Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8502
Autor(es): | Venante, Helena Sandrini |
Orientador: | Fracasso, Marina de Lourdes Calvo |
Título: | Padrão de saúde bucal na adolescência e a sua relação com a implementação de medidas educativo-preventivas nos primeiros anos de vida |
Banca: | Poli-Frederico, Regina Célia |
Palavras-chave: | Saúde bucal - Prevenção;Criança - Saúde Bucal - Prevenção;Adolescência - Saúde Bucal |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | VENANTE, Helena Sandrini. Padrão de saúde bucal na adolescência e a sua relação com a implementação de medidas educativo-preventivas nos primeiros anos de vida. 2017. 60 f. Dissertação (mestrado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2017., Maringá, PR. |
Abstract: | Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a condição de saúde bucal de adolescentes que participaram de um programa educativo e preventivo na primeira infância e a sua relação com o histórico odontológico nos primeiros anos de vida. A amostra foi obtida por conveniência, utilizando-se prontuários dos pacientes participantes da Clínica de bebês do Município de Maringá-Pr, tendo como critérios de inclusão: crianças adscritas ao programa no primeiro ano de vida e ter boa saúde geral. A amostra foi dividida em três grupos: Grupo 1 - pacientes que completaram o atendimento no programa e receberam alta; Grupo 2 - crianças que abandonaram o programa antes de dois anos de idade; Grupo 3 - pacientes que abandonaram o programa depois de dois anos de idade. Os dados foram coletados, a partir de duas etapas: Etapa 1- foram utilizados os prontuários dos bebês, em papel, e consideradas a seguintes variáveis: dados sócio demográficos, história da dieta alimentar, história da higiene bucal, história de cárie dentária (ceo-d incial e final) e informações pertinentes a adesão ao programa; Etapa 2- Por meio do acesso ao prontuário eletrônico, através do cartão SUS, foram coletados dados do odontograma do paciente e desta forma analisados o CPO-D do último atendimento do paciente na rede de saúde do município. Os dados foram tabulados no programa SPSS para análise através da estatística descritiva, posterior Teste de Associação entre as variáveis e o Teste de Friedman, para o mesmo grupo em diferentes períodos (p< 0,05). Com relação aos aspectos sociodemográficos, a maioria das famílias demonstrou ter renda de 1 a 3 salários mínimos, escolaridade materna de 9 a 11 anos de estudo e até 2 filhos. Dos pré-escolares que receberam alta, 25,9% relataram escovar os dentes 3 ou mais vezes ao dia e 77,8% continuou o tratamento odontológico na adolescência. Crianças do grupo abandono >2 (71,2%) apresentavam se menos receptivos ao tratamento nos primeiros anos de vida. Houve uma maior incidência de cárie, em todos os grupos estudados, proporcional ao avanço da idade, embora no grupo abandono > de dois anos a severidade tenha sido maior. Já para o CPO-D houve um incremento maior no índice de cárie dos adolescentes, cujo o atendimento havia sido interrompido depois dos 2 anos de idade. Conclui-se, portanto, que o programa educativo-preventivo revelou ser eficaz e refletiu na condição de saúde bucal durante a adolescência, uma vez que crianças que concluíram o programa apresentavam melhores hábitos de higiene nos primeiros anos de vida e buscavam a manutenção de uma boa condição de saúde bucal na adolescência. Existe ainda a necessidade por parte da equipe de saúde, de um maior envolvimento junto aos familiares, criando metodologias de trabalho pró-ativas, que busquem um menor índice de evasão do programa, extensão das medidas educativas e preventivas aos adolescentes, contribuindo assim com a manutenção da saúde bucal da população até a vida adulta. Abstract: The objective of this study was to evaluate the oral health status of adolescents who participated in an educational and preventive program in early childhood and its relationship with dental history in the first years of life. The sample was obtained for convenience, using medical records of the patients participating in the Babies Clinic of the Municipality of Maringá-Pr, with as inclusion criteria: children enrolled in the program in the first year of life and general good health. The sample was divided into three groups: Group 1 - patients who completed the care in the program and were discharged; Group 2 - children who dropped out before two years of age; Group 3 - patients who left the program after two years of age. The data were collected from two stages: Step 1 - the infant's medical records were used on paper and the following variables were considered: socio-demographic data, food diet history, history of oral hygiene, history of dental caries (Initial and final) and information relevant to membership of the program; Step 2 - Through the access to the electronic medical record, through the SUS card, data were collected from the patient's current odontogram and thus analyzed the CPO-D of the last patient care in the health network of the municipality. The data were tabulated in the SPSS program for analysis through descriptive statistics and later Test of Association between the variables and the Friedman test, for the same group in different periods (p <0.05). Regarding the sociodemographic aspects, the majority of families showed income of 1 to 3 minimum salaries, maternal schooling of 9 to 11 years of schooling and up to 2 children. Of the preschoolers who were discharged, 25.9% reported brushing their teeth 3 or more times a day and 77.8% continued dental treatment in adolescence. Children in the abandonment group> 2 (71.2%) were less receptive to treatment in the first years of life. There was a higher incidence of caries, in all groups studied, proportional to the advancement of age, although in the abandonment group of two years the severity was greater. For the CPO-D, there was a higher increase in the caries index of adolescents, whose care had been interrupted after 2 years of age. It was concluded, therefore, that the educational-preventive program proved to be effective and reflected in the oral health condition during adolescence, since children who concluded the program had better hygiene habits in the first years of life and sought to maintain a Good oral health condition in adolescence. There is also a need on the part of the health team for a greater involvement with the family members, creating proactive work methodologies, seeking a lower rate of evasion of the program, extension of educational and preventive measures to adolescents, thus contributing to the Maintenance of the oral health of the population until adult life. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Marina de Lourdes Calvo Fracasso. Coorientador: Prof. Dr. Sandra Mara Maciel. Dissertação (mestrado em Odontologia Integrada) - Universidade Estadual de Maringá, 2017. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8502 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Helena Sandrini Venante_2017.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.