Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pimentel, Giuliano Gomes de Assis | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Joelson Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T00:37:56Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06T00:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Joelson Silva de. Capoeira, parkour e processos de experimentação e criação artística em Educação Física. 2024. 360 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8865 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A Organização das Nações Unidas considera que os jovens precisam estar na vanguarda das inovações e mudanças globais para que o mundo tenha sucesso no desenvolvimento sustentável das próximas gerações. Juventudes no exercício de um papel social estratégico. Que sejam acontecimentos na pólis do palco de políticas públicas atuais de cuidado e atenção, como aporte de investimentos futuros. Juventudes que se mostram e comunicam sobre as formas de ser e estar na contemporaneidade a tecer outros sentidos, expressão de modos de vida, culturas, territórios e acontecimentos. Mas, que problematizam a própria delimitação enquanto categoria e, demarcam a multidimensionalidade de suas compreensões. Em vista disso, constituem práticas culturais, de identificação e de militância ao desenvolver inovações e mudanças por via de interações incorporadas por meio de práticas sociais - desde o contexto da/na rua - como capoeira, parkour, stryte dance, skate, circo, entre outros. Assim, o presente estudoobjetivou contribuir com o campo de investigação que associa a prática da capoeira e do parkour em processos criativos que venham a somar à experiência do corpo em educação física. No entanto, foi desafiador analisar a capoeira e o parkour nas suas interfaces desde processos pedagógicos de experimentação e criação artística que possibilitassem entender como essas manifestações poderiam resultar numa prática corporal híbrida a incorporar à experiência do corpo em educação física. Para tanto, o estudo baseou-se desde a abordagem interativa da pesquisa-criação que articula pesquisa e criação (Paquin, 2019), por meio de incursões teóricas e por observações em campo, documentadas em diário de bordo e áudio-visual, conduzida pela prática a partir de um estudo-laboratorial de movimentos e expressão corporal. A desvelar uma cartografia de acontecimentos marcantes ocorridos por meio do processo criativo na narrativa da prática. Como resultado foi observado a enunciação dos acontecimentos de produção e visibilidade do conhecimento desde a temática estudada, por meio de um processo inventivo e criativo, na Amazônia paraense a partir de jovens esportistas e artistas da metrópole de Belém. Ademais, o estudo-laboratorial empreendido pelos jovens representou um processo promissor no desvelar de uma prática hibrida alternativa, a qual deve ser explorada desde os contextos da educação física. Contudo, tal exploração requer o desenvolvimento de uma linguagem-evento afetiva e processual que reflita a intimidade relacional entre os praticantes e essas práticas, em vez de uma linguagem constativa que reflita distância, realização e avaliação externa. Visto que se trata de uma área relativamente pouco estudada da prática e pouco divulgada em publicações e outras formas de mídia e materiais educativos - se faz necessário mais pesquisa-criação sobre a temática | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The United Nations Organization considers that young people need to be at the forefront of innovations and global changes so that the world can succeed in the sustainable development of future generations. Young people exercising a strategic social role. They should be events in the polis, on the stage of current public policies of care and attention, as a contribution to future investments. Young people who show themselves and communicate about the ways of being and existing in contemporary times, weaving other meanings, expression of ways of life, cultures, territories and events. But they should problematize their own delimitation as a category and demarcate the multidimensionality of their understandings. In view of this, they constitute cultural practices, of identification and of militancy by developing innovations and changes through interactions incorporated through social practices - from the context of/on the street - such as capoeira, parkour, strip-tease dance, skateboarding, circus, among others. Thus, this study aimed to contribute to the field of research that associates the practice of capoeira and parkour in creative processes that add to the experience of the body in physical education. However, it was challenging to analyze capoeira and parkour in their interfaces from pedagogical processes of experimentation and artistic creation that would allow us to understand how these manifestations could result in a hybrid body practice to be incorporated into the experience of the body in physical education. To this end, the study was based on the interactive approach of research-creation that articulates research and creation (Paquin, 2019), through theoretical incursions and field observations, documented in a logbook and audiovisual, conducted by practice based on a laboratory study of movements and body expression. To reveal a cartography of remarkable events that occurred through the creative process in the narrative of practice. As a result, we observed the enunciation of events of production and visibility of knowledge from the studied theme, through an inventive and creative process, in the Amazon of Pará by young athletes and artists from the metropolis of Belém. Furthermore, the laboratory study undertaken by the young people represents a promising process in the unveiling of an alternative hybrid practice, which should be explored from the contexts of physical education. However, such exploration requires the development of an affective and procedural event-language that reflects the relational intimacy between the practitioners and these practices, instead of a constant language that reflects distance, achievement and external evaluation. Since this is a relatively little studied area of practice and little publicized in publications and other forms of media and educational materials - more research-creation on the theme is necessary. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Processo de criação - Educação física | pt_BR |
dc.subject | Parkour | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem criativa - Educação física | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias corporais e lúdicas | pt_BR |
dc.subject.ddc | 796 | pt_BR |
dc.title | Capoeira, parkour e processos de experimentação e criação artística em Educação Física | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Herold Junior, Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Meire Aparecida Lóde | - |
dc.contributor.referee3 | Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra | - |
dc.contributor.referee4 | Starepravo, Fernando Augusto | - |
dc.contributor.referee5 | Loro, Alexandre Paulo | - |
dc.publisher.department | Departamento de Educação Física | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 360 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Educação Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | - |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Joelson Silva de Souza_2024.pdf | 8,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.