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Autor(es): Futata, Marli Delmônico de Araújo
Orientador: Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de, 1957-
Título: A companhia de Jesus no Japão e a ação missionária e educacional na segunda metade do século XVI
Banca: Mainka, Peter Johann
Banca: Rocha, Alessandro Santos da
Banca: Pasquini, Adriana Salvaterra
Banca: Periotto, Macília Rosa
Palavras-chave: Educação;História da educação;Companhia de Jesus - Japão - Século 16
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: FUTATA, Marli Delmônico de Araújo. A companhia de Jesus no Japão e a ação missionária e educacional na segunda metade do século XVI. 2018. 181 f. Tese (doutorado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Essa pesquisa discute a atuação da Companhia de Jesus no Japão, na segunda metade do século XVI (1549-1597), tendo como fonte principal a obra Historia de Japam, do jesuíta Luis Fróis que viveu no Japão entre os anos 1563 e 1597. A investigação buscou entender a atuação da Companhia de Jesus no Japão do século XVI a partir das especificidades que caracterizavam os japoneses desse período. Os japoneses do século XVI possuíam o domínio da leitura e da escrita, diferentemente da grande maioria dos outros povos, entre os quais os padres da Companhia estavam presentes trabalhando na obra de catequese no mesmo período, Desse modo temos uma cultura letrada, os jesuítas, em contato com outa cultura letrada, os japoneses. Tal constatação me levou a seguinte hipótese: a singularidade que marcou esse encontro - o letramento dos japoneses e dos jesuítas - influenciou a prática missionária e educativa levada a efeito pela Companhia de Jesus no Japão. Prática essa que deve ser analisada a partir de pressupostos teórico-metodológicos que consideram o homem como um ser social, produtor de sua própria história, transformador da sociedade e sujeito transformado por ela. Dessa maneira, as relações luso-nipônicas que se estabeleceram desde a chegada dos portgueses ao Japão, em Tanegashima, em 1543, até o final do século XVI, devem ser analisadas a partir de um quadro maior, o da expansão portuguesa. Empreendimento que utilizou o comércio, a cruz, e muitas vezes,a espada. Nesse quadro, os missionarios jesuítas que integraram a missão no Japão, participaram de maneira efetiva, contribuindo para a disseminação da cultura ocidental bem como dando à Europa o conhecimento da cultura japonesa. Maarcaram e foram marcados pela história e cultura da Terra do Sol Nascente. O recorte cronológico da pesquisa é dado pelo período em que os primeiros missionários jesuítas desembarcaram em Kagoshima, região sul do Japão, chefiados por Francisco Xavier, em 1549, ao primeiro martírio dos cristãos, em Nagasaki, no ano de 1597. Esse período, praticamente coincide com a Era Azuchi-Momoyama (1568-1600) , quando ocorreram as últimas décadas da Sengoku Jidai (estados em guerra), o início do processo de unificação do território japonês e o primeiro édito de expulsão dos missionários católicos do Japão, em 1587.
Abstract: This research discusses the performance of the Society of Jesus in Japan in the second half of the 16th century (1549-1597). Its main source is the Historia de Japam, by the Jesuit Luís Fróis, who lived in japan between 1563 and 1597. the investigation sought to understand the performance of the Society of Jesus in the sisteenth-century Japan from the specificities that characterized the Japanese of that period. The japanese of the 16th century possessed the domain of reading and writing, unlike the great majority of other peoples, among whom the Company's priests were present working in the work of catechesis in the same period. Thus, we have tellered culture, the Jesuits, in contact with another lettered culture, the Japanese. This observation led me to the following hypothesis: the singularity that marked this meeting - the literacy of the Japanese and the Jesuits - influenced the missionary and educational practice carried out by the Society of Jesus in Japan. The practice must be analyzed from theoretical and methodological assumptions that consider man as a social being, producer of its own history, a social changer and a changed person by it. The luso-japanese relation was established since the Portuguese arrival in Japan south, in Tanegashima, in 1543, through the XVI century end, has to be analyzed as of a larger pattern, the Portuguese expansion. Enterprises that used trade, cross and sometimes, the sword. In this case, the Jesuits missionaries that were embedded on a mission in Japan participated in an effective way, contributed to disseminate the occidental culture like giving Europe the Japanese culture. They marked and were marked by history and culture from "Land of the Rising Sun". The chronological clipping is about the firsts Jesuits missionaries' arrival in Kagoshima headed by Francisco Xavier, em 1549, to the first Christians martyrdom, in Nagasaki, in 1597. This period, practically coincided with the Azuchi-Momoyama (1568-1600), when occurred the last Sengoku Jidia (states in war) decades, the beggining of territory unification process and the firsts Catholics missionaries expulsion edict, in 1587.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
Tese (doutorado em Educação)--Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8685
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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