Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Célio Juvenalpt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Vanessa Freitag dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T19:09:18Z-
dc.date.available2025-01-28T19:09:18Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Vanessa Freitag de. Francisco Xavier e a missão jesuítica no oriente: catequese e educação (1540-1552). 2018. 213 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8526-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Célio Juvenal Costapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2018pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Pesquisa sobre o pensamento do padre espanhol Francisco Xavier (1506-1552), importante liderança jesuítica no Oriente no século XVI. O modelo de atuação do missionário marcou o catolicismo e foi fundamental para a expansão ultramarina portuguesa, de maneira compreende-se que a influência do jesuíta resultou em uma construção de uma figura heroica do mesmo. Legou-nos, entre suas correspondências com os membros da Companhia de Jesus e do Padroado Real Português, o total de cento e trinta e sete registros de suas missões. Tais obras foram escritas em meio ao clima da pujança jesuítica na educação e na catequese, e expressam brilhantemente a filosofia educacional da Ordem, bem como fornecem subsídios para a compreensão das relações humanas dentro do contexto colonial lusitano, em territórios cujas culturas eram estabelecidas. Este estudo foi realizado a partir da historiografia contemporânea da educação, das biografias sobre o jesuíta e da análise de fontes primárias, que se configuram como fundamentais para a compreensão da própria expansão do catolicismo no Oriente. O conceito de educação utilizado no trabalho está interligado à ideia de civilidade enquanto aperfeiçoamento do comportamento social, na qual o ato de educar compreende retirar do homem aquilo que lhe é instintivo e primitivo e a introjeção das normas sociais estabelecidas, consoante ao contexto histórico em que se insere o objeto de estudo. Em razão da influência da Ordem para educação na modernidade, a pesquisa buscou preencher uma lacuna nos estudos sobre o Apóstolo das Índias por uma perspectiva educacionalpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Research about the thoughts of the spanish priest Francisco Xavier (1506-1552), an important jesuit leadership in the East in the sixteenth century. The missionary role model marked catholicism and was essential for the portuguese overseas expansion, in a way that it is understood that the influence of this jesuit resulted in a construction of a heroic figure of him. His legacy, among his correspondence with members of the Society of Jesus and the Real Portuguese Patronage, totalizes one hundred and thirty-seven letters about his missions Such Works were written amidst the Jesuit puissance in education and in catechesis, and brilliantly express the educational philosophy of the Order, as well provides subsidies for the understanding of human relations within the lusitanian colonial context, in territories whose cultures were established. This study was conducted by the contemporary historiography of education, the biographies about the jesuit and analysis of primary sources, which are configured as a key to understanding the expansion of catholicism in the East. The concept of education used at this work is linked to the idea of civility as improvement of social behavior, in which the act of educating comprises removing from man what is instinctive and primitive and the internalization of the established social norms, according to the historical context in which the object of study is inserted. In reason of the Order influence in education in modernity, this research intended to fill a gap in the studies about the Apostle of the Indies by an educational perspectivept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectImpério Portuguêspt_BR
dc.subjectCompanhia de Jesuspt_BR
dc.subjectFrancisco Xavierpt_BR
dc.subjectSéculo 16pt_BR
dc.subject.ddc370.1pt_BR
dc.titleFrancisco Xavier e a missão jesuítica no oriente : catequese e educação (1540-1552)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Santos, Antonio Cesar de Almeida-
dc.contributor.referee2Marroni, Paula Carolina Teixeira-
dc.contributor.referee3Schelbauer, Analete Regina-
dc.contributor.referee4Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de, 1957--
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical213 f. : il. (Algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vanessa Freitag de Araujo_2018.pdf10,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.