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Autor(es): Almeida, Eliane Maria de
Orientador: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Título: Implementação do modelo de ensino sport education nos anos iniciais do ensino fundamental
Banca: Flores, Patric Paludett
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Palavras-chave: Educação física - Ensino fundamental - Prática de ensino;Educação física escolar;Atletismo - Educação física escolar
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ALMEIDA, Eliane Maria de. Implementação do modelo de ensino sport education nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 260 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Sport Education é um modelo de ensino que visa formar alunos entusiastas, literatos e competentes, por meio de um ensino em que os alunos tenham experiências esportivas autênticas. O objetivo desta pesquisa foi implementar o Modelo de Ensino Sport Education (SE) no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Tratou-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, de natureza aplicada e qualitativa, realizada em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, composta por dezessete (17) alunos, em uma escola da Rede Pública Municipal da cidade de Paiçandu-PR. A implementação com o Sport Education foi organizada com "temporada" de vinte (20) aulas de cento e vinte (120) minutos, cujo objeto de conhecimento foi o Esporte de Marca - Atletismo, especificamente as provas: salto em altura, lançamento de dardo e corrida de resistência. Para a avaliação da intervenção pedagógica foram realizados: a) diários de campo das aulas ministradas; b) aplicação de questionário com alunos participantes; c) produções textuais por parte dos alunos; e d) entrevista com equipe pedagógica da escola e professora regente de turma. Os resultados foram interpretados e analisados, a partir de princípios da análise de conteúdo, por meio de codificação apriorística, em que foram identificadas as características do modelo de ensino e de modo não apriorístico, em que emergiram as seguintes temáticas: práxis pedagógica com o SE e motivação dos participantes. Na implementação do SE as suas principais características foram alcançadas, demonstrando-se viável nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Verificou-se melhorias no desenvolvimento da autonomia dos alunos e na percepção concreta de sua aprendizagem, bem como a valorização da competição de forma educativa, maior visibilidade da disciplina de Educação Física e a possibilidade de interdisciplinaridade; ao passo que foram identificadas dificuldades relacionadas ao papel do professor nas aulas, o suporte aos alunos treinadores, a necessidade de materiais adequados para as aulas e a incidência de eventos extracurriculares. Os relatos dos alunos demonstraram elevado nível motivacional com relação às aulas com o SE, sobretudo, no que se refere à satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPBs) e à motivação intrínseca. Essa investigação apresentou os resultados da intervenção pedagógica subsidiada no SE no que diz respeito à melhoria no processo de ensino e de aprendizagem, autonomia e motivação dos alunos, bem como a potencialidade da adoção do SE como um modelo de ensino a ser utilizado nas aulas de Educação Física, contribuindo significativamente para a comunidade científica relacionada à Educação Física Escolar brasileira, tendo em vista que não foram encontrados estudos com esse ciclo de ensino no Brasil.
ABSTRACT: Sport Education is a teaching model that aims to train enthusiastic, literate and competent students, through education in which students have authentic sports experiences. The objective of this research was to implement the Sport Education (SE) Teaching Model in Elementary School - Early Years. It was a research of the type pedagogical intervention, of an applied and qualitative nature, carried out in a class of the fourth year of Elementary School, composed by seventeen (17) students, in a school of the Public Municipal Network of the city of Paiçandu-PR. The implementation with Sport Education was organized with a "season" of twenty (20) one hundred and twenty (120) minute classes, whose object of knowledge was Brand Sport - Athletics, specifically the tests: high jump, javelin and endurance race. For the evaluation of the pedagogical intervention, the following were carried out: a) field diaries of the classes taught; b) application of a questionnaire with participating students; c) textual productions by the students; and d) interview with the school's pedagogical team and a class teacher. The results were interpreted and analyzed, based on the principles of content analysis, through a priori coding, in which the characteristics of the teaching model were identified and in a non-a priori way, in which the following themes emerged: pedagogical praxis with SE and motivation of the participants. In the implementation of the SE its main characteristics were achieved, proving to be viable in the Early Years of Elementary Education. There were improvements in the development of students' autonomy and in the concrete perception of their learning, as well as the valorization of competition in an educational way, greater visibility of the Physical Education discipline and the possibility of interdisciplinarity; while difficulties were identified related to the teacher's role in classes, support for student trainers, the need for adequate materials for classes and the incidence of extracurricular events. The students' reports showed a high motivational level in relation to the classes with the ES, especially with regard to the satisfaction of Basic Psychological Needs (NPBs) and intrinsic motivation. This investigation presented the results of the subsidized pedagogical intervention in the SE with regard to improving the teaching and learning process, students' autonomy and motivation, as well as the potentiality of adopting SE as a teaching model to be used in Physical Education classes, contributing significantly to the scientific community related to Brazilian School Physical Education, considering that no studies were found with this teachingclic in Brazil.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Luciane Cristina Arantes da Costa
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8784
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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