Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8629
Autor(es): | Nogueira, Geovana Gea |
Orientador: | Alves, André Augusto de Almeida |
Título: | O projeto arquitetônico como laboratório experimental na arquitetura paulista : Vilanova Artigas na década de 1950 |
Banca: | Hirao, Hélio |
Banca: | Silva, Ricardo Dias |
Palavras-chave: | Arquitetura moderna - São Paulo (SP) - 1950;Modernização;Laboratório experimental |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | NOGUEIRA, Geovana Gea. O projeto arquitetônico como laboratório experimental na arquitetura paulista: Vilanova Artigas na década de 1950. 2018. xiii, 94 f. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A década de 1950 se caracterizou pela intensa industrialização, modernização e transformação da sociedade brasileira ao mesmo tempo em que houve a reprodução de um passado tradicional. Vilanova Artigas, inserido neste contexto, propôs a partir da sua volta da URSS em 1953 até a segunda casa para Mário Taques Bittencourt em 1959, novas espacialidades, novas formas de morar e o uso de novas tecnologias por meio de estudos que caracterizam seus projetos como verdadeiros laboratórios experimentais. A partir disto, lançamos um novo olhar para os trabalhos de Artigas neste período por meio da visão de Caio Prado Junior acerca do Brasil moderno e do seu desenvolvimento desigual e combinado. Desta forma, têm-se a partir das analises aqui realizadas, que os projetos construídos no período de 1953 até 1959, entendidos na dialética entre moderno e arcaico, configuraram novos padrões formais e tecnológicos simultaneamente em que reproduziram os impasses da modernização brasileira ABSTRACT: The 1950s were characterized by the intense industrialization, modernization and transformation of Brazilian society, at the same time as the reproduction of a traditional past. Vilanova Artigas inserted in this context proposed from his return from the USSR in 1953 to the second home to Mário Taques Bittencourt in 1959, new spatialities, new ways of living and the use of new technologies through studies that characterize his projects as real laboratories experiments. From this we take a new look at the works of Artigas in this period through Caio Prado Junior's vision of modern Brazil and its uneven and combined development. In this way, the analyzes made here show that the projects constructed in the period from 1953 to 1959, understood in the dialectic between modern and archaic, formed new formal and technological patterns simultaneously in which they reproduced the impasses of Brazilian modernization |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. André Augusto de Almeida Alves Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Maringá, 2018 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8629 |
Aparece nas coleções: | 2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Geovana Gea Nogueira_8018.pdf | 9,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.