Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendonça, Fernando Wolff | pt_BR |
dc.contributor.author | Graboski, Camylla | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T16:40:39Z | - |
dc.date.available | 2025-03-28T16:40:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GRABOSKI, Camylla. Contribuições educativas da teoria histórico - cultural ao psiquismo de crianças sob suspeita de autismo. 2024. 178 f. Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8823 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fernando Wolff Mendonça | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A dissertação em tela busca trazer contribuições para o campo de estudos sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), amparando-se pela Psicologia Histórico- Cultural e os pressupostos filosóficos do Materialismo Histórico-Dialético. Partindo metodologicamente de uma análise teórico-conceitual de base bibliográfica, esta pesquisa tem como objetivo geral buscar nas elaborações da Teoria Histórico-Cultural contribuições que possam fundamentar práticas psicoeducativas desenvolventes para crianças muito pequenas sob suspeita de autismo. Defende-se, assim, o papel desenvolvente da atividade escolar desde os primeiros meses de vida da criança até seus três anos, em que se pode ter possíveis hipóteses levantada pelos adultos sobre o autismo no desenvolvimento sensorial e afetivo da criança. Assim, este trabalho toma como público-alvo as professoras de Educação Infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa perspectiva sobre a temática partiu da unidade dialética entre Desenvolvimento- Diagnóstico, concentrando-se nesta primeira, por entender que a concepção diagnóstica hegemônica baseia-se na explicação concentrada nos aspectos biológicos e escamoteia os fenômenos históricos e sociais no psiquismo. Desse modo, tomamos como objetivos específicos ao longo dos capítulos a investigação sobre as determinações sociais nos nossos modos de andar a vida, isto é, entende-se que as deficiências e o sofrimento psíquico são processos constituídos na dinâmica de vida do sujeito (Almeida, 2018); destacamos as relações constituidoras sobre a psiquiatria e a educação escolar como eixos particulares da universalidade sob a égide capitalista, na constituição entre a dialética da eficiência-deficiência; apresentamos uma síntese sobre o percurso de estudos sobre o autismo; desvelamos pontos basilares sobre a Teoria Histórico-Cultural que alicerçam a unidade aprendizagem- desenvolvimento a partir das duas primeiras etapas de periodização do psiquismo, bem como a hierarquia interfuncional dos sistemas neuropsicológicos, a fim de captar a dinâmica de constituição das sensações e da percepção como pano de fundo de todo o desenvolvimento psíquico, como também o quadro geral do desenvolvimento psíquico autista. Como resultados desta pesquisa, apontamos que a prática pedagógica implicada no ensino desenvolvente tem um caminho profícuo na direção do desenvolvimento de crianças pequenas candidatas ao autismo. Também, apreendemos a necessidade de uma revisão conceitual sobre o autismo, haja vista que o emprego do conceito em espectro amplia e favorece uma flexibilização, sem com isso captar novos caminhos prognósticos, alargando o panorama dos novos tipos de cronicidade em saúde mental e nas políticas socioassistenciais | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: La disertación en pantalla busca traer aportes al campo de los estudios sobre el Trastorno del Espectro Autista (TEA), amparandose en la Psicología Historico - Cultural y los supuestos filosóficos del Materialismo Historico y Dialéctico. Metodológicamente partiendo de un análisis teórico-conceptual basado en bibliografía, esta investigación tiene como objetivo principal dilucidar el papel de la enseñanza para el desarrollo desde los primeros meses de vida del niño hasta sus tres años, en el que se plantean posibles hipótesis planteadas por los adultos sobre autismo en el desarrollo sensorial y afectivo del niño. Así, este trabajo toma como público objetivo a los docentes de Educación Infantil. Para el desarrollo de la investigación, nuestra perspectiva sobre el tema partió de la unidad dialéctica entre Desarrollo-Diagnóstico, centrándonos en el primero, entendiendo que la Concepción diagnóstica hegemónica se basa en la explicación concentrada en aspectos biológicos y oculta los fenómenos históricos y sociales en la psique. De esta manera, tomamos como objetivos específicos a lo largo de los capítulos la investigación de las determinaciones sociales em nuestras formas de vivir, es decir, se entiende que las carencias y el sufrimiento psicológico son procesos constituidos en la dinámica de vida del sujeto (Almeida, 2018); destacamos las relaciones constitutivas en torno a la psiquiatría y la educación escolar como ejes particulares de universalidad bajo el amparo capitalista, en la constitución entre la dialéctica eficienciadiscapacidad; presentamos un resumen del camino de los estudios sobre el autismo; develamos puntos básicos de la Teoría Histórico-Cultural que sustentan la unidad de aprendizaje-desarrollo desde las dos primeras etapas de periodización de la psique, así como la jerarquía interfuncional de los sistemas neuropsicológicos, con el fin de captar la dinâmica de constitución de las sensaciones y la percepción. Como resultado de esta investigación, señalamos que la práctica pedagógica involucrada en la enseñanza para el desarrollo tiene um camino fructífero hacia el desarrollo de los niños pequeños candidatos al autismo. También entendemos la necesidad de una revisión conceptual del autismo, considerando que el uso del concepto de espectro amplía y favorece la flexibilidad, sin capturar nuevos caminos pronósticos, ampliando el panorama de nuevos tipos de cronicidad en salud mental y políticas de asistencia social | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Criança - Autismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino desenvolvente | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.ddc | 155.4 | pt_BR |
dc.title | Contribuições educativas da teoria histórico - cultural ao psiquismo de crianças sob suspeita de autismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Hilusca Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Bernardes, Maria Eliza Mattosinho | - |
dc.publisher.department | Departamento de Psicologia | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 178 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Psicologia | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Camylla Graboski_2024.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.