Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8831
Autor(es): | Távora, Bernardo Fernandes |
Orientador: | Bendrath, Eduard Angelo |
Título: | Educação formal, não Formal, EJA e as possibilidades da ação educativa para compreensão da participação e interesse nas aulas de educação física |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Educação de Jovens e Adultos (EJA);Educação não formal |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | TÁVORA, Bernardo Fernandes. Educação formal, não Formal, EJA e as possibilidades da ação educativa para compreensão da participação e interesse nas aulas de educação física. 2023. 87 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Este estudo busca compreender a realidade da Educação de Jovens e Adultos no contexto do componente curricular Educação Física em uma escola da rede pública do Distrito Federal. Nessa perspectiva, entende-se que a aproximação que a Educação Física proporciona aos alunos e à comunidade escolar carece de mais investigações com base em possíveis efeitos e desdobramentos, tornando este o maior desafio enfrentado por essa modalidade ao longo dos anos. Dessa forma, tem-se como objetivo principal deste estudo analisar as relações e percepções das aulas de Educação Física no sentido de entender o caminho que leva ao abandono e à evasão, utilizando como categoria o interesse pelas aulas e pela escola, tomando como pressuposto teórico os conceitos de educação não formal e a aprendizagem ao longo da vida. Como proposta metodológica, adotou-se o modelo quantitativo, descritivo, com abordagem do tipo survey. Assim, foi aplicado um questionário em uma escola de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal, versando sobre eixos norteadores aos quais possibilitou compreender a dinâmica de presença, participação, interesse e motivação nas aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Os resultados apontaram que a Educação Física, tem grande potencial de aproximar o aluno da escola; que as especificidades da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos devem considerar as experiências externas ao currículo formal; de que há necessidade específica de uma abordagem que corresponda ao contingente de jovens atualmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos uma vez que a Educação Física, mesmo tendo grande capacidade de manter a motivação e participação dos alunos durante as aulas, ainda necessita de um formato que consiga demonstrar essa capacidade como componente curricular. Como conclusão, o estudo apresenta evidências de que Educação, Educação de Jovens e Adultos devem proporcionar aos envolvidos o desenvolvimento da identidade por meio de aproveitamento de suas experiências prévias, valorizar e compreender a percepção por parte dos alunos com relação às aulas na Educação de Jovens e Adultos e utilizar-se das aprendizagens diversificadas e significativas realizadas em situações educativas. ABSTRACT: The aim of this study is to gain a deeper understanding of Youth and Adult Education within the context of Physical Education as a curricular component in a public school in the Federal District in Brazil. While Physical Education provides students and the school community with opportunities for engagement, there has been a lack of investigations into the possible effects and outcomes of this investment. This is the biggest challenge that Physical Education has faced over the years. Therefore, this study seeks to analyze the relationships and perceptions of Physical Education classes to understand why students may abandon or avoid them. We will analyse as a focus the level of interest in classes and in the school, using the concepts of non-formal education and lifelong learning as theoretical assumptions. To achieve this objective, we adopted a quantitative, descriptive model using a survey approach. We administered a questionnaire to a high school in the Youth and Adult Education. program in the Federal District, which dealt with guiding axes to help us understand the dynamics of presence, participation, interest, and motivation in Physical Education classes in Youth and Adult Education. Our results suggest that School Physical Education has great potential to bring students closer to school, and that the specificities of School Physical Education in Youth and Adult Education should consider experiences outside the formal curriculum. There is a specific need for an approach that corresponds to the contingent of young people currently enrolled in the Youth and Adult Education, as the School Physical Education still needs a format that can demonstrate its capacity as a curricular component. In conclusion, the study provides evidence that School Physical Education in Youth and Adult Education and Non-Formal Education should help students develop their identity by leveraging their previous experiences, valuing and understanding their perceptions of classes in the Youth and Adult Education., and utilizing diversified and meaningful learning in educational situations. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8831 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Bernardo Fernandes Tavora_2023.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.