Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8754
Autor(es): Silva, Marcelo Inácio da
Orientador: Kravchychyn, Claudio
Título: Educação física escolar : desafios e possibilidades de uma proposta de plano de unidade articulado com a teoria das inteligências múltiplas
Banca: Pizani, Juliana
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Palavras-chave: Educação física escolar;Inteligências múltiplas;Práticas pedagógicas;Professores - Formação profissional
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Marcelo Inácio da. Educação física escolar: desafios e possibilidades de uma proposta de plano de unidade articulado com a teoria das inteligências múltiplas. 2020. 132, [3] f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente estudo objetivou elaborar e verificar as possibilidades de um plano de unidade de ensino para articulado com a Teoria das Inteligências Múltiplas, durante aplicação dos professores participantes do estudo em suas aulas, na perspectiva de inovação em práticas pedagógicas da Educação Física escolar. Quanto a sua natureza, a pesquisa se caracteriza como aplicada, com a intenção de solucionar problemas ou necessidades concretas e/ou imediatas. Quanto ao tipo de procedimento para o processo de investigação, caracteriza-se como pesquisa-ação, do tipo intervenção pedagógica. Quanto à abordagem, trata-se de um estudo qualitativo. A pesquisa envolveu a participação de professores da rede municipal de Maringá/PR. O primeiro momento consistiu na aplicação de um questionário diagnóstico; num segundo momento, sob inscrição, cinco professoras participaram de um curso/formação sobre os conhecimentos da Teoria das Inteligências Múltiplas ministrado pelo pesquisador, bem como da construção e posterior aplicação de um plano de unidade de ensino em suas turmas de quinto ano do ensino fundamental, anos iniciais. Na coleta dos dados, foram aplicados questionários a todos os professores da rede municipal e entrevistas semiestruturadas às professoras participantes do curso/formação. Na intervenção-ação, foram abordados conhecimentos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas e sua aplicabilidade na Educação Física escolar. Constatou-se, por meio da análise das informações coletadas, que os professores da rede municipal de Maringá buscam promover inovações em suas práticas pedagógicas, constituídas na organização do planejamento e na diversidade de conteúdos da cultura corporal ensinados, bem como que a aplicação do plano de unidade articulado com a Teoria das Inteligências Múltiplas foi possível e notadamente relevante, podendo esta ser caracterizada como prática inovadora no ambiente estudado. A relevância do trabalho desenvolvido evidencia-se por apresentar uma possibilidade inovadora de prática pedagógica aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino estudada, passível de contribuir para uma aprendizagem significativa sobre os diversos elementos da cultura corporal de movimento.
ABSTRACT:The present study aimed to elaborate and verify the possibilities of a teaching unit plan to be articulated with the Theory of Multiple Intelligences, during the application of the teachers participating in the study in their classes, in the perspective of innovation in pedagogical practices of school Physical Education. As for its nature, the research is characterized as applied, with the intention of solving concrete and / or immediate problems or needs. As for the type of procedure for the investigation process, it is characterized as action research, of the pedagogical intervention type. As for the approach, this is a qualitative study. The research involved the participation of teachers from the municipal network of Maringá / PR. The first step consisted of applying a diagnostic questionnaire; in a second moment, under registration, five teachers participated in a course / training on the knowledge of the Theory of Multiple Intelligences taught by the researcher, as well as the construction and subsequente application of a teaching unit plan in their fifth year classes of elementary school, initial years. In the data collection, questionnaires were applied to all teachers in the municipal network and semi-structured interviews to teachers participating in the course / training. In the action-intervention, knowledge about the Theory of Multiple Intelligences and its applicability in school Physical Education were addressed. It was verified, through the analysis of the collected information, that the teachers of the municipal network of Maringá seek to promote innovations in their pedagogical practices, constituted in the organization of the planning and in the diversity of contents of the taught corporal culture, as well as that the application of the plan of unity articulated with the Theory of Multiple Intelligences was possible and notably relevant, which can be characterized as innovative practice in the studied environment. The relevance of the work developed is evidenced by presenting na innovative possibility of pedagogical practice to Physical Education teachers of the studied Municipal Education Network, which can contribute to a meaningful learning about the different elements of body culture of movement.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8754
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcelo Inacio da Silva_2020.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.