Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8481
Autor(es): | Leprique, Kayanne Lia Prado Angelo |
Orientador: | Gomes, Luciano Carvalhais |
Título: | A história da ciência como instrumento para promover a argumentação nas aulas de física : o caso do conceito de inércia |
Banca: | Deimling, Natália Neves Macedo |
Banca: | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Ciência - História;Ensino de Física - Ensino médio - Paraná;Práticas pedagógicas - Argumentação;Inércia (Mecânica) |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | LEPRIQUE, Kayanne Lia Prado Angelo. A história da ciência como instrumento para promover a argumentação nas aulas de física: o caso do conceito de inércia. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Estudos sobre a importância da linguagem para o ensino de ciências têm apontado que as práticas pedagógicas que fazem o uso planejado da argumentação favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia dos alunos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar a emergência de situações argumentativas em sala de aula proporcionada por uma sequência didática alicerçada em textos históricos sobre o conceito de inércia. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Física em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública paranaens durante o primeiro trimestre letivo de 2018. As aulas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Na análise dos dados, para avaliar a qualidade dos argumentos, recorremos ao padrão de argumento de Toulmin (2006) e à metodologia sugerida por Erduran (2004). Os dados da pesquisa mostram que o uso da História da Ciência no ensino de Física para melhorar a capacidade argumentativa dos estudantes é apropriado. Os marcadores "contraposições de opiniões" e "justificações recíprocas" (VIEIRA; NASCIMENTO, 2013) também foram identificados no decorrer das aulas, indicando a ocorrência de situação argumentativa no contexto escolar. Além disso, na maioria das vezes, os alunos construíram argumentos de boa qualidade do ponto de vista estrutural, sobretudo quando advogavam em favor da mecânica newtoniana. Em determinados momentos, os alunos também demonstraram uma concepção mais apropriada sobre a natureza da Ciência, pois passaram a compreender que a Ciência é construída por meio de contribuições de diversos estudiosos e não como dogmas absolutos impostos por apenas um grande gênio ABSTRACT: Studies on the importance of language for science teaching have pointed out that the pedagogical practices that make the planned use of the argumentation favor the development of critical thinking and the autonomy of the student. Therefore, the objective of this research was to investigate the emergence of argumentative situations in the classroom provided by a didactic sequence based on historical texts on the concept of inertia.The work was developed in the discipline of Physics in a class of the first year of high school of a public school in Paraná during the first quarter of 2018. Classes were recorded in audio and later transcribed. In the analysis of the data, to evaluate the quality of the arguments, we used the standard of argument of Toulmin (2006) and the methodology suggested by Erduran (2004). Research data show that using History of Science in Physics teaching to improve students' argumentative ability is appropriate. The markers "oppositions of opinions" and "reciprocal justifications" (VIEIRA; NASCIMENTO, 2013) were also identified in the course of the classes, indicating the occurrence of an argumentative situation in the school context.Moreover, for the most part, they built good arguments from the structural point of view, especially when they advocated in favor of Newtonian mechanics. At certain times, students also demonstrated a more appropriate conception of the nature of Science, for they came to understand that Science is constructed through the contributions of various scholars rather than as absolute dogmas imposed by one great genius (2006) |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8481 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Kayanne Lia Prado Angelo Leprique_2019.pdf | 5,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.