Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGianotto, Dulcinéia Ester Paganipt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Jussany Maria de Barrospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T17:36:34Z-
dc.date.available2024-12-19T17:36:34Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Jussany Maria de Barros. TIC: uma investigação na formação de professores e na transposição didática. 2018. 140 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8469-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianottopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júniorpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é um grande desafio para toda a comunidade escolar, dado que é necessário um novo perfil dos professores diante dos alunos do século 21. Assumir essa nova postura não é fácil, exige do professor preparo para mudar sua prática pedagógica e, principalmente, que ele esteja convencido da necessidade de mudar. Diante deste contexto, propomos investigar o processo de Transposição Didática (TD) referente à utilização das TIC na formação continuada de professores de Ciências da Natureza e como são citadas nos documentos oficiais. Nessa perspectiva, propomos fazer uma breve reflexão sobre as TIC na educação, discutindo suas possibilidades, importância e necessidade na Sociedade da Informação (SI). Posteriormente discutimos a TD, destacando que seu estudo possibilita analisar a trajetória do saber, desde sua produção na esfera científica até o momento em que este se transforma em objeto de ensino e, como tal, passa a integrar o sistema didático (professor-aluno-saber), transformando-se, por fim, em um saber ensinado. Finalizamos buscando inter-relacionar as tecnologias, o ensino de química e a TD, oportunizando ao leitor analisar como as tecnologias podem se tornar aliadas na transposição didática do ensino de química. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e pelo viés da TD, descrevendo o contexto da pesquisa, as ações da pesquisa e a análise dos dados. Ressaltamos que as ações da pesquisa foram divididas em duas partes: estudo de caso e pesquisa documental. O estudo de caso foi realizado com sete professores de Ciências da Natureza de um Colégio da rede pública do estado do Paraná e a pesquisa documental ocorreu por meio da análise dos documentos oficiais para a formação de professores de Química. Finalizamos a pesquisa apresentando os resultados obtidos a partir da investigação dos dados, considerando que, após a formação continuada e fazendo uso do conceito de TD para analisarmos a adaptação dos professores às TIC, acreditamos que o saber a ensinar se transformou em saber ensinado. Contudo, no que se refere à utilização do saber ensinar presente nas simulações e animações utilizadas pelos professores, observamos que a adaptação do saber para a sala de aula foi erroneamente interpretada como uma mera simplificação do saber, a fim de adequá-lo para a aula a ser desenvolvida. A partir da análise documental podemos concluir que as TIC são recomendadas nos documentos oficiais para serem utilizadas na formação de professores. Todavia, defendemos a ideia de que o uso das TIC pode contribuir para o processo de aprendizagem se estiverem integradas ao currículo, às atividades de sala de aula e sob uma orientação adequada aos docentes. Consideramos que essas transformações científicas e tecnológicas não podem passar despercebidas pela escola, mas ao contrário, analisadas e avaliadas criticamente, sob uma perspectiva histórica, social, cultural e éticapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Incorporating Information and Communication Technologies (ICT) into education is a major challenge for the whole school community, since a new profile of teachers is needed facing the 21st century students. Taking this new posture is not easy, requiring the teacher to prepare to change his/her pedagogical practice and, above all, that he/she is convinced of the needing to change. In this context, we propose to investigate the process of Didactic Transposition (DT) regarding the use of ICT in the continuing education of Nature Science teachers and how it is mentioned in the official documents. From this perspective, we propose to make a brief reflection on ICT in education, discussing its possibilities, importance and necessity in the Information Society (SI). Later, we discussed DT, emphasizing that his study makes it possible to analyze the trajectory of knowledge, from its production in the scientific sphere, until the moment it becomes an object of teaching and, as such, passes to integrate the didactic system (teacher-student-knowledge), becoming, in the end, a learned knowledge. We end by seeking to interrelate technologies, chemistry teaching and DT, giving the reader an opportunity to analyze how technologies can become allied in the didactic transposition of chemistry teaching. To do so, we performed a qualitative research, through the Discursive Textual Analysis (DTA) and DT bias, describing the context of the research, the actions of the research and the analysis of the data. We emphasize that the research actions were divided into two parts: case study and documentary research. The case study was carried out with seven teachers of Natural Sciences of a public High School of the state of Paraná and documentary research was carried out by means of the analysis of the official documents for the formation of professors of Chemistry. We conclude the research by presenting the results obtained from the data research, considering that after the continuous training, using the concept of TD to analyze the adaptation of the ICT teachers, we believe that the knowledge to teach has transformed into the taught knowledge. However, with regard to the use of the knowledge to teach present in the simulations and animations used by the teachers, we observed that the adaptation of the knowledge to the classroom was wrongly interpreted as a mere simplification of the knowledge, in order to adapt it to the class to be developed. From the documentary analysis we can conclude that ICT are recommended in official documents to be used in teacher training. However, we support the idea that the use of ICT can contribute to the learning process if it is integrated into the curriculum, classroom activities and under the guidance of teachers. We consider that these scientific and technological transformations cannot go unnoticed by the school, but instead, analyzed and evaluated critically, from a historical, social, cultural and ethical perspectivept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.ddc370pt_BR
dc.titleTIC : uma investigação na formação de professores e na transposição didáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980--
dc.contributor.referee1Siqueira, Maxwell Roger da Purificação-
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3Franco, Valdeni Soliani, 1957--
dc.contributor.referee4Silva, Jackson Góis da-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical140 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemáica-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jussany Maria de Barros Moreira_2018.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.