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dc.contributor.advisorJati, Susicley, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Aniele Calispt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T15:37:41Z-
dc.date.available2024-12-19T15:37:41Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Aniele Calis. Alfabetização visual e ambiental: proposta para o despertar de um olhar reflexivo sobre a problemática do lixo em Goioerê no Noroeste do Paraná. 2019. 152 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8561-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Susicley Jatipt_BR
dc.descriptionAcompanha produto educacional: Maria Alice no país dos recicláveis.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A interferência humana desmedida sobre a natureza culminou nas condições que atualmente vivenciamos, como a poluição das águas e do ar, desmatamentos, extinção de espécies, contaminação do solo, bem como de alimentos. Repensar práticas de cunho socioambiental, que viabilizem uma mudança comportamental, voltadas para o pensamento ecologicamente sustentável é imprescindível. Atualmente a importância em reconhecer e fomentar iniciativas que caminhem no sentido de minimizar os efeitos da geração crescente dos resíduos se mostra essencial para garantir a sobrevivência com qualidade para as gerações futuras. Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), decorre da linha de Pesquisa de Formação, Ambiente e Sociedade. Tem como objetivo compreender como a Alfabetização visual pode ser uma possibilidade de auto(trans)formação e despertar um olhar reflexivo sobre a Educação Ambiental. Trata-se de uma proposta pedagógica relacionada à produção e ao gerenciamento dos resíduos sólidos no município de Goioerê - PR. A contextualização desse trabalho foi realizada em uma escola da rede Estadual de Ensino, junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Esta pesquisa é colaborativa, qualitativa, de cunho interpretativo, sendo os instrumentos utilizados para a coleta de dados os registros escritos e as imagens inventivas, ou seja, as representações dos participantes. Com a análise dos dados, foi possível verificar que as imagens usadas nas práticas pedagógicas até então representavam somente ilustrações e não uma unidade de sentido, não sendo reconhecidas como um importante recurso pedagógico na construção do ensino aprendizagem. Porém, averiguou-se que por meio das intervenções investigativas-formativas, houve sensibilização quanto ao uso da imagem como forma de linguagem capaz de promover a alfabetização visual e consequentemente ambiental quando utilizadas como recurso pedagógico, pois possuem significados em si, propiciando uma nova perspectiva socioambientaldo Paranápt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Inordinate human interference with nature has culminated in the conditions we currently experience, such as water and air pollution, deforestation, species extinction, soil contamination, as well as food. Rethinking socio-environmental practices that enable behavioral change, focused on ecologically sustainable thinking, is essential. Today, the importance of recognizing and fostering initiatives to minimize the effects of increasing waste generation is essential to ensure quality survival for future generations. This master's dissertation, developed in the Graduate Program Professional Master in National Network for the Teaching of Environmental Sciences, from the State University of Maringá (UEM), stems from the line of Training Research, Environment and Society. It aims to understand how visual literacy can be a possibility of self (trans) formation and arouse a reflective look on Environmental Education. This is a pedagogical proposal related to the production and management of solid waste in the municipality of Goioerê- PR. The contextualization of this work was carried out in a state school system, with students of the 6th grade of Elementary School II. This research is collaborative, qualitative, interpretative in nature, and the instruments used for data collection are written records and inventive images, that is, the participants' representations. With the analysis of the data, it was possible to verify that the images used in the pedagogical practices until then represented only illustrations and not a unit of meaning, not being recognized as an important pedagogical resource in the construction of the teaching learning. However, it was found that through investigative-formative interventions, there was awareness about the use of the image as a form of language capable of promoting visual literacy and consequently environmental when used as a pedagogical resource, as they have meanings in themselves, providing a new perspective. Social and environmentalpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas socioambientaispt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleAlfabetização visual e ambiental : proposta para o despertar de um olhar reflexivo sobre a problemática do lixo em Goioerê no Noroeste do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Paccola, Edineia A. de Souza-
dc.contributor.referee2Milani, Rute Grossi-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê, PR-
dc.description.physical152 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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