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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Zanella, Marli Schmitt | pt_BR |
dc.contributor.author | Henrique, Tânia Faria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T21:41:53Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T21:41:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.citation | HENRIQUE, Tânia Faria. Educação ambiental com alunos do sexto ano do ensino fundamental: o desenvolvimento de uma horta. 2020. 93, 43 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8463 | - |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Marli Schmitt Zanella | pt_BR |
dc.description | Acompanha produto educacional: Uma sequência didática para o desenvolvimento da educação ambiental a partir de uma horta do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve como objeto de estudo uma abordagem sobre a Educação Ambiental articulada à disciplina de Língua Portuguesa, como forma de ressignificar as aulas dessa temática; objetivou investigar e identificar algumas perspectivas sobre o trabalho de EA por meio dos gêneros textuais, a partir do planejamento e elaboração de uma horta no espaço escolar. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de um grupo de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio Polivalente de Goioerê - Paraná. Ressaltamos que esta investigação apresentou característica da pesquisa participante, que pôde envolver uma abordagem interpretativa do cenário natural, na qual os pesquisadores estudaram os fenômenos como objeto da pesquisa. Desse modo, nosso estudo foi pautado em torno da sustentabilidade, especialmente à preservação do meio ambiente, em que se fez necessário integrar temáticas relativas à Educação Ambiental aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, como os gêneros textuais, propondo um caráter social às práticas de leitura e escrita, uma vez que estavam ressignificadas pelas vivências socioambientais experienciadas pelos educandos, proporcionando modificações das práticas escolares desse componente curricular. Esse percurso investigativo envolveu atividades de campo (horta escolar) e no interior do espaço escolar (sala de aula), as quais foram implementadas por meio de uma sequência didática, dividida em oito módulos que nortearam o desenvolvimento do projeto de forma teórico-prática. A pesquisa proporcionou ampliação dos conhecimentos dos sujeitos quanto aos conceitos sobre Educação Ambiental e promoveu articulação do conhecimento teórico-prático, além de ampliar seu comprometimento quanto à sensibilização necessária acerca da preservação do meio ambiente. Além disso, as práticas discursivas da leitura e da escrita aplicadas demonstraram o amadurecimento da criticidade, desencadeando ações reflexivas e críticas da relação entre o homem e a natureza, evidenciando em suas produções textuais, tanto de linguagem verbal como não verbal, o posicionamento de cada sujeito diante do novo conhecimento internalizado, pois a linguagem é instrumento fundamental de interação social, de construção de discursos que se constroem pelas necessidades de cada campo de atividade humana | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research had as object of study an approach on Environmental Education articulated to the Portuguese Language discipline, as a way to redefine the classes of this theme; This study aimed to investigate and identify some perspectives on the work of environmental education through textual genres, from the planning and elaboration of a garden in the school space. The research subjects consisted of a group of sixth-grade students from the elementary school of the Polivalente School of Goioerê - Paraná. We emphasize that this investigation presented characteristics of the participant research, which could involve an interpretative approach of the natural scenario, in which the researchers studied the phenomena as the object of the research. Thus, our study was based around sustainability, especially the preservation of the environment, in which it was necessary to integrate such themes related to Environmental Education to the Portuguese Language curriculum components, such as textual genres, proposing a social character to reading and writing, since they were re-signified by the socio- environmental experiences experienced by the students, providing modifications of the school practices of this curricular component. In this sense, we have done nothing more than what the PCN – National Curricular Parameters - proclaim when they say that "Portuguese language teaching needs to be rethought, as it has an essential role in shaping citizenship, since it enables social participation through communication in which people have access to information, expressing themselves by defending their opinions, producing knowledge and building their space in society ". This investigative course involved field activities (school garden) and inside the school space (classroom), which were implemented through a didactic sequence, divided into eight modules that guided the development of the project in a theoretical-practical way. The research provided a broadening of the subjects' previous knowledge of Environmental Education concepts and promoted the articulation of theoretical and practical knowledge, besides broadening their commitment to the necessary awareness about the preservation of the environment. In addition, the discursive practices of reading and writing applied demonstrated the maturity of criticality, triggering reflexive and critical actions of the relationship between humam being and nature, showing in their textual productions, both verbal and nonverbal language, the positioning of each subject to the new internalized knowledge, because language is a fundamental instrument of social interaction, of construction of discourses that are built by the needs of each field of human activity | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos/textuais | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject.ddc | 363.7 | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental com alunos do sexto ano do ensino fundamental : o desenvolvimento de uma horta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Fábio Ramos da | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB) | - |
dc.subject.cnpq1 | Outros | - |
dc.publisher.local | Goioerê, PR | - |
dc.description.physical | 93, 43 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Ciências | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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