Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8786
Autor(es): | Gomes, Sueli Rodrigues |
Orientador: | Miranda, Antonio Carlos Monteiro de |
Título: | O ensino das manifestações folclóricas dançantes na educação física escolar |
Banca: | Lara, Larissa Michelle, 1973- |
Banca: | Anversa, Ana Luíza Barbosa |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Cultura popular;Intervenção pedagógica |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | GOMES, Sueli Rodrigues. O ensino das manifestações folclóricas dançantes na educação física escolar. 2020. 119 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O presente estudo objetivou investigar o ensino das manifestações folclóricas dançantes nas aulas de Educação Física na rede municipal de ensino em Maringá e propor uma intervenção pedagógica nesse ambiente. Para atender o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. A coleta de dados junto aos professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental ocorreu pela aplicação de questionário com oito questões abertas que versavam acerca da metodologia para o ensino das manifestações folclóricas dançantes; as dificuldades encontradas na proposição desse conhecimento; a receptividade dos educandos e contribuições desse conhecimento no processo formativo. Responderam ao questionário 53 professores. Na proposta de intervenção, com duração de nove encontros, participaram 19 alunos, matriculados no 5º ano do ensino fundamental. Os encontros tiveram como proposta possibilitar aos educandos o acesso aos conhecimentos referentes às manifestações folclóricas dançantes, bem como a possibilidade de experimentação rítmica dessas manifestações, por meio de apreciação de vídeos, vivências a partir das brincadeiras cantadas e cantigas de roda, maculelê e ciranda. Por meio da análise dos dados dos questionários, identificou-se a presença das manifestações folclóricas com foco para momentos pontuais no espaço escolar como para festas juninas e mostras culturais. Em relação aos estudantes, verificou-se desconhecimento das manifestações folclóricas dançantes e efetivo envolvimento no decorrer do processo de intervenção. Na trajetória da pesquisa, foi possível refletir sobre a realidade de tais manifestações no espaço escolar e sobre os encaminhamentos abordados pelos professores em sua prática pedagógica, bem como propiciar aos alunos participantes no processo de intervenção, conhecimento e vivências corporais sobre a temática. Ao concluir a pesquisa, constatou-se que o ensino do conteúdo acerca do nosso enfoque apresenta muitas possibilidades de aprendizagem, pensando na possibilidade dos alunos se sentirem motivados a apreender novos conhecimentos, relacionados ao nosso objeto de estudo. Verificou-se ainda a efetividade de uma proposta de ensino sistematizada, a qual oportunizou aos educandos saberes que contribuem na formação do sujeito de forma integral, abrangendo aspectos motores, sociais e culturais. ABSTRACT: This study aimed to investigate the teaching of dance folkloric manifestations in physical education classes in the municipal school system in Maringá and to propose a pedagogical intervention in this environment. To meet the proposed objective, a qualitative research was carried out, of the pedagogical intervention type (DAMIANI, 2015). The data collection with the teachers working in the initial grades of elementary school occurred through the application of a questionnaire with open questions that dealt with the methodology for teaching dance folkloric manifestations, the difficulties found in proposing this knowledge, the receptivity of the students and contributions from this knowledge in the formative process. 53 teachers answered the questionnaire. In the intervention proposal that had nine meetings, 19 students participated, enrolled in the 5th year of elementary school. The purpose of the meetings was to provide students with access to knowledge related to dancing folkloric manifestations, as well as the possibility of rhythmic experimentation of these manifestations, through the appreciation of videos, experiences based on sung games and singing songs such as the maculelê and ciranda. Through the analysis of the data from the questionnaires, the presence of folkloric manifestations was identified, focusing on specific moments in the school space as well as for June parties and cultural exhibitions. In relation to students, there was a lack of knowledge of dancing folkloric manifestations and effective involvement during the intervention process. In the research trajectory, it was possible to reflect on the reality of such manifestations in the school space and on the approaches addressed by teachers in their pedagogical practice, as well as providing students participating in the intervention process, knowledge and body experiences on the theme . At the end of the research it was found that teaching content about our focus presents many possibilities for learning, thinking about the possibility of students feeling motivated to learn new knowledge, related to our object of study. It was also verified the effectiveness of a systematic teaching proposal, which gives the students the knowledge that contributes to the formation of the subject in a comprehensive way, covering motor, social and cultural aspects. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos de Miranda Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8786 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Sueli Rodrigues Gomes_2020.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.