Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8849
Autor(es): Batista, Fernando Geremias
Orientador: Bendrath, Eduard Angelo
Título: Ensino da temática saúde nas aulas de educação física
Banca: Basei, Andréia Paula
Banca: Arantes, Luciana Mendonça
Palavras-chave: Educação física;Saúde;Escola;Atividade física
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BATISTA, Fernando Geremias. Ensino da temática saúde nas aulas de educação física. 2023. 128 f. Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O objetivo desta dissertacao e analisar de que forma o tema saude e trabalhado nas aulas de Educacao Fisica, e como esse conteudo pode ressignificar o entendimento dos alunos sobre essa tematica. O estudo foi estruturado no modelo escandinavo, composto por dois artigos. O primeiro deles trata-se de uma revisao narrativa, que objetivou compreender como a tematica saude foi concebida de maneira historica e entender como esta inserida nos referenciais curriculares. Para tanto, fez-se um levantamento de artigos originais ou de revisões relacionadas a tematica saude e/ou atividade fisica nas aulas de Educacao Fisica entre 2017 e 2020. Mostrou-se que a Educacao Fisica escolar consegue gerar conhecimentos e mudancas nos habitos de vida para uma rotina saudavel. Destaca-se tambem a necessidade de discussao do curriculo a fim de melhorar a pratica dos professores de Educacao Fisica. O segundo artigo apresenta a analise de uma intervencao pedagogica acerca da tematica saude na Educacao Fisica Escolar, em uma turma de quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, e traz reflexoes do professor-pesquisador sobre sua pratica. Caracterizada como um estudo de intervencao pedagogica de natureza exploratoria e descritiva, os dados foram coletados por meio de dois questionarios, o PAQ-C para as criancas e o IPAQ- Versao curta para seus pais, totalizando 112 sujeitos na pesquisa. Durante o processo de intervencao foram construídos portfolios com as criancas acerca da tematica trabalhada e utilizado a tecnica de analise de conteudo de Bardin (1977) para interpretar os resultados dessas aulas. Frente aos resultados, denota-se falta de estudos com relacao a tematica saude nas aulas de Educacao Fisica, causando um distanciamento com a realidade escolar. Os referenciais curriculares nao apresentam uma sustentacao de conteudo capaz de subsidiar as aulas de Educacao Fisica acerca da tematica saude. Foi possível ressignificar o entendimento dos estudantes sobre o assunto "saude" nas aulas de Educacao Fisica, oportunizando um conhecimento amplo sobre o tema.
ABSTRACT: The objective of this dissertation is to analyze how the theme health is worked in Physical Education classes, and how this content can re-signify the students' understanding of this theme. The study was structured in the Scandinavian model, composed of two articles. The first one is a narrative review, which aimed to understand how the health theme was conceived historically and to understand how it is inserted in the curricular references. For such, a survey of original articles or reviews related to health and/or physical activity in Physical Education classes between 2017 and 2020 was carried out. It was shown that school Physical Education can generate knowledge and changes in lifestyle habits for a healthy routine. It also highlights the need for discussion of the curriculum in order to improve the practice of Physical Education teachers. The second article presents the analysis of a pedagogical intervention about the health theme in School Physical Education, in a fifth grade class of the early years of elementary school, and brings reflections of the teacher-researcher about his practice. Characterized as a pedagogical intervention study of exploratory and descriptive nature, data were collected through two questionnaires, the PAQ-C for children and the IPAQ- Short Version for their parents, totaling 112 subjects in the research. During the intervention process, portfolios were built with the children about the theme worked on, and Bardin's (1977) content analysis technique was used to interpret the results of these classes. In face of the results, it is denoted a lack of studies regarding the health theme in Physical Education classes, causing a distance from the school reality. The curricular references do not present a content support capable of subsidizing Physical Education classes about the health theme. It was possible to give a new meaning to the students' understanding of the subject "health" in Physical Education classes, providing opportunities for broad knowledge on the subject.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Eduard Angelo Bendrath
Dissertação (mestrado profissional em Educação física)--Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8849
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fernando Geremias Batista_2023.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.