Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8466
Autor(es): Vieira, Juliana Piovesan
Orientador: Franco, Adriana de Fátima
Título: A palavra como unidade mínima de análise na alfabetização : contribuições da psicologia histórico-cultural
Banca: Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque
Banca: Futata, Marli Delmônico de Araújo
Banca: Scherer, Cleudet de Assis
Banca: Martins, Lígia Márcia, 1958-
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural;Desenvolvimento do psiquismo;Linguagem escrita;Alfabetização
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: VIEIRA, Juliana Piovesan. A palavra como unidade mínima de análise na alfabetização: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2024. 140 f. Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A importância de avançar no conhecimento já existente acerca da alfabetização, tendo como pressuposto teórico a Psicologia Histórico-Cultural, foi o ensejo para a realização desta pesquisa. Diante disso, formulamos as seguintes hipóteses para a pesquisa em tela: a) a ausência do conceito de palavra mantém o aprendiz na representação gráfica sob a forma de desenho; b) as mediações de ensino, pautadas na centralidade do conceito de palavra, potencializam a relação fonema-grafema no ato de escrever e grafema-fonema no ato de ler. A partir disso, fundamentando-nos na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, os objetivos da Tese são: a) contribuir para a organização do ensino em crianças em processo de alfabetização, para subsidiar o percurso de transposição da linguagem oral para a linguagem escrita; b) contribuir para a formação de professores alfabetizadores sob enfoque histórico- cultural, destacando que a alfabetização não se limita à adoção deste ou daquele método. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa interventiva com coleta de dados em campo. O ponto de partida foram os estudos já realizados por Franco e Martins (2021), em que a palavra possui centralidade no processo de alfabetização. Os sujeitos participantes da pesquisa são 16 crianças de uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal e a professora da turma. A pesquisadora conduziu verificações da transposição da linguagem oral para a linguagem escrita e ministrou intervenções de ensino escolar durante nove encontros com registros em vídeo e fotos. A pesquisa revelou que a transposição da linguagem oral para a linguagem escrita não ocorre espontaneamente e demanda um desenvolvimento abstrativo por parte do aprendiz e que o desenvolvimento abstrativo requerido para os domínios da escrita exige mediações de conteúdos de ensino específicos que envolve as faces fonética e semântica da palavra escrita
ABSTRACT: The importance of advancing existing knowledge about literacy, with Historical-Cultural Psychology as a theoretical assumption, was the opportunity to carry out this research. Based on this, we formulated the following hypothesis for the research in question: a) the lack of the concept of word keeps the learner in the graphic representation in the form of drawing; b) teaching mediations, based on the centrality of the concept of word, enhance the phoneme- grapheme relationship in the act of writing and grapheme-phoneme in the act of reading. From this, based on Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, the objectives of the thesis are: a) contribute to the organization of teaching for children in the process of literacy, to support the journey of transposition from oral language to written language; b) contribute to the training of literacy teachers from historical-cultural perspective, highlighting that literacy is not limited to the adoption of this or that method. Therefore, interventional research is developed with data collection in the field. The starting point was the studies already carried out by Franco and Martins (2021), in which the word has centrality in the literacy process. The research participants are 16 second-year elementary school students from a municipal school and their teacher. The researcher conducted verifications on the transportation of oral language to the written language and delivered some interventions, throughout nine encounters with photo and video registers, at school. The research revealed that the transposition of oral language to written language does not occur spontaneously and demands abstractive development on the part of the learner and that the abstractive development required for the domains of writing requires mediation of specific teaching contents that involve the phonetic and semantic aspects of the written word
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Adriana de Fátima Franco
Tese (doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8466
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Piovesan Vieira_2024.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.