Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFranco, Valdeni Soliani, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Kulicheski Matias dospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T12:04:27Z-
dc.date.available2024-12-13T12:04:27Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Kulicheski Matias dos. Simetria no plano: um estudo com alunos de 5º ano, utilizando o software GeoGebra e o SimiS. 2018. 160, [29] f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8461-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Francopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Os softwares educacionais podem ser utilizados para auxiliar o professor no ambiente de ensino e de aprendizagem, mas precisam ser potencialmente didáticos em função dos objetivos pedagógicos definidos pelo professor. Por isso, este trabalho tem por objetivo analisar a potencialidade dos softwares SimiS e GeoGebra na construção do conceito de simetria de reflexão por meio de uma sequência de tarefas previamente preparadas e aplicada em um grupo de alunos do 5º ano. Os caminhos metodológicos foram de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que utilizou a Engenharia Didática como forma de aplicação em sala de aula e dos seus modos próprios de investigação, análises de dados e validação dos resultados. Na investigação da engenharia didática, fez-se um estudo dos PCN, dos PNLD de 2010 a 2016, do currículo da escola, e de pesquisas que relacionam os softwares e a simetria de reflexão no 5º ano do Ensino Fundamental. Por fim, o uso do SimiS e do GeoGebra possibilitou-nos identificar diversas ações dos alunos que, em certa medida, indicaram a compreensão do conceito de simetria, muito embora, a resolução de algumas tarefas não forneceu resultados totalmente satisfatórios, havendo, assim, uma necessidade da intervenção do professor para que o conceito fosse completamente compreendido pelo alunopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Educational software can be used to assist the teacher in the teaching and learning environment, but it needs to be potentially didactic according to the pedagogical objectives defined by the teacher. For this reason, this research aims to analyze SimiS and GeoGebra software potentiality in the construction of the reflection symmetry concept, through a sequence of tasks previously set up and applied to a group of 5th grade students. The methodological paths were a qualitative and interpretative research that used didactic engineering as a way of applying inside the classroom and its own modes of research, data analysis and validation of results. In the didactic engineering research, a study of the PCN, of the PNLD from 2010 to 2016, of the school curriculum, and of researches that related the software and the reflection symmetry in the 5th grade students of the elementary School was made. Finally, the use of SimiS and GeoGebra enabled us to identify various actions of the students who, in some way, showed an understanding of the symmetry concept, although the resolution of some tasks did not provide fully satisfactory results, therefore the teacher's intervention to have the students understand completely the concept was neededpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSimetria de reflexãopt_BR
dc.subjectSimiS (Software)pt_BR
dc.subjectGeogebra (Software)pt_BR
dc.subjectTarefaspt_BR
dc.subject.ddc516.22pt_BR
dc.titleSimetria no plano : um estudo com alunos de 5º ano, utilizando o software GeoGebra e o SimiSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Lovis, Karla Aparecida-
dc.contributor.referee2Kato, Lílian Akemi-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical160, [29] f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vanessa Kulicheski Matias dos Santos_2018.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.