paths were a qualitative and interpretative research that used didactic engineering as a way of applying inside the classroom and its own modes of research, data analysis and validation of results. In the didactic engineering research, a study of the PCN, of the PNLD from 2010 to 2016, of the school curriculum, and of researches that related the software and the reflection symmetry in the 5th grade students of the elementary School was made. Finally, the use of SimiS and GeoGebra enabled us to identify various actions of the students who, in some way, showed an understanding of the symmetry concept, although the resolution of some tasks did not provide fully satisfactory results, therefore the teacher's intervention to have the students understand completely the concept was needed |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8461 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Vanessa Kulicheski Matias dos Santos_2018.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.