Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8662
Autor(es): Andrade, Cíntia Cristiane de
Orientador: Obara, Ana Tyomi
Título: Educação ambiental no ensino da matemática : desafios e práticas para uma educação crítica e transformadora na Educação de Jovens e Adultos – EJA
Banca: Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Banca: Kovalski, Mara Luciane
Banca: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Banca: Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Palavras-chave: Ensino de matemática - Educação ambiental;Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Matemática;Questões socioambientais;Educação crítica e emancipatória;Sequências didáticas
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ANDRADE, Cíntia Cristiane de. Educação ambiental no ensino da matemática: desafios e práticas para uma educação crítica e transformadora na Educação de Jovens e Adultos – EJA . 2022. 511 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um campo do saber cheio de desafios e potencialmente transformador, sendo inegável o papel do professor em desenvolver um trabalho com a Educação Ambiental (EA) em sua perspectiva crítica, para que, de fato, tal potencial se concretize e desencadeie mudanças nos alunos. A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o impacto da proposição de sequências didáticas em EA, no ensino da Matemática na EJA. Com esse propósito, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com os alunos da disciplina de Matemática - Ensino Fundamental na EJA. As aulas de intervenção, na forma de Sequências Didáticas (SD), foram planejadas pela própria pesquisadora, com base em temas geradores, visando à contextualização de questões socioambientais para trabalhar os conhecimentos matemáticos. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas e atividades desenvolvidas durante as aulas, bem como, mediante a caracterização dos conteúdos no livro didático da referida disciplina. Para a análise dos dados adotou-se a Análise de Conteúdo sob a ótica de Bardin (2016), a qual contemplou três fases: 1) pré- análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A partir da análise dos dados obtidos com o desenvolvimento do projeto de intervenção, sobre as concepções de Meio Ambiente e de EA predominantes entre os alunos, destacamos a concepção de Meio Ambiente como "Natureza", e de EA ainda em construção, predominando a "Naturalista". A escassez de propostas que vinculem a inserção da EA no ensino da Matemática na EJA ficou evidente, tanto durante as pesquisas bibliográficas efetuadas, quanto no que diz respeito ao trabalho com a EA na referida escola, na qual a pesquisa foi desenvolvida, onde é praticamente inexistente, segundo os professores entrevistados. Diante de tal contexto, conclui-se que é de extrema relevância para os alunos da EJA que mais intervenções com esse enfoque sejam efetuadas, pois ao associar aspectos socioambientais ao ensino da Matemática na EJA, de modo a valorizar o conhecimento e a realidade desse aluno, em uma perspectiva emancipatória, o processo de ensino e aprendizagem torna-se muito mais significativo e transformador. Portanto, essa proposta potencialmente significativa pode contribuir com a inserção da EA em uma vertente crítica no ensino da Matemática na EJA.
ABSTRACT: Youth and Adult Education (EJA) is a field of knowledge full of challenges and potentially transformative, and the role of the teacher in developing a work with Environmental Education (EE) in its critical perspective is undeniable so that such potential actually becomes materialize and trigger changes in students. The presente research had as main objective to understand the impact of the proposition of didactic sequences in EE in the teaching of Mathematics in the EJA. For this purpose, a qualitative research was developed, characterized as a case study, with students of Mathematics - Elementary School at EJA. The intervention classes in the form of Didactic Sequences (DS) were planned by the researcher herself, based on generating themes, aiming to contextualize socio-environmental issues to work mathematical contents. Data collection was carried out through interviews and activities carried out during the classes, as well as through the analysis of the textbook of Mathematics. For data analysis, Content Analysis was adopted from the perspective of Bardin (2016), which included three phases: 1) pre- analysis, 2) exploration of the material and 3) treatment of results, inference and interpretation. From the analysis of the data obtained with the development of the intervention project among the conception of Environment and EE predominant among the students, we highlight the conception of Environment as "Nature" and of EE still under construction, predominating the "Naturalist". The scarcity of proposals that link the insertion of EE in the teaching of Mathematics in the EJA was evident, both during the bibliographic research carried out, and with regard to the work with EE in the aforementioned school in which the research was developed, where it is practically non- existent. , according to the teachers interviewed. In view of the context presented, it was concluded that it is extremely relevant for EJA students that more interventions with this focus are carried out, because by associating socio-environmental aspects to the teaching of Mathematics in EJA, in order to value the knowledge and reality of this student from an emancipatory perspective, the teaching and learning process becomes much more significant and transformative, therefore, this potentially significant proposal can contribute to the insertion of EE in a critical aspect in the teaching of Mathematics in EJA.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Tiyomi Obara
Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8662
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cintia Cristiane de Andrade_2022.pdf7,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.