Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8822
Autor(es): | Gomes Filho, Antonio dos Santos |
Orientador: | Arantes, Luciane Cristina |
Título: | Sport education model nas aulas de educação física : um estudo no ensino fundamental |
Banca: | Herold Junior, Carlos |
Banca: | Aizava, Paulo Vitor Suto |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Esportes de rede - Ensino fundamental |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | GOMES FILHO, Antonio dos Santos. Sport education model nas aulas de educação física: um estudo no ensino fundamental. 2023. 112 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR |
Abstract: | RESUMO: O objetivo desta dissertação foi implementar uma proposta pedagógica utilizando o Sport Education Model nas aulas de Educação Física (esportes de rede) em uma turma do 4º ano em uma escola pública do litoral sul do estado de São Paulo. O estudo foi estruturado com o modelo escandinavo, composto por dois artigos. O primeiro artigo procurou analisar a motivação dos alunos com o SEM, realizada por meio de uma pesquisa-ação em uma turma do 4º ano com 22 alunos (14 meninos e 08 meninas), com idade entre 09 e 14 anos. Foram realizadas entrevistas (grupo focal) para verificar o envolvimento dos alunos com o processo de implementação do SEM. As entrevistas foram realizadas com 3 (três) grupos organizados de acordo com o nível de autonomia verificado A análise de conteúdo foi embasada nas Necessidades Psicológicas Básicas (NPBs), uma das microteorias da Teoria da Autodeterminação (TAD). Mediante os resultados, a implementação do SEM colaborou com a motivação dos alunos, observados por meio das NPBs de autonomia, competência e relacionamento. Por meio da intervenção percebeu-se a ampliação do conhecimento dos alunos em relação as práticas com os esportes de rede e as práticas tradicionais, com o aluno no centro do processo, colaborando com a sua autonomia nas aulas de Educação Física. O segundo estudo teve como objetivo analisar as percepções dos alunos ao realizar o papel de treinador na unidade didática com os esportes de rede. Na coleta de dados foi realizado o grupo focal. A transcrição dos depoimentos dos alunos foi realizado por meio da análise temática, além dos diários de campo do professor e dos alunos. A função de treinador utilizada no SEM foi determinante para a reflexão acerca dos aspectos técnicos e táticos dos esportes de rede e oportunizou aos alunos aprendizagens relacionadas ao trabalho em grupo, principamente na liderança. De forma geral, este estudo contribuiu para a reflexão sobre as práticas pedagógicas com os esportes de rede utilizando o SEM nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), além de promover avanços na motivação dos alunos. ABSTRACT: This dissertation aimed to implement a pedagogical proposal using the Sport Education Model in Physical Education classes (net sports) in a public school's fourth-year class in the south coast of the state of São Paulo. This study was structured with the Scandinavian model, comprised of two articles. The first one aimed to analyze the students' motivation with the SEM, carried out through a research-action in a fourth-year class with 22 students (14 males and 08 females), aged between 09 and 14 years old. Interviews were carried out (focus group) to verify the students' involvement with the SEM implementation process. The interviews were carried out with 3 (three) groups sorted according to the verified autonomy level. The content analysis was based in the Basic Psychological Needs (NPBs), one of the micro theories in the Theory of Self-Determination (TSD). The results showed that implementing the SEM contributed to students' motivation, observed through the NPBs of autonomy, competence, and relationship. Through the intervention, a broadening in the students' knowledge was noticed concerning net sports practice compared to traditional practices, with the students in the center of the process, contributing to their autonomy in the Physical Education classes. The second study aimed to analyze the students' perceptions while playing the role of a coach in a net sports teaching unit. A focus group was used in the data collection, with the transcription of the data for the thematic analysis, besides the teacher's and students' field diaries. The coach's role used in the SEM was essential for the reflection about the tactical and technical aspects in net sports and gave the students the chance to learn subjects related to team work and leadership proposed in the methodology. In general, this study contributed for regarding the pedagogical practices with net sports using the SEM in School Physical Education (EFE) classes, promoting progress in the students' motivation |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Luciane Cristina Arantes Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8822 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Antonio dos Santos Gomes Filho_2023.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.