Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Herold Junior, Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cleberton Ponce da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T13:25:35Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22T13:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Cleberton Ponce da. Futbol callejero: e o ensino de conhecimentos conceituais e atitudinais na educação física escolar. 2023. 125 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8846 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa objetivou analisar o ensino e a aprendizagem de conhecimentos conceituais e atitudinais que versem sobre o Futbol Callejero. A metodologia se caracterizou como qualitativa, apoiando-se em um processo de intervenção, observação e análise do estudo, visando coletar elementos empíricos como discursos, ideias e gestos construídos pelos sujeitos da pesquisa a partir das relações sociais provenientes da vivência e experimentação de uma prática corporal emergente no campo da Educação Física escolar, o Futbol Callejero. A população foi constituída por 33 participantes, sendo 18 do sexo feminino e 15 do sexo masculino de uma (01) turma de 5º Ano, de uma Escola Municipal da cidade de São José dos Pinhais - PR. Ocorreram 07 intervenções pedagógicas de 60 minutos, divididas em três momentos compreendidos por: exploração, vivência e inovação. Durante o período de intervenção pedagógica foi utilizado o instrumento "Diário de campo" como meio de coletar os dados qualitativos. Em seguida, houve a delimitação dos (as) participantes em quatro grupos focais, direcionados por uma entrevista semi-estruturada. O instrumento técnico que realizou a captação das falas dos participantes foi "gravador de voz" de um aparelho celular, modelo: Redmi Note 7. Análise dos dados: após a análise dos códigos (palavras e frases) presentes nos diários de campo, organizou-se os dados em três categorias: "O conhecimento conceitual sobre o Futbol Callejero", "O conhecimento atitudinal sobre o Futbol Callejero", "O Futbol Callejero como um conteúdo viável à prática docente". O conhecimento sobre a origem geográfica, a compreensão semântica sobre o FC e caracterização dos tempos de jogo marcaram a aprendizagem conceitual. Com relação à segunda categoria, os pilares do FC (respeito, solidariedade e cooperação) estiveram intimamente ligados aos valores, atitudes e normas da dimensão atitudinal. Na terceira categoria, verificou-se que o FC se mostrou pedagogicamente viável, pois valoriza a autonomia e o protagonismo dos (as) participantes, uma vez que são eles (as) os (as) responsáveis por estabelecer as concepções, regras e as dinâmicas da prática. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present research aimed to analyze the teaching and learning of conceptual and attitudinal knowledge about Futbol Callejero. The methodology is characterized as qualitative, based on a process of intervention, observation and analysis of the study, aiming to collect empirical elements such as speeches, ideas and gestures constructed by the research subjects from the social relations arising from the experience and experimentation of a body practice emerging in the field of school Physical Education, the Futbol Callejero. The population was composed of 33 participants, 18 females and 15 males from one (01) 5th grade class, from a Municipal School in the city of São José dos Pinhais - PR. Seven 60-minute pedagogical interventions occurred, divided into three moments comprised of: exploration, experience, and innovation. During the period of pedagogical intervention the instrument "Field Diary" was used as a means of collecting qualitative data. Then, there was the delimitation of the participants into four focus groups, directed by a semi-structured interview. The technical instrument that carried out the capture of the speeches of the participants was "voice recorder" of a cell phone, model: Redmi Note 7. Data analysis: After the analysis of the codes present in the field diaries, the data was organized into three categories: "The conceptual knowledge about Futbol Callejero", "The attitudinal knowledge about Futbol Callejero", "Futbol Callejero as a viable content to teaching practice". Knowledge about the geographical origin, semantic understanding about CF and characterization of game times marked the conceptual learning. Regarding the second category, the CF pillars (respect, solidarity and cooperation) were closely linked to the values, attitudes and norms of the attitudinal dimension. In the third category, the CF proved to be pedagogically viable, since it values the autonomy and the protagonism of the participants, since they are the ones responsible for establishing the concepts, rules, and dynamics of the practice. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796.334 | pt_BR |
dc.title | Futbol callejero : e o ensino de conhecimentos conceituais e atitudinais na educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 125 f. : il. | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Cleberton Ponce da Silva_2023.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.