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Autor(es): Castro, Joelma Fátima
Orientador: Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
Título: Educação matemática e literatura infantil para crianças do ensino fundamental e em tratamento de saúde : um estudo pedagógico das produções nacionais
Banca: Ujiie, Najela Tavares
Banca: Arrais, Luciana Figueiredo Lacanallo
Banca: Vendrame, Eliandra Cardoso dos Santos
Banca: Peloso, Franciele Clara
Palavras-chave: Educação matemática - Tratamento de saúde - Ensino fundamental I;Literatura infantil - Criança - Tratamento de saúde;Criança - Tratamento de saúde - Educação;Educaçäo e saúde - Inter-relação;Pedagogia hospitalar
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CASTRO, Joelma Fátima. Educação matemática e literatura infantil para crianças do ensino fundamental e em tratamento de saúde : um estudo pedagógico das produções nacionais. 2022. 134 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a educação matemática no contexto da literatura infantil na produção acadêmica para crianças do ensino fundamental I e para crianças em tratamento de saúde. Os objetivos específicos foram: apresentar os diferentes tipos de educação para crianças em tratamento de saúde, mapear a produção acadêmica sobre educação matemática na literatura infantil para crianças do ensino fundamental I; analisar a produção acadêmica sobre educação matemática para as crianças em tratamento de saúde do ensino fundamental I, levantar categorias de análise a partir dos dados evidenciados nas teses, dissertações e artigos. Os principais fundamentos teóricos foram baseados nos estudiosos do ensino da matemática de D’Ambrósio (1991), Lacanallo, Moares e Mori (2011), Moura (1990). Em relação à Educação Social em Saúde e Pedagogia Hospitalar, foram consideradas as autoras Paula (2004) e Zaias (2011), já na literatura infantil, Abramovich (2006) e Coelho (2000). O problema de pesquisa foi: Quais as características dos estudos sobre educação matemática na literatura infantil para crianças do ensino fundamental I e para crianças em tratamento de saúde? Foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativa e a metodologia utilizada foi a revisão de literatura. O período de levantamento dos dados foi de 2001 a 2022. Foram feitas buscas nas seguintes bases de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), portal CAPES e Google Acadêmico. As análises dos trabalhos foram produzidas a partir de categorias fundamentadas em Bardin (1977). Foram estabelecidas duas categorias: 1) educação matemática por meio da literatura infantil no ensino fundamental I e categoria 2) educação matemática por meio da literatura infantil para crianças em tratamento de saúde. Foram encontrados trinta e nove trabalhos na primeira categoria e treze trabalhos na segunda categoria. A partir das interpretações sobre as características desses estudos foram criadas subcategorias. Na primeira subcategoria das pesquisas foi possível verificar que as preocupações dos estudos estiveram voltadas aos seguintes aspectos: 1) formação de professores, 2) currículo, 3) didática, 4) recursos e 5) alfabetização. Já no segundo grupo de pesquisas, algumas preocupações das categorias dos estudos anteriores se repetiram, tais como: 1) formação de professores, 2) recursos, 3) didática, 4) currículo. No entanto, apareceu outra subcategoria: 5) inclusão. A partir das análises realizadas, foi possível observar que esse é um campo de pesquisa muito fértil no qual ainda há muito a ser explorado, tanto para a formação de professores quanto para as crianças em tratamento de saúde. Existem muitos desafios e possibilidades. No que se refere aos desafios, os estudos demonstraram que existem várias preocupações: necessidade da elaboração de diferentes estratégias e recursos para a educação matemática e relações com a literatura infantil, lacunas nas discussões desses temas nos currículos de formação de professores e busca por uma maior integração entre as áreas de matemática e língua portuguesa. Quanto às possibilidades, os trabalhos revelaram que as mulheres predominaram na produção acadêmica desses estudos, com preocupações com processos didáticos, currículo mais integrados e práticas pedagógicas inclusivas, além de que é preciso ampliar os estudos nas áreas pesquisadas
ABSTRACT: This research aimed to investigate mathematics education in the context of children's literature concerning the academic production for children in the first cycle of elementary school and in health treatment. Our specific goals were to present the different types of education for children in health treatment, map the academic production on mathematics education in children's literature for children in the first cycle of elementary school, analyze the academic production on mathematics education for children in health treatment in the first cycle of elementary school, and raise categories of analysis from the data evidenced in theses, dissertations, and articles. Our main theoretical background was based on D'Ambrósio (1991), Lacanallo, Moares and Mori (2011), Moura (1990). Regarding social education in health and hospital pedagogy, Paula (2004) and Zaias (2011) were considered, and in children's literature, Abramovich (2006) and Coelho (2000). Our research problem was guided by the following question: What are the characteristics of the studies about mathematics education in children's literature for elementary school children and for children in health treatment? This is a qualitative-quantitative research and the methodology used was literature review. The period for data collection ranged from 2001 to 2022. The following databases were searched: Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), portal CAPES, and Google Scholar. The analyses were produced from categories based on Bardin (1977). Two categories were established: 1) mathematics education through children's literature in the first cycle of elementary school and category 2) mathematics education through children's literature for children in health care. Thirty-nine papers were found in the first category and thirteen papers in the second category. Subcategories were created based on the interpretations about the characteristics of these studies. The first research subcategory shows that the concerns of the studies focused on the following aspects: 1) teacher training, 2) curriculum, 3) didactics, 4) resources, and 5) literacy. In the second group of research studies, some concerns of the categories of the previous studies were repeated, such as: 1) teacher training, 2) resources, 3) didactics, and 4) curriculum. However, another subcategory appeared: 5) inclusion. The analyses performed proved it to be a very fertile research field in which there is still much to be explored, both for teacher training and for children in health care. There are many challenges and possibilities. Regarding the challenges, the studies showed that there are several concerns: the need to develop different strategies and resources for mathematics education and relations with children's literature, gaps in the discussions of these themes in teacher training curricula, and the search for greater integration between the areas of mathematics and Portuguese language. As for the possibilities, the papers revealed that women predominated in the academic production, with concerns about didactic processes, more integrated curriculum, and inclusive pedagogical practices, in addition to a need to expand the studies in the researched areas
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8470
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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