Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8785
Autor(es): | Martinelli, Haline Kronbauer |
Orientador: | Souza, Vânia de Fátima Matias de |
Título: | Educação física na educação infantil : um foco na autonomia da criança a partir das práticas corporais |
Banca: | Costa, Luciane Cristina Arantes da |
Banca: | Anversa, Ana Luíza Barbosa |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Práticas corporais |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MARTINELLI, Haline Kronbauer. Educação física na educação infantil: um foco na autonomia da criança a partir das práticas corporais. 2020. 126 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O desejo de realização desta pesquisa surgiu em um momento de auto avaliação acerca da postura profissional, por meio da qual observou-se uma posição dicotômica. De um lado percebíamos a criança como um ser ativo, criativo e atuante na construção de seus movimentos, ao mesmo tempo em que almejávamos uma educação física infantil que validasse este olhar e possibilitasse momentos nos quais as crianças fossem instigadas, estimuladas e apoiadas nesta construção. Por outro lado as atitudes relacionadas as ações pedagógicas adotadas durante a prática eram divergentes. Tendo este cenário posto, a pesquisa desenvolvida teve como objetivo analisar como um processo de sistematização e intervenção de um programa curricular de Educação Física, estruturado para a Educação Infantil, influencia na autonomia de crianças de 5/6 anos. Por trazermos questões relacionadas ao universo dos significados, motivos, aspirações e descrição de características, este estudo foi caracterizado como sendo qualitativo descritivo. Ademais, sustentou-se nos pressupostos da pesquisa do tipo intervenção pedagógica, pois o cerne do nosso trabalho ocorreu por meio de ações que envolveram o planejamento e a implementação de interferências com intuito de produzir melhorias no processo de ensino aprendizagem. A organização dos conteúdos para a proposta de sistematização pautou-se na proposta apresentada por Oliveira e Souza (2018), sendo as aulas planejadas à partir da concepção aberta. Os dados foram coletados utilizando o diário de campo, realizados após a intervenção com intuito de registrar as situações vivenciadas durante a aula. Entrevista semiestruturada realizada com os pais/responsáveis em relação a percepção dos mesmos sobre a transferência dos saberes escolares para outros ambientes. E entrevista semiestruturada com professora regente, objetivando trazer a percepção da mesma sobre a transferência de saberes escolares para outros momentos do cotidiano escolar. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo por meio de análise temática de Minayo (2012). Os achados apontam que as situações vivenciadas durante as aulas favoreceram momentos nos quais as crianças foram levadas a tecer reflexões, questionamentos e considerações em relação aos movimentos realizados. Atuar diretamente na construção e elaboração de seus movimentos, bem como interagir com os colegas durante as atividades. Trazem ainda a necessidade de intervenção realizada pelo professor. Sendo assim consideramos que a estruturação dos conteúdos e a mediação do professor são fatores necessários que favorecem atitudes autônomas das crianças no que concerne a atuação das mesmas na construção de seus movimentos. ABSTRACT: The desire to carry out this research came at the time of self-assessment about professional posture, through which a dichotomous position was observed. On the one hand, we saw the child as a live human, criative and active in the construction of his movements and because of that we would wish a physical education for children that would validate this view and allow moments in which children were instigated, stimulated and suported in this construction. But, on the another hand, the attitudes related to the pedagogical actions adopted during the practice did not go against this. According to the situation described, the proposal is to analyse how the process of systematization and intervention of a Physical Education curriculum program, structured for Early Childhood Education, influences the autonomy of children aged 5/6 years. As we bring questions related to the universe of meanings, motives, aspirations and description of characteristics, this study was characterized as being qualitative and descriptive. In addition, it was based on the assumptions of the research of the pedagogical intervention type, because the core of our work occurred through actions that involved the planning and implementation of interferences in order to produce improvements in the teaching-learning process. The organization of the contents for the systematization proposal was based on the proposal presented by Oliveira and Souza (2018), and the classes were planned based on the open concept. The data were collect using the daily field, performed after the intervention in order to record the situations experienced during the class. It was conducted semi-structure interviews with the parentes/guardians regarding their perception of the transfer of school knowledge to other environments. And semi-structured interview with conducting teachers, aiming to bring their perception about the transfer of school knowledge to other moments of school routine. For data analysis, content analysis was used through thematic analysis by Minayo (2012). The findings indicate that the situations experienced during the classes favored moments in which the children were led to make reflections, questions and considerations in relation to the movements performed. Act directly in the construction and elaboration of their movements, as well as interact with colleagues during activities. They also bring the need for intervention by the teacher. Therefore, we consider that the structuring of the contents and the mediation of the teacher are necessary factors that favor autonomous attitudes of children with regard to their performance in the construction of their movements. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Vânia de Fátima Matias De Souza Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8785 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Haline Kronbauer Martinelli_2020.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.