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Autor(es): Santin, Rafael Henrique
Orientador: Oliveira, Terezinha
Título: A proposta tomasiana para a formação do educador no ocidente medieval do século xiii : o intelecto como o princípio essencial da sabedoria magistral
Palavras-chave: História da educação medieval;Formação do mestre;Sabedoria;Tomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274
Data do documento: 2018
Abstract: RESUMO: A tese que apresentamos para concluir o curso de Doutorado em Educação se insere no campo da História da Educação, tendo como tema as reflexões de Tomás de Aquino sobre a formação do mestre no contexto da Cristandade ocidental do século XIII. A pesquisa centra-se na ideia de que a sabedoria se constitui como o princípio fundamental para a formação do mestre, de acordo com o teólogo dominicano. Outrossim, indagamos sobre o conteúdo dessa 'sabedoria', isto é, quais os pressupostos essenciais que o mestre deveria apreender para se tornar um mestre sábio, segundo Tomás de Aquino. O método empregado para o desenvolvimento da pesquisa é o da História Social, fundamentado principalmente nas lições de Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel. Além dos conceitos de 'História', 'História Social' e 'Fonte', procuramos aprender com esses historiadores a trabalhar com a perspectiva da Longa Duração. Entendemos que um estudo dessa natureza deve ser desenvolvido segundo os princípios da Longa Duração, pois acreditamos ser possível buscar na História lições sobre o que existe de essencial nos homens e nas sociedades. Com isso, esperamos apresentar aos nossos contemporâneos uma visão mais abrangente sobre os problemas que nos afligem no campo da educação. Nesse sentido, nossas fontes principais são A Unidade do Intelecto Contra os Averroístas, a Suma Teológica e a Suma Contra os Gentios. O trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro, refletimos sobre as circunstâncias históricas da obra tomasiana, procurando situar as propostas de Tomás de Aquino para a formação do mestre no contexto da Cristandade ocidental do século XIII. No segundo, analisamos duas obras de Tomás de Aquino que estão mais diretamente relacionadas à sua atuação como mestre universitário, A Unidade do Intelecto Contra os Averroístas e a Suma Teológica, para destacar em que consiste a sabedoria exigida pelo autor àqueles que pretendiam se tornar mestres universitários. No terceiro, dedicamo-nos a estudar as propostas de Tomás de Aquino para a formação do frade dominicano sábio, projeto que o autor desenvolve na Suma Contra os Gentios. Verificamos, com o estudo, que o teólogo dominicano não distingue a sabedoria do mestre universitário da sabedoria do frade dominicano: para ele, todos aqueles que pretendiam ensinar alguma coisa a alguém, deveriam buscar a sabedoria. Consideramos, ainda, que a formação do mestre sábio se alinha, de acordo com o teólogo dominicano, por um conhecimento profundo do intelecto. Com efeito, o intelecto foi, ao longo do século XIII, um dos principais temas de debate entre os intelectuais, de modo que compreende-lo e defini-lo era condição para entender o homem, a sociedade e a natureza. Por fim, as obras de Tomás de Aquino que nós analisamos demonstram um compromisso desse autor em refletir a formação do mestre em consonância com um projeto de civilização, que era o projeto da Civilização Cristã do Ocidente
ABSTRACT: The thesis that we present to conclude the course of Doctorate of Education is inserted in the History of Education, and has as subject the thought of Thomas Aquinas about the teacher formation in the Western Civilization in the 13rd century. The main principle of ours thesis is of witch the wisdom is, according to Dominican theologue, the foundation of teacher training. We also question about the content of this 'wisdom', that is, what is the essentials assumptions that the teacher/professor should to grasp to become a wise teacher/professor off the Thomas Aquinas' perspective. The method that we used for the development of research is of the Social History, founded mainly on the lessons of Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel. These historians are relevant to define the important concepts for the research of the history, as 'History', 'Social History', 'Font' and 'Long-Term'. We understand that a study of this type should be developed off the principles of Long-Term, so we can look for important lessons in History about what there are of essential in man and in society. With this, we want to present to the society of 21st century different ways to think the educational phenomenon. In this sense, ours main fonts are A unidade do Intelecto Contra os Averroístas, the Suma Teológica and the Suma Contra os Gentios. The work was divided into three chapters. In the first chapter, we reflect about the historical circumstances of tomasian works, inserting them in the context of Western Civilization in the 13rd century. In the second chapter, we analysis two works of Thomas Aquinas that are directly relates with his performances as university master, A Unidade do Intelecto Contra os Averroístas and the Suma Teológica, to reflect about which kind of wisdom the author demands to be university professor. In the third chapter, we studied the proposals of Thomas Aquinas to the formation of the wise Dominican friar, project developed by him in the Suma Contra os Gentios. With our research, we find that the Dominican theologian does not distinguish the wisdom of the university professor from the wisdom of the Dominican friar: for him, all educators need to seek wisdom. We further consider that the formation of the wise master is aligned, according to Thomas Aquinas, with a profound knowledge of the intellect. The intellect was one of the main themes of debate in the 13rd century, so understanding it and defining it was a condition to understand man, society and nature. Finally, the works of Thomas Aquinas that we analyze demonstrate a commitment of this author to reflect the formation of the master in consonance with a project of civilization, that was the project of the Christian Civilization of the West
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Terezinha Oliveira
Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2018
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8695
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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