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dc.contributor.advisorFélix, Wagner Dalla Costapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo Heber Albino dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T22:28:21Z-
dc.date.available2025-04-24T22:28:21Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Diogo Heber Albino de. A "História dos sentimentos morais" e a Origem da justiça como equidade, em Humano, demasiado humano I, de Friedrich Nietzsche. 2016. 109 f. Dissertação (mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8857-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wagner Dalla Costa Félixpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, 2016pt_BR
dc.description.abstractResumo: Dentro da produção filosófica de Friedrich Nietzsche, a chamada Primeira Fase de seus escritos é caracterizada por seus comentadores pela crítica de Nietzsche ao uso excessivamente abusivo da História e da Historiografia por parte do Estado alemão, em sua construção da nova Nação. Como se sabe, o pensador empreende, em momento posterior, uma valorização do saber dito científico, com o intuito de torná-lo um desenvolvimento do homem artístico, além de algo libertador ou alegre, amenizando o conflito entre arte e ciência. Em HH 1, é importante destacar, Nietzsche nos propõe uma investigação histórica sobre a moral, como parte de uma premissa que será, mais tarde, chamada de "transvaloradora". A "História" será pensada como sendo algo germinal aos estudos que se conferem o título de "Genealogia", que marcarão sua última fase de pensamento; e a obra Humano, Demasiado Humano (1878) ganha, nesse ponto, inestimável relevância, sendo nosso objeto de estudo. O capítulo "Contribuição à História dos Sentimentos Morais", de HH, conserva algo de instigante enquanto um conceito pouco examinado entre os escritos de Nietzsche, em sua Fase Intermediária – ou Segunda Fase. Dentro desse tema, o termo "justiça" é de grande relevância no capítulo que se estuda. Nosso objeto de estudo é, assim, a questão da "Origem da Justiça como Equidade, em Humano, demasiado humano 1", com suas correlações, tais como bondade, egoísmo, vingança, vaidade, gratidão, benevolência... Todas essas temáticas se entrecruzam, certamente. O problema está justamente em conduzir a pesquisa para que as ideias de "justiça" e "equidade" se justifiquem por essas relações. Essa é a relação entre "história", para Nietzsche, com os "sentimentos morais", "valores morais", "filosofia histórica", "espírito livre", "fisiopsicologia", "psicologia filosófica", entre outros. A "justiça", como valor moral social, terá elementos que lhe servirão de basept_BR
dc.description.abstractAbstract: Within the philosophical production of Friedrich Nietzsche, the so-called First Period of his writing, is characterized by his researches on Nietzsche’s critics to the excessive abuse of History and Historiography by the German state, in its construction as a new nation. As known, the thinker enterprises, at a later time, an appreciation of scientific knowledge said, in order to make it an evolution of the artistic man, and something liberating and joyful, easing the conflict between art and science. In HH 1, it is important to emphasize, Nietzsche proposes a historical research on moral, as part of a premise that is later called "revaluation". The "History", though, is thought to be something germinal to studies so-called "Genealogical", which will mark its last Period of his thought; and the work Human, All Too Human (1878) gets, at this point, invaluable relevance, as our object of study. The chapter "On the History of Moral Sensations", in HH, retains something exciting as a concept unexamined among the writings of Nietzsche, for the Middle Period. Within this topic, the term "justice" gets great importance in the studied chapter. Our study objected is, therefore, the matter of the "Origin of Justice as Fairness in Human, all too human 1", with its correlations, such as kindness, selfishness, revenge, pride, gratitude, grace… All these issues are intersect, certainly. Their problem lies precisely in leading the search for the "justice" ideas and "equality", that both are justified by these relationships. That’s the relationship between "history’ for Nietzsche with "moral sentiments", "moral values", "historical philosophy", "free spirit", "physio-psychology", "philosophical psychology", among others. The "justice" as social moral value, will meet elements that will give it some groundingpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - Humano, demasiado humano Ipt_BR
dc.subjecthistória dos sentimentos moraispt_BR
dc.subjectJustiça - Culturapt_BR
dc.subjectConhecimento - Moralpt_BR
dc.subjectFilosofia - Culturapt_BR
dc.subject.ddc193pt_BR
dc.titleA "História dos sentimentos morais" e a Origem da justiça como equidade, em Humano, demasiado humano I, de Friedrich Nietzschept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Frezzatti Júnior, Wilson Antonio-
dc.contributor.referee2Oliveira, Jelson Roberto de-
dc.contributor.referee3Martines, Paulo Ricardo-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical109 f.-
dc.subject.cnpq2Filosofia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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