Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8526
Autor(es): Araújo, Vanessa Freitag de
Orientador: Costa, Célio Juvenal
Título: Francisco Xavier e a missão jesuítica no oriente : catequese e educação (1540-1552)
Banca: Santos, Antonio Cesar de Almeida
Banca: Marroni, Paula Carolina Teixeira
Banca: Schelbauer, Analete Regina
Banca: Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de, 1957-
Palavras-chave: Educação;História da educação;Império Português;Companhia de Jesus;Francisco Xavier;Século 16
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ARAÚJO, Vanessa Freitag de. Francisco Xavier e a missão jesuítica no oriente: catequese e educação (1540-1552). 2018. 213 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Pesquisa sobre o pensamento do padre espanhol Francisco Xavier (1506-1552), importante liderança jesuítica no Oriente no século XVI. O modelo de atuação do missionário marcou o catolicismo e foi fundamental para a expansão ultramarina portuguesa, de maneira compreende-se que a influência do jesuíta resultou em uma construção de uma figura heroica do mesmo. Legou-nos, entre suas correspondências com os membros da Companhia de Jesus e do Padroado Real Português, o total de cento e trinta e sete registros de suas missões. Tais obras foram escritas em meio ao clima da pujança jesuítica na educação e na catequese, e expressam brilhantemente a filosofia educacional da Ordem, bem como fornecem subsídios para a compreensão das relações humanas dentro do contexto colonial lusitano, em territórios cujas culturas eram estabelecidas. Este estudo foi realizado a partir da historiografia contemporânea da educação, das biografias sobre o jesuíta e da análise de fontes primárias, que se configuram como fundamentais para a compreensão da própria expansão do catolicismo no Oriente. O conceito de educação utilizado no trabalho está interligado à ideia de civilidade enquanto aperfeiçoamento do comportamento social, na qual o ato de educar compreende retirar do homem aquilo que lhe é instintivo e primitivo e a introjeção das normas sociais estabelecidas, consoante ao contexto histórico em que se insere o objeto de estudo. Em razão da influência da Ordem para educação na modernidade, a pesquisa buscou preencher uma lacuna nos estudos sobre o Apóstolo das Índias por uma perspectiva educacional
ABSTRACT: Research about the thoughts of the spanish priest Francisco Xavier (1506-1552), an important jesuit leadership in the East in the sixteenth century. The missionary role model marked catholicism and was essential for the portuguese overseas expansion, in a way that it is understood that the influence of this jesuit resulted in a construction of a heroic figure of him. His legacy, among his correspondence with members of the Society of Jesus and the Real Portuguese Patronage, totalizes one hundred and thirty-seven letters about his missions Such Works were written amidst the Jesuit puissance in education and in catechesis, and brilliantly express the educational philosophy of the Order, as well provides subsidies for the understanding of human relations within the lusitanian colonial context, in territories whose cultures were established. This study was conducted by the contemporary historiography of education, the biographies about the jesuit and analysis of primary sources, which are configured as a key to understanding the expansion of catholicism in the East. The concept of education used at this work is linked to the idea of civility as improvement of social behavior, in which the act of educating comprises removing from man what is instinctive and primitive and the internalization of the established social norms, according to the historical context in which the object of study is inserted. In reason of the Order influence in education in modernity, this research intended to fill a gap in the studies about the Apostle of the Indies by an educational perspective
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Célio Juvenal Costa
Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8526
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vanessa Freitag de Araujo_2018.pdf10,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.