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Autor(es): Toffanelli, Ana Caroline
Orientador: Franco, Adriana de Fátima
Título: Contribuições do teatro épico ao estudo do drama na psicologia concreta de Vigotski
Banca: Abrantes, Angelo Antonio, 1966-
Banca: Flory, Alexandre Villibor
Banca: Tuleski, Silvana Calvo, 1967-
Banca: Schuhli, Vitor Marcel
Palavras-chave: Crítica literária - Drama;Psicologia histórico-cultural;Gêneros discursivos/textuais;Vivências;Brecht, Bertolt, 1898-1956;Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: TOFFANELLI, Ana Caroline. Contribuições do teatro épico ao estudo do drama na psicologia concreta de Vigotski. 2023. 162 f. Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta tese de cunho teórico propõe uma interlocução entre a Psicologia Concreta de Vigotski e o teatro épico de Brecht. Como objetivo geral, busca confirmar, do ponto de vista psicológico, se o trabalho de Brecht pode efetivamente contribuir ao desenvolvimento crítico da consciência. Especificamente, esta pesquisa se propõe, a partir de um diálogo com a Crítica Literária de orientação materialista, a construir uma possibilidade de interpretação e análise de textos literários e/ou teatrais sob o enfoque histórico-cultural; confirma também a importância, na obra de Vigotski, do entendimento da vivência como unidade de análise da relação entre pessoa e meio, e do drama como expressão da essência do desenvolvimento humano como conceitos fundamentais ao trabalho do psicólogo concreto. Para cumprir tais objetivos, este trabalho divide-se em três seções: na primeira, tratamos das primeiras relações de Vigotski com o campo da Arte – notadamente, seu trabalho intitulado Psicologia da Arte –; em seguida, realiza-se um aprofundamento teórico sobre o conceito de drama no campo da Crítica Literária, com destaque para o teatro épico de Brecht como superação dialética do drama burguês; finalmente, na terceira seção, apresentamos a intersecção entre o trabalho de Brecht e Vigotski a partir do estudo da noção de drama como expressão da dinâmica psíquica humana, propondo em seu final uma análise psicológica da obra brechtiana intitulada A Santa Joana dos Matadouros. Ademais, a escolha de Brecht justifica-se na medida em que tanto o trabalho teórico quanto artístico do autor partem do entendimento dialético da realidade concreta, versando sobre a historicidade da conduta humana – e, quando analisadas com as ferramentas teórico-conceituais desenvolvidas por Vigotski, evidenciam a importância da defesa da Psicologia Concreta como teoria que, ao tomar o drama como metáfora que explica a essência do desenvolvimento cultural, se debruça metodologicamente sobre o humano em sua totalidade; esta análise, por sua vez, evidencia tanto a obra de Brecht quanto a de Vigotski como modos de se conceber o humano e a realidade efetivamente revolucionárias, uma vez que ambas apontam para o caráter histórico – e, portanto, passível de mudança – da sociedade em geral e do indivíduo em particular
ABSTRACT: This theoretical thesis proposes an interlocution between Vygotsky's Concrete Psychology and Brecht's Epic Theater. As a general objective, it aims to confirm, from a psychological point of view, whether Brecht's work can effectively contribute to development of a critical consciousness. As specific objectives, this research proposes, through a dialogue with Literary Criticism of Materialist orientation, to build a possibility of interpretation and analysis of literary and/or theatrical texts under the cultural-historical approach; it also confirms the importance, in Vygotsky's work, of understanding perezhivanie as a unit of analysis between personality characteristics and environment characteristics, and also of drama as an expression of the essence of human development taking both as fundamental concepts for concrete psychologist’s work. In order to fulfil these objectives, this work is was built in three sections: first, we deal with Vygotsky's first relations in the field of Art - notably, his work entitled Psychology of Art -; second, a theoretical deepening is carried out on the concept of drama in the field of Literary Criticism, with emphasis on Brecht's Epic Theater as a dialectical overcoming of bourgeois drama; finally, in the third session, we present the intersection between Brecht and Vygotsky’s work departing from the study of the notion of drama as an expression of human psychic dynamics, proposing at the end a psychological analysis of Brechtian work entitled Saint Joan of the Stockyards. Furthermore, Brecht's choice is justified through his dialectical understanding of concrete reality, dealing with the historicity of human conduct. When analyzed through theoretical-conceptual tools developed by Vygotsky, it highlights the importance of defending Concrete Psychology as a theory that, by taking drama as a metaphor that explains the essence of cultural development, methodologically focuses on the human in its entirety; this analysis, in turn, highlights both Brecht's and Vygotsky's work as ways of conceiving the human and reality that are effectively revolutionary insofar as both point to its historical character - and therefore disclosing the possibility of social and individual changes
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Adriana de Fátima Franco
Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8465
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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