Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8467
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Marcelo Pimentel dapt_BR
dc.contributor.authorBordoni, Ananda Jacquelinept_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T10:44:20Z-
dc.date.available2024-12-13T10:44:20Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationBORDONI, Ananda Jacqueline. O potencial de uma oficina temática de química para a promoção das capacidades de pensamento crítico. 2018. 158 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8467-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: No presente trabalho discutem-se alguns aspectos referentes às contribuições de uma oficina temática de química para a promoção das capacidades de pensamento crítico dos alunos e, mais especificamente, busca responder qual o potencial de uma oficina temática de química para promover as capacidades de Pensamento Crítico de alunos do Ensino Médio. De natureza qualitativa com caráter participante, a investigação teve como principal objetivo reconhecer e avaliar o potencial que essa oficina temática tem em promover as capacidades de pensamento crítico de 123 alunos do Ensino Médio de 8 diferentes escolas do ensino privado e público, que participaram da oficina temática intitulada, "Combustíveis: a Química em movimento". Essa passou por um processo de reformulação de suas questões por meio do uso do Quadro de Taxonomia de Ennis (1987) com o objetivo de promover capacidades de pensamento crítico nos alunos participantes, aplicada por 5 bolsistas do projeto PIBID de Química da Universidade Estadual de Maringá. O desenvolvimento da pesquisa consistiu em seis etapas, sendo elas, revisão da literatura e organização dos procedimentos para a coleta dos dados, reformulação da oficina temática, estudos teóricos e preparação dos bolsistas, aplicações da oficina reformulada, processamento e análise dos dados e por fim a redação final. Os dados foram coletados por meio dos questionários respondidos pelos alunos na oficina temática, assim, buscou-se identificar na análise das respostas dos alunos, por meio da metodologia de análise de conteúdo segundo Bardin (1977), aspectos que sinalizam se houve a promoção ou o desenvolvimento das suas capacidades de pensamento crítico. Os resultados oriundos dessas análises revelaram um alto percentual positivo nas respostas referentes às capacidades esperadas para cada questão, como a tomada de decisão e a capacidade de exemplificação, assim como o desenvolvimento de outras capacidades que não eram esperadas, como a comparação da queima dos dois experimentos, proporcionando assim que ao fim o aluno apresentasse uma capacidade de juízo de valor e tomada de decisão acerca do combustível que utilizaria em um automóvel flex, pensando em diferentes fatores, tais como consumo, econômico e ambiental. Portanto, essa pesquisa aponta alguns aspectos que possam promover e auxiliar na conscientização da comunidade de educadores de Química que atividades que promovam as capacidades de pensamento crítico podem vir a trazer para o ensino da cidadaniapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: In this paper we discuss some aspects related to the contributions of a thematic workshop on chemistry to promote the critical thinking capacities of students and, more specifically, to answer the potential of a thematic workshop on chemistry to promote the capabilities of Critical Thinking of high school students. The main objective of this research was to recognize and evaluate the potential of this thematic workshop to promote the critical thinking capacities of 123 high school students from 8 different private and public schools participating in the workshop thematic entitled "Fuels: Chemistry in motion". This hás undergone a process of reformulation of its questions through the use of the Ennis Taxonomy Framework (1987) with the objective of promoting critical thinking skills in the participating students, applied by five fellows from the PIBID project of Chemistry of the State University of Maringá. The development of the research consisted of six stages: revision of the literature and organization of procedures for data collection, reformulation of the thematic workshop, theoretical studies and preparation of scholarship holders, reformulated workshop applications, data processing and analysis, and finally the final essay. The data were collected through the questionnaires answered by the students in the thematic workshop, thus, it was sought to identify in the analysis of the students' answers, through the methodology of content analysis according to Bardin (1977), aspects that indicate if there was the promotion or the development of their critical thinking skills. The results from these analyzes revealed a high positive percentage in the responses regarding the expected capacities for each issue, such as decision making and exemplification capacity, as well as the development of other capacities that were not expected, such as the comparison of the burning of the two experiments, thus providing the student with a judgmental and decision-making ability about the fuel he would use in a flex-fuel car, thinking about different factors such as consumption, economic and environmental. Therefore, this research points out some aspects that can promote and help in the awareness of the community of educators of Chemistry that activities that promote the capacities of critical thinking can bring to the teaching of citizenshippt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectQuímica - Ensino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectQuestionamentopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectOficina temáticapt_BR
dc.subject.ddc540.7pt_BR
dc.titleO potencial de uma oficina temática de química para a promoção das capacidades de pensamento críticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Rui Marques-
dc.contributor.referee2Kiouranis, Neide Maria Michellan-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical158 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ananda Jacqueline Bordoni_2018.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.