Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLara, Larissa Michelle, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gilvan Moreira dapt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-12T20:51:50Z-
dc.date.available2025-03-12T20:51:50Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gilvan Moreira da. O lugar e o não-lugar das meninas nas aulas de educação física: relações de gênero e obstáculos culturais. 2020. 136 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8782-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Larissa Michelle Larapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa analisa como as relações de gênero interferem na participação de alunas em aulas de Educação Física, em uma realidade local. Para tanto, foi necessário problematizar relações de gênero na Educação Física escolar, com base em conceito, currículo e dimensões culturais; identificar como alunas percebem e avaliam a sua participação em aulas de Educação Física; compreender os obstáculos que interferem na participação de alunas em aulas de Educação Física; e avaliar como as relações de gênero trazem implicações ao processo pedagógico. A pesquisa ocorreu com alunas e alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual de Brumado, pertencente à rede estadual de ensino da cidade de Brumado, no Estado da Bahia. O estudo, de caráter descritivo, contou com a participação de 25 alunas e 25 alunos da realidade investigada, as quais contribuíram com entrevista e/ou com respostas ao questionário de múltipla escolha socioeconômico e étnico-cultural. Os resultados encontrados indicam obstáculos e limites que interferem na participação das alunas em aulas de Educação Física, como o machismo, a força física, a generificação das práticas corporais, a compreensão do desempenho escolar na ótica masculina, a naturalização e normatização de comportamentos e atitudes, a influência da família e seus discursos essencialistas, bem como a naturalização de habilidades como femininas e masculinas. Com isso, a pesquisa revela a necessidade de se estabelecer novas relações de gênero no espaço escolar, (re)significar práticas pedagógicas, diversificar formas e modos de abordar certos conteúdos na escola, reavaliar o processo de ensino e aprendizagem, problematizar as relações de poder, respeitar as diferenças e os diferentes, diversificar o currículo e construir práticas democráticas como possibilidade pedagógica. Por fim, a referida investigação almeja estabelecer diálogos e abrir possibilidades futuras para o debate na escola e no campo acadêmico. Por esse caminho, talvez seja possível intervir na ação docente e nas práticas educativas de modo a mediar processos de participação inclusivos, cooperativos e democráticos entre alunas e alunos, nas aulas de Educação Física, transformando a escola em um lugar de todas e todos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT:The present research analyzes how gender relations interfere in the participation of students in Physical Education classes, in a local reality. For that, it was necessary to problematize gender relations in school Physical Education, based on the concept, curriculum and cultural dimensions; identify how students perceive and evaluate their participation in Physical Education classes; understand the obstacle that interferes in the participation of students in Physical Education classes; and assess how gender relations have implications for the pedagogical process. The research was carried out with students from the 3rd grade of high school at Colégio Estadual de Brumado, belonging to the state school system in the city of Brumado, in the state of Bahia. The study, of a descriptive nature, had the participation of 25 female students and 25 male students from the investigated reality, who contributed with an interview and/or with answers to the multiple socioeconomic and ethnic-cultural questionnaire. The results found indicate obstacles and limits that interfere in the participation of students in Physical Education classes, such as chauvinism, physical strength, the generification of body practices, the understanding of school performance from a male perspective, the naturalization and standardization of behaviors and attitudes, the influence of the family and its essentialist speeches, as well as the naturalization of skills such as female and male. With this, the research reveals the need to establish new gender relations in the school space, (re) signify pedagogical practices, diversify forms and ways of approaching certain contentes in the school, reassess the teaching and learning process, problematize power relations, respect the different and the differences, diversify the curriculum and build democratic practices as a pedagogical possibility. Finally, this investigation aims to establish dialogues and open future possibilities for debate at school and in the academic field. In this way, it may be possible to intervene in the teaching action and educational practices in order to mediate inclusive, cooperative and democratic participation processes between students in Physical Education classes, transforming the school into a place for everyone.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação física - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação física - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleO lugar e o não-lugar das meninas nas aulas de educação física : relações de gênero e obstáculos culturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Tortola, Eliane Regina Crestani-
dc.contributor.referee2Miranda, Antonio Carlos Monteiro de-
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical136 f.-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gilvan Moreira da Silva_2020.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.