Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8476
Autor(es): Santos, Leticia Gonçalves Brambilla
Orientador: Lorencini Júnior, Álvaro
Título: "As interações discursivas e o pensamento crítico envolvendo o 6º ano em uma sala de aula de Ciências"
Banca: Mortimer, Eduardo Fleury
Banca: Corazza, Maria Júlia
Palavras-chave: Ensino de ciências;Interações discursivas;Modelo didático de formulação de perguntas;Pensamento crítico;Zona de desenvolvimento proximal
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Leticia Gonçalves Brambilla. "As interações discursivas e o pensamento crítico envolvendo o 6º ano em uma sala de aula de Ciências". 2019. 154 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os padrões discursivos construídos pelas perguntas da professora/pesquisadora e pela resposta dos alunos, diante da adoção do Modelo Didático de Formulação de Perguntas. Sendo assim, considera-se que a inserção da metodologia proposta promoverá uma ponderação na prática, trazendo, consequentemente, uma autorreflexão por meio da didática do professor e do cognitivo no aluno. Para isso, foram realizadas transcrições das interações discursivas durante as aulas, gravadas em áudio, em uma turma do 6º ano de uma Escola Estadual no município de Nova Esperança (PR). A análise dos dados foi feita baseada na Teoria Sociocultural e com enfoque no Pensamento Crítico, utilizando a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002) e a taxonomia de Ennis (1987). A investigação procurou encontrar diferentes abordagens comunicativas entre aluno-aluno e professor-aluno, analisando a participação e, consequentemente, o processo de elaboração do conhecimento, servindo como ponto de partida e de continuidade para que possa ocorrer uma ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) do discente por meio das perguntas elaboradas pela professora/pesquisadora, possibilitando um conflito sóciocognitivo e aprimoramento do Pensamento Crítico
ABSTRACT: This research aims to analyze the discursive patterns constructed by the questions of the teacher/researcher and the response of the students to the adoption of the researcher by the Methodology of Teaching by Research and the Didactic Model of Formulation of Questions. Therefore, it is considered that the insertion of the proposed methodology will promote a weighting in the practice, consequently bringing a self-reflection through the didactics of the teacher and the cognitive in the student. For this, transcripts of the discursive interactions were performed during the classes recorded in audio, in a class of the 6th year of a State School in the municipality of Nova Esperança (PR). The analysis of the data was based on sociocultural theory and focused on Critical Thinking, using the analytical tool of Mortimer and Scott (2002) and the taxonomy of Ennis (1987). The research sought to find different communicative approaches between student-student and teacher-student, analyzing the participation and consequently the process of elaboration of knowledge, serving as a starting point and continuity in the expansion of the Proximal Development Zone (ZPZ) of the student through of the questions elaborated by the teacher/researcher, allowing a socio-cognitive conflict and improvement of Critical Thinking
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8476
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Goncalves Brambilla Santos_2019.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.