Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8483
Autor(es): Oliveira, Francine Marcondes Castro
Orientador: Santin Filho, Ourides
Título: Anarquismo epistemológico em ação : a ciência de Rudolf Steiner na perspectiva do pluralismo global de Paul Feyerabend
Banca: Videira, Antonio Augusto Passos
Banca: Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda
Banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Anarquismo epistemológico;Antroposofia;Filosofia da ciência;Feyerabend, Paul K., 1924-1994;Steiner, Rudolf, 1861-1925
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Francine Marcondes Castro. Anarquismo epistemológico em ação: a ciência de Rudolf Steiner na perspectiva do pluralismo global de Paul Feyerabend. 2019. 254 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Rudolf Steiner (1861-1925) foi um pesquisador austro-húngaro que inaugurou a antroposofia e diversas práticas de pesquisa e aplicação de conhecimento baseadas nela. Apesar de ter conseguido mobilizar aliados e proliferar práticas fundamentadas em sua cosmologia, Steiner não alcançou seu objetivo de ser reconhecido como um cientista, sendo ignorado ou considerado com descrédito pela comunidade acadêmica. Paul Feyerabend (1924-1994) foi um crítico da filosofia da ciência que abandonou critérios de demarcação e desenvolveu ideias favoráveis à democracia científica, advogando que a ciência se trata de um empreendimento essencialmente plural, e que esta característica é indispensável para o seu progresso. O objetivo geral da pesquisa foi averiguar como a consideração da obra de Rudolf Steiner pela comunidade científica impactaria o progresso da ciência de acordo com o pluralismo global de Paul Feyerabend. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso bibliográfico, utilizando-se como instrumentos teóricos os textos selecionados por Luiz Henrique de Lacerda Abrahão para caracterizar a progressiva extensão do pluralismo feyerabendiano aos âmbitos teórico, metodológico, cultural e ontológico. Os resultados demonstraram que, na perspectiva do pluralismo global de Paul Feyerabend, a consideração da obra de Steiner seria salutar ao progresso científico sobretudo pelas seguintes razões: 1. no campo da educação, a existência da teoria de Rudolf Steiner tem levantado controvérsias que permitem notar dificuldades em pedagogias hegemônicas, inclusive com consequências para outras áreas, como saúde, psicologia, sociologia, etc.; 2. a peculiaridade do método steineriano deve ser um motivo para sua consideração e não para seu afastamento, considerando-se o princípio feyerabendiano da proliferação metodológica; 3. a antroposofia é uma tradição de pesquisa e aplicação de conhecimentos particular que tem se sustentado como uma solução viável, em várias áreas, para indivíduos que almejam uma forma de vida baseada em princípios holísticos e humanistas (o que, grosso modo, se diferencia das ideias com maior fluência no campo científico). O tratamento sério de seus conteúdos pela ciência é um fator que pode estimular o progresso democrático deste empreendimento; e 4. a antroposofia é mais uma abordagem do mundo interessada em compreender objetos e fenômenos e aplicar conhecimento em diversas áreas. Absorver esta contribuição e dar chances para que ela seja estudada de forma não excludente colabora com o progresso científico porque a diversidade do universo requisita que o conhecimento seja desenvolvido sob uma pluralidade de teorias e métodos
ABSTRACT: Rudolf Steiner (1861-1925) was an Austro-Hungarian researcher who inaugurated the Anthroposophy and many research practices and application of the knowledge based on it. Despite having mobilized allies and proliferated practices based on his cosmology, Steiner couldn't achieve his objective of being acknowledged as a scientist, being ignored or considered discredited by the academic community. Paul Feyerabend (1924-1994) was a critic of the philosophy of science who abandoned demarcation criteria and developed ideas favourable to scientific democracy, advocating that the science is essentially a plural enterprise and this characteristic is indispensable for its progress. The general objective of the research was to determine how the consideration of the Rudolf Steiner's work by the scientific community would impact the progress of the science, according to the global pluralism of Paul Feyerabend. To this end, a bibliographic case study was developed, using as theoretical instrument the writings selected by Luiz Henrique de Lacerda Abrahão to characterize the gradual extent of the feyerabendian pluralism on the theoretical, methodological, cultural and ontological scope. The results have shown that on the global pluralism's perspective of Paul Feyerabend, the consideration of Steiner's work would be salutary for the scientific progress mainly to the following reasons: 1. in the field of education, the existence of Rudolf Steiner's theory have brought controversy that allows to notice difficulties in hegemonic pedagogies, including with consequences to other fields, such as health, psychology, sociology, etc.; 2. the peculiarity of the steinerian method must be a reason for its consideration other than its disregard, considering the feyerabendian principle of methodological proliferation; 3. The anthroposophy is a particular research tradition and application of knowledge that have been sustained as a viable solution, in many areas, for individuals who seek a way of life based on holistic and humanist principles (which broadly speaking, differs from ideas with higher influence in the scientific field). The serious use of its contents by the science is a factor that can stimulate the democratic progress of this enterprise; and 4. the anthroposophy is one more approach to the world that is interested in comprehending objects and phenomena, and in applying knowledge in different areas. Absorbing this contribution and giving chances for it to be studied in a non-exclusionary way, collaborates with the scientific progress because the diversity of the universe requires the knowledge to be developed under a plurality of theories and methods
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Ourides Santin Filho
Coorientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2019
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8483
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Francine Marcondes Castro Oliveira_2019.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.