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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Neil Armstrong Franco de | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Rafael Vitória | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T12:02:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T12:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, Rafael Vitória. Gêneros do discurso em contexto empresarial: implementação de uma proposta didático-metodológica sob perspectiva dialógica. 2024. 297 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8532 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Neil Armstrong Franco de Oliveira. | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Considerando a lacuna desvelada no âmbito das pesquisas que tematizam os gêneros discursivos empresariais, com ênfase em análise e descrição, sendo que as poucas voltadas ao ensino se atêm a instâncias formais de educação, o objetivo deste trabalho foi compreender como a implementação de uma proposta didático-metodológica, engendrada em uma visada dialógica, no contexto de uma empresa, afeta a escrita dos participantes com base nos gêneros discursivos escolhidos, a percepção quanto à experiência de aprendizagem e, finalmente, os resultados do negócio. Para tanto, amparamo-nos em escritos do Círculo de Bakhtin na condição de teoria base, especialmente no que tange aos conceitos de gênero do discurso, posição valorativa, entonação e relações dialógicas. Complementarmente, apoiamo-nos na perspectiva da Clínica da Atividade, de modo precípuo em torno do conceito de gênero de atividades profissionais. De natureza qualitativa, esta pesquisa constitui-se metodologicamente como pesquisa-ação, tendo ancoragem na Linguística Aplicada sócio-histórica. A referida proposta foi conduzida, a partir da Universidade Corporativa da empresa Pixeon, com 24 participantes que fazem parte da área de Implantação - Atenção Clínica nos cargos de Consultor de Implantação, Gestores de Projeto e Coordenadoras. O corpus foi composto por enunciados proferidos pelos participantes nas avaliações de aprendizagem, de reação, de comportamento e de resultados previstas no escopo dessa proposta, bem como em fontes de dados secundárias (interações orais e chats). Como resultados, na avaliação de aprendizagem que versou sobre os dois gêneros mais utilizados pelos participantes, o Relatório Diagnóstico de Uso e o E-mail de Resposta à Dúvida de Cliente, identificamos uma evolução na escrita em todos os critérios avaliados, com maior destaque na adequação ao contexto de produção, ao tema e ao estilo formal e, especificamente para o relatório, no critério de coesão, coerência e concisão. Isso fez com que os textos avançassem do quadrante "atende parcialmente" para o "atende", de acordo com a escala estabelecida. Com relação às variáveis da análise, verificamos que ter experiência prévia com o gênero discursivo e atuar no cargo de Consultor de Implantação, que produz efetivamente o relatório nas suas atividades e tem maior conhecimento sobre o sistema para responder às dúvidas do e-mail, impacta diretamente em uma maior evolução na escrita. Além disso, ter um tempo maior de empresa também influencia nessa evolução, principalmente quanto aos aspectos discursivos do relatório, sendo menos proeminente para o e-mail, que é um gênero mais comum às empresas no geral. No tocante à avaliação de reação e às fontes de dados secundárias, concluímos que, em sua maioria, os participantes valoraram positivamente a experiência de aprendizagem, destacando a qualidade do conteúdo e a abordagem do instrutor, assim como a contribuição para a prática de suas atividades. Houve também um reconhecimento de mudanças na visão sobre a linguagem, oscilando entre a concepção estruturalista e a dialógica. Algumas poucas valorações não positivas se deram pela falta de aviso prévio sobre a disponibilização de materiais e pela persistência da insegurança na escrita. A respeito da avaliação de comportamento, os demandantes avaliaram positivamente a melhoria na escrita dos participantes, no que se refere ao conhecimento, atitude/comportamento e habilidade. Com relação ao impacto nos resultados do negócio, embora os demandantes tenham mencionado que esses ocorreram, os dados não foram conclusivos em razão da não estruturação de indicadores próprios. Eles também citaram lacunas nos itens de concordância e impessoalidade, mas que estavam fora do escopo. Esperamos que os resultados deem maior visibilidade às contribuições da Ciência da Linguagem dentro das empresas, abrindo oportunidades para profissionais da área. Além do mais, a estrutura da proposta didático-metodológica pode comportar adequações para sua implementação em outros cenários corporativos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Considering the gap revealed in research addressing business discourse genres, which focuses predominantly on analysis and description, with few studies on teaching centered on formal educational settings, the objective of this work was to understand how implementing a didactic-methodological proposal, designed from a dialogical perspective, within a company context affects participants' writing based on chosen discourse genres, their perception of the learning experience, and, ultimately, the business results. To achieve this, we used writings from the Bakhtin Circle as foundational theory, particularly regarding concepts such as discourse genre, evaluative position, intonation and dialogical relations. Additionally, we drew on the Clinic of Activity perspective, especially concerning the concept of professional activity genres. This research is qualitative in nature and methodologically framed as action research, anchored in socio-historical Applied Linguistics. The proposal was conducted by Pixeon's Corporate University with 24 participants from the Implementation - Clinical Care area in roles such as Implementation Consultant, Project Managers, and Coordinators. The corpus included utterances from participants in assessments of learning, reaction, behavior and results as outlined in the proposal, as well as secondary data sources (oral interactions and chats). Results from the learning assessment, which focused on the two most utilized genres by participants -the Diagnostic Report of Usage and the Customer Inquiry Response Email - showed improvements in writing across all evaluated criteria, with notable progress in suitability to the production context, theme and formal style. Specifically for the report, improvements were observed in cohesion, coherence and conciseness, resulting in a shift of texts from the "partially meets" to the "meets" quadrant according to the established scale. Analysis revealed that prior experience with the discourse genre and working as an Implementation Consultant - who actively produces reports and has greater system knowledge for responding to email inquiries - directly impacts writing progress. Additionally, longer tenure at the company influences progress, particularly concerning the discursive aspects of the report, which are less prominent for the email genre, more common across companies. In terms of reaction assessment and secondary data sources, participants generally valued the learning experience positively, highlighting content quality, the instructor's approach and its contribution to their professional practice. There was also acknowledgment of shifts in their view of language, moving between structuralist and dialogic perspectives. Some negative feedback was due to a lack of prior notice about material availability and persistent insecurity in writing. The behavioral assessment showed that the demanders positively evaluated improvements in participants' writing regarding knowledge, attitude/behavior and skills. Although the demanders reported impacts on business results, data were inconclusive due to the absence of specific indicators. They also noted gaps in agreement and impersonality, which were beyond the scope. We hope the results will enhance the visibility of Language Science contributions within companies, creating opportunities for professionals in the field. Furthermore, the structure of the didactic-methodological proposal can be adjusted for implementation in other corporate scenarios. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Concepção dialógica de linguagem. | pt_BR |
dc.subject | Universidade corporativa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros do discurso | pt_BR |
dc.subject | Proposta didático-metodológica | pt_BR |
dc.subject | Escrita empresarial | pt_BR |
dc.subject.ddc | 401.41 | pt_BR |
dc.title | Gêneros do discurso em contexto empresarial : implementação de uma proposta didático-metodológica sob perspectiva dialógica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Hélcius Batista | - |
dc.contributor.referee2 | Romualdo, Edson Carlos | - |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Pollyanne Bicalho | - |
dc.contributor.referee4 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 297 f. : il. color., figs., tabs., maps. | - |
dc.subject.cnpq2 | Letras | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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