Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8783
Autor(es): Suzin, Francieli Hein
Orientador: Kravchychyn, Claudio
Título: Festival de jogos de Toledo - PR : da teoria à prática
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Banca: Broch, Caroline
Palavras-chave: Educação física escolar;Jogos educacionais
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SUZIN, Francieli Hein. Festival de jogos de Toledo - PR: da teoria à prática. 2020. [79] f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O ensino e a prática do esporte educacional no ambiente escolar vêm atraindo o interesse de pesquisadores brasileiros da área de Educação Física nas últimas décadas. O presente estudo aborda os festivais esportivos como parte desse processo, com foco específico no Festival de Jogos de Toledo - PR, e tem por objetivo analisar o referido festival como evento culminante de um processo de educação por meio do esporte no Ensino Fundamental. As crianças matriculadas no quinto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino constituíram o público alvo do evento estudado, o qual se consolida nos objetivos educacionais e nos conteúdos pedagógicos da disciplina de Educação Física, previstos nas diretrizes pedagógicas estaduais e regionais. Como método, trata-se de uma pesquisa descritiva, que teve como participantes voluntários 30 professores regentes de turma e 22 professores de Educação Física de turmas que participaram do Festival no ano de 2019. Após a participação no Festival, os participantes da pesquisa responderam a um questionário próprio a cada categoria, composto de questões abertas e fechadas. A pesquisa foi autorizada pela Secretaria Municipal de Educação de Toledo - PR e, posteriormente, pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual de Maringá. Os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os resultados apontaram que os professores de ambos os grupos (Educação Física e regentes de classe) têm dificuldade de planejar em conjunto, mas conforto na interação quanto ao desenvolvimento dos alunos; possuem experiências esportivas diversas na vida discente e docente; apresentam conhecimento consistente sobre as bases do esporte educacional e sua aplicação em competições esportivas; e avaliam positivamente o processo de ensino-aprendizagem e o evento culminante realizados. A absoluta maioria dos professores de Educação Física identificam níveis de aproximação parcial ou integral entre a metodologia utilizada nas aulas da disciplina e as atividades do Festival de Jogos. Como conclusão, o estudo apresenta evidências de que a participação em eventos esportivos escolares pode e deve ser considerada uma oportunidade de formação humana. Nesse sentido, o evento pesquisado apresenta-se como uma competição escolar pautada na formação de valores sociais e na participação democrática a partir do conhecimento adquirido nas aulas de Educação Física, demonstrando, assim, características de um processo de educação por meio do esporte no ambiente escolar, bem como potencial para referenciar iniciativas similares.
ABSTRACT:The teaching and practice of educational sport in the school environment has attracted the interest of Brazilian researchers in the field of Physical Education in recent decades. The present study addresses sports festivals as part of this process, with a specific focus on the Toledo Games Festival - PR, and aims to analyze this festival as the culmination of an education process through sport in elementar school. The children enrolled in the fifth year of elementary school in the municipal school system constituted the target audience of the event studied, which is consolidated in the educational objectives and the pedagogical contents of the discipline of Physical Education, provided for in the state and regional pedagogical guidelines. As a method, it is a descriptive research, which had as volunteers voluntary participants 30 class teachers and 22 Physical Education teachers from classes who participated in the Festival in 2019. After participating in the Festival, the research participants answered to a questionnaire specific to each category, composed of open and closed questions. The research was authorized by the Toledo Municipal Education Secretary - PR and, later, by the Standing Committee on Ethics in Research with Human Beings of the State University of Maringá. Participants signed an informed consent form (ICF). The results showed that teachers from both groups (Physical Education and class leaders) have difficulty planning together, but comfort in the interaction regarding the students' development; have diverse Sporting experiences in student and teaching life; present consistent knowledge about the bases of educational sport and its application in sports competitions; and positively evaluate the teaching-learning process and the culminating event. The absolute majority of Physical Education teachers identify levels of partial or integral approximation between the methodology used in the discipline's classes and the Games Festival activities. In conclusion, the study presents evidence that participation in school sports events can and should be considered an opportunity for human development. In this sense, the researched event presents itself as a school competition based on the formation of social values and democratic participation based on the knowledge acquired in Physical Education classes, thus demonstrating the characteristics of an education process through sport in the environment. school, as well as the potential to refer to similar initiatives.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Claudio Kravchychyn
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8783
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Francieli Hein Suzin_2020.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.