Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8753
Autor(es): | Maciel, Adriana Sicati de Souza |
Orientador: | Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
Título: | O trato da ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental |
Banca: | Pizani, Juliana |
Banca: | Kravchychyn, Claudio |
Palavras-chave: | Educação física - Ginástica - Ensino fundamental;Educação física escolar;Prática docente |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MACIEL, Adriana Sicati de Souza. O trato da ginástica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 142 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O presente estudo objetivou abordar o ensino de conhecimentos conceituais e procedimentais relativos às lutas nas aulas de Educação Física para escolares do 5º (quinto) ano do ensino fundamental. Quanto a sua natureza, a pesquisa se caracteriza como aplicada, com a intenção de solucionar problemas ou necessidades concretas e/ou imediatas. Quanto ao tipo de procedimento para o processo de investigação, a pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação, bem como pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A pesquisa envolveu a participação de uma turma de estudantes de 5º (quinto) ano do sexo masculino e feminino do ensino fundamental de uma escola municipal de Londrina, estado do Paraná. Para a coleta dos dados foram realizadas: observações nas aulas, registro das observações em diários de campo e aplicação de questionários junto aos estudantes. Realizou-se uma intervenção-ação, na qual foram abordados metodologicamente os conhecimentos conceituais e procedimentais das lutas nas aulas de Educação Física para o 5º ano do ensino fundamental, no decorrer de 21 aulas, sendo duas por semana, no período matutino. Constata-se por meio das observações e anotações, bem como pelas informações fornecidas pelos alunos de forma verbal e escrita que eles estudaram e apropriaram-se dos conhecimentos conceituais e procedimentais em luta corporal. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido foi relevante para uma aprendizagem mais significativa, oportunizando aos alunos, tornarem-se conhecedores em lutas, no que se referem a sua possível origem histórica, aspectos/características universais, classificações, entendimento de algumas modalidades e vivência das ações motoras relacionadas às lutas. ABSTRACT: The present study aimed to approach the teaching of conceptual and procedural knowledge related to struggles in Physical Education classes for students in the 5th (fifth) year of elementary school. As for its nature, the research is characterized as applied, with the intention of solving concrete and / or immediate problems or needs. As for the type of procedure for the investigation process, the research is characterized as action research, as well as pedagogical intervention research. As for the approach, the research is characterized as qualitative. The research involved the participation of a group of male and female 5th year students of elementary school in a municipal school in Londrina, state of Paraná. For data collection, observations were made in class, observations were recorded in field diaries and questionnaires were applied to students. An action-intervention was carried out, in which the conceptual and procedural knowledge of the struggles in Physical Education classes for the 5th year of elementary school were methodologically addressed, during the course of 21 classes, two per week, in the morning period. It is verified through the observations and notes, as well as by the information provided by the students in verbal and written form that they studied and appropriated the conceptual and procedural knowledge in corporal fight. In this sense, the work developed was relevant for a more meaningful learning, giving students the opportunity to become knowledgeable in struggles, with regard to their possible historical origin, universal aspects / characteristics, classifications, understanding of some modalities and experience of actions related to fights. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8753 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Adriana Sicatide Souza Maciel_2020.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.