Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8839
Autor(es): Sperandio, Melissa Rizzo
Orientador: Vieira, Francisco Giovanni David
Título: Navigating through relationship coaching : a practice theory analysis of women's consumption practices in love relationship pursuits
Banca: Pépece, Olga Maria Coutinho
Banca: Strehlau, Suzane
Banca: Nogami, Vitor Koki da Costa
Banca: Sauerbronn, João Felipe Rammelt
Banca: Ichikawa, Elisa Yoshie
Banca: Souza, José Paulo de
Palavras-chave: Relacionamentos amorosos - Mulheres;Identidade feminina;Consumismo - Mulheres;Infoprodutos
Data do documento: 2025
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SPERANDIO, Melissa Rizzo. Navigating through relationship coaching : a practice theory analysis of women's consumption practices in love relationship pursuits. 2025. 198f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Este estudo examina como o consumo de conteúdos de coaches de relacionamento pelas mulheres impacta e molda sua busca por relacionamentos amorosos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e descritiva dentro de um paradigma interpretativo, combinando análise documental, observação participante e entrevistas em profundidade. Foram analisados 14 cursos online, 4 eBooks, sessões ao vivo com coaches e realizadas 30 entrevistas para explorar o tema. Utilizando a Teoria da Prática como guia, os dados foram analisados por meio de categorias como agentes, corpo, discurso, conhecimento, mente, objetos e estrutura (Reckwitz, 2002). Durante o estudo, outros temas, como emoções, espiritualidade e conexões sociais, também surgiram. Os resultados mostraram que os relacionamentos amorosos têm um profundo significado simbólico para as mulheres, frequentemente associados a ideias de realização pessoal, reconhecimento social e ideais culturais. Esses relacionamentos desempenham um papel central na formação da identidade feminina e são influenciados por expectativas sociais, orientando suas aspirações e hábitos de consumo. A pesquisa destacou como diferentes aspectos das práticas-como rotinas de autocuidado, cura emocional e desenvolvimento de habilidades-interagem e moldam os hábitos de consumo. As interações sociais emergiram como um elemento crucial, oferecendo suporte coletivo e validação que ajudam a sustentar e evoluir essas práticas. Além disso, os comportamentos associados a essas práticas frequentemente envolvem engajamento repetido com aspectos simbólicos e materiais, criando um ciclo que adapta e reforça essas práticas ao longo do tempo. Esta pesquisa contribui de forma significativa para a Teoria da Prática ao introduzir a sociabilidade como um elemento essencial das práticas, oferecendo um quadro mais rico para o estudo dos comportamentos de consumo dentro de contextos culturais e sociais. No nível prático, o estudo mostra como o envolvimento das mulheres com produtos de autoajuda e coaching reflete narrativas sociais mais amplas, ilustrando a relação dinâmica entre fatores materiais, simbólicos e sociais na formação de suas aspirações por relacionamentos amorosos. Em última análise, os achados oferecem uma compreensão mais profunda de como as práticas de consumo podem impulsionar tanto o crescimento pessoal quanto as mudanças sociais
ABSTRACT: This study examines how women's consumption of relationship coaching content impacts and shapes their pursuit of romantic relationships. The research followed a qualitative and descriptive approach within an interpretive framework, combining document analysis, participant observation, and in-depth interviews. Researchers analyzed 14 online courses, 4 eBooks, live coaching sessions, and conducted 30 interviews to explore this topic. Using Practice Theory as a guide, the data was analyzed through categories such as agents, body, discourse, knowledge, mind, objects, and structure (Reckwitz, 2002). Along the way, other themes like emotions, spirituality, and sociability also surfaced. The findings showed that love relationships carry deep symbolic meaning for women, often tied to ideas of personal achievement, social recognition, and cultural ideals. These relationships were found to play a key role in shaping women's sense of identity and are influenced by societal expectations, driving their aspirations and consumer habits. The study highlighted how different aspects of practices-like self-care routines, emotional healing, and skill-building-interact and shape consumption habits. Social interactions emerged as a crucial element, providing collective support and validation that help sustain and evolve these practices. Additionally, the behaviors tied to these practices often involve repeated engagement with both symbolic and material aspects, creating a cycle that adapts and reinforces these practices over time. This research makes a valuable contribution to Practice Theory by introducing sociability as an essential element of practices, offering a richer framework for studying consumption behaviors within cultural and social contexts. On a practical level, it shows how women's engagement with self-help products and coaching reflects broader societal narratives, illustrating the dynamic relationship between material, symbolic, and social factors in shaping their aspirations for romantic relationships. Ultimately, these findings offer a deeper understanding of how consumption practices can drive both personal growth and societal change
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2025
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8839
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Melissa Rizzo Sperandio_2025.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.