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Autor(es): Silva, Rafael Bernardo da
Orientador: Miranda, Antonio Carlos Monteiro de
Título: Educação física no ensino médio e o significado dos conteúdos sob a ótica discente : do "rola bola" para os temas da cultura corporal de movimento
Banca: Anversa, Ana Luíza Barbosa
Banca: Costa, Luciane Cristina Arantes da
Palavras-chave: Intervenção pedagógica;Educação física - Ensino médio;Educação física - Cultura corporal
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Rafael Bernardo da. Educação física no ensino médio e o significado dos conteúdos sob a ótica discente: do "rola bola" para os temas da cultura corporal de movimento. 2020. 166 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar como uma participação em uma proposta de aulas baseada nos temas da cultura corporal de movimento pode ressignificar a visão da educação física escolar em alunos que vivenciaram o abandono pedagógico. A pesquisa seguiu os passos metodológicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), sendo incialmente aplicado um questionário em quatro colégios para identificarmos turmas da 3ª série do ensino médio que se enquadravam nos critérios do abandono pedagógico. Foram selecionadas neste percurso duas turmas, das quais selecionamos oito (8) alunos para realizarmos uma entrevista semiestruturada da qual extraímos informações relacionadas ao abandono pedagógico. As turmas posteriormente participaram de uma intervenção pedagógica com duração de quarenta aulas e que se baseou nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, as quais foram descritas por meio de um diário de campo. Ao final do processo, os mesmos oito (8) alunos foram entrevistados novamente com o intuito de relatarem a experiência vivida na intervenção e a superação do abandono pedagógico. O questionário trouxe à tona a presença do abandono pedagógico em duas escolas, bem como expôs as críticas que os alunos fazem a estas aulas, mas por outro lado evidenciou a existência de uma experiência positiva que foi valorizada pelos alunos. A entrevista inicial confirmou a insatisfação dos estudantes com o abandono pedagógico, uma vez que estes criticaram a falta de sistematização e organização das aulas, a baixa adesão e a divisão dos alunos por gênero, sendo estes fatores que culminaram com a desvalorização dos conteúdos e da disciplina. Durante a intervenção ocorreram mudanças que consideramos positivas e que foram relatadas por meio dos diários de campo, das quais destacamos a inclusão e melhoria da percepção de competência dos alunos que não vivenciavam a Educação Física, efetividade de abordagens diferenciadas para alunos com dificuldades pedagógicas, resistência decrescente na participação das atividades, boa aceitação de conteúdos teóricos e efetividade de recursos tecnológicos como estratégias de ensino. Na entrevista final os estudantes avaliaram positivamente a intervenção, uma vez que relataram como positivo o aumento da participação alunos, a satisfação com a variedade de conteúdos estudados na Educação física, e por fim citam a Educação Física escolar em um patamar de importância igual as demais disciplinas. Concluímos que turmas que vivenciaram o abandono pedagógico têm dificuldade em aderir a práticas pedagógicas inovadoras, mas se estas aulas forem adequadamente planejadas e sistematizadas em um processo que envolva a participação contínua dos estudantes, estes tendem a valorizar progressivamente as práticas consideradas inovadoras frente ao abandono pedagógico, defendendo estas práticas como mais adequadas ao seu processo de aprendizagem
ABSTRACT: The present study aims to examine how the participation in a proposal with classes based on the themes of body culture of movement can reframe the view of school physical education in students who have experienced pedagogical abandonment. The research followed the methodological steps of action research (THIOLLENT, 2011), in which a questionnaire was initially applied in four schools to identify classes in the 3rd grade of high school that fit the criteria of educational abandonment. Two classes were selected along this route, from which we selected eight (8) students to conduct a semi-structured interview from which we extracted information's related to educational abandonment. Later, the classes participated in a pedagogical intervention lasting forty classes and that were based on the assumptions of historical-critical pedagogy, which were described through a field diary. At the end of the process, the same eight (8) students were interviewed again in order to report the experience during the intervention and the overcoming of pedagogical abandonment. The questionnaire brought up the presence of pedagogical abandonment in two schools, as well as exposed the criticisms that students make to these classes, but on the other hand, it highlighted the existence of a positive experience that was valued by the students. The initial interview confirmed the students' dissatisfaction concerning the pedagogical abandonment, since they criticized the lack of systematization and class's organization, the low adherence and the division of students by gender, and these factors culminating in the devaluation of contents and the discipline. During the intervention, changes occurred that we considered positive and were reported through the field diaries, of which we highlight the inclusion and the improvement of the students competence perception for those that did not experience physical education, the effectiveness of different approaches for students with pedagogical difficulties, the decreasing resistance for participation in activities, good acceptance of theoretical contente and the effectiveness of technological resources as teaching strategies. In the final interview, the students positively evaluated the intervention, since they reported as positive the increase in student's participation, the satisfaction with the variety of contents studied in the physical education, and finally, they mention the school physical education at a level of importance equal to the others disciplines. We conclude that classes that experienced pedagogical abandonment have difficulty in adhering to innovative pedagogical practices, but if these classes are properly planned and systematized in a process that involves the continuous student's participation, they tend to progressively value the practices considered innovative in the face of pedagogical abandonment, defending these practices as more appropriate to their learning process.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2020
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8790
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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