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Autor(es): Rodrigues, Jonilce Costa
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: Educação ambiental : um estudo de caso em um curso de beleza na educação profissional do estado do Paraná
Banca: Braz, Bárbara Cândido
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Práticas educacionais;Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);Gestão de resíduos
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: RODRIGUES, Jonilce Costa. Educação ambiental: um estudo de caso em um curso de beleza na educação profissional do estado do Paraná. 2019. 153 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A educação ambiental tem ganhado cada vez mais espaço nas diferentes modalidades de ensino nos últimos anos, fato que contrasta com as poucas pesquisas a respeito da educação profissional em relação às pesquisas acadêmicas. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de verificar como a educação ambiental tem sido abordada ao longo dos cursos da área de beleza de uma rede de escolas de educação profissional com atuação nacional. O presente estudo busca elucidar quais compreensões sobre educação ambiental os docentes atuantes no curso de cabeleireiro do SENAC revelam sobre suas práticas profissionais nesse âmbito. Para tanto, utiliza-se da aplicação de questionários com dez docentes que ministram aulas nas turmas de cabeleireiros. Junto aos questionários, levantam-se, também, os documentos elaborados pela instituição, pelos docentes e legislações do setor de beleza, todos estudados a partir da análise de conteúdo. Como resultados obtidos, verifica-se que apesar de haver uma preocupação em abordar os conteúdos relacionados à educação ambiental, existem algumas barreiras que impedem a plena abordagem deste conteúdo, tais como: falta de conhecimento dos docentes para trabalharem com esse tema, baixa inserção da educação ambiental no conteúdo programático do curso e falta de consciência ambiental por parte dos alunos que frequentam essa modalidade de ensino
ABSTRACT: Environmental education has been gaining more space in the different teaching modalities in recent years, a fact that contrasts with the few researches regarding professional education in relation to academic research. Therefore, this research has the objective of verifying how environmental education has been approached along the beauty courses of a network of professional education schools with national action. This study seeks to elucidate which understandings about environmental education teachers working in the SENAC hairdressing course reveal about their professional practices in this area. To do so, it is used the application of questionnaires with ten teachers who teach classes in hairdressing classes. Along with the questionnaires, the documents elaborated by the institution, by the teachers and legislations of the beauty sector, all studied from the content analysis, are also presented. As results obtained, it is verified that although there is a concern in addressing the contents related to environmental education, there are some barriers that prevent the full approach of this content, such as: lack of knowledge of teachers to work with this theme, low insertion of environmental education in the programmatic content of the course and lack of environmental awareness on the part of the students that attend this modality of education
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8478
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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