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Autor(es): Pires, Ademir Faria
Orientador: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Título: Cenário da formação inicial em educação física no Paraná em tempos de reformulação curricular
Banca: Both, Jorge
Banca: Pizani, Juliana
Banca: Schiavon, Laurita Marconi
Banca: Starepravo, Fernando Augusto
Palavras-chave: Formação profissional;Currículo;Marco regulatorio;Formação de professores - Educação física;Formação de professores - Paraná (Estado)
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: PIRES, Ademir Faria. Cenário da formação inicial em educação física no Paraná em tempos de reformulação curricular. 2024. 233 p. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A tese objetiva analisar a constituição dos cursos de Educação Física (EF) em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, considerando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a área, visando à apresentação de indicativos para a reflexão da formação profissional em EF. Adota a abordagem qualitativa e segue as diretrizes do Modelo Alternativo, composta por cinco artigos. O primeiro artigo objetivou investigar a trajetória da formação profissional em EF no Brasil desde 1987 até a atualidade com base nas transformações curriculares provocadas pelas DCNs. Os principais marcos da formação profissional em EF foram discutidos, evidenciando o processo de profissionalização e a busca pela identidade profissional para a área. Foram verificados avanços na formação, destacando que esforços contínuos na avaliação e reformulação dos currículos são necessários. O segundo artigo buscou caracterizar a produção do conhecimento sobre a organização curricular de cursos de formação superior em EF a partir de teses e dissertações dos Programas de Pós-graduação em EF do Brasil, produzidas no período de 1980 a 2021. Entretanto, percebem-se divergências entre diferentes setores do campo da EF quanto aos rumos da formação profissional. O terceiro artigo objetivou explorar as características de cursos de EF do Paraná, a partir da reformulação curricular determinada pelas Resoluções CNE/CES n. 06 e 07 de 2018 e CNE/CP n. 02/2019, com vistas ao debate da organização das ações de aproximação aos campos de atuação. Foi verificado que as novas DCNs trouxeram mudanças significativas nos cursos investigados: a introdução das etapas comum e específicas, das atividades acadêmicas integradoras e da curricularização da extensão. O quarto artigo objetivou analisar a composição de cursos de EF de IES públicas do Paraná com base na distribuição de disciplinas nos PPCs e na compreensão dos docentes a respeito das etapas comum e específicas. Constatou-se que ainda não existe um consenso sobre os conhecimentos comuns para a formação em EF. As mudanças curriculares evidenciam a necessidade de se estabelecer um consenso mínimo sobre os conhecimentos para cada etapa da formação. O quinto artigo objetivou compreender o processo de reformulação curricular dos cursos de graduação em EF de IES públicas do Paraná, com base na percepção dos coordenadores de curso e integrantes do NDE desses cursos. São elencados desafios e oportunidades relacionados às novas DCNs e ao processo de reformulação. A despeito dos desafios significativos apresentados pelas novas DCNs, elas oferecem oportunidades para reavaliar e aprimorar os currículos de formação em EF. O estudo expõe um cenário de mudanças e desafios constantes, de modo que o conjunto de artigos desenvolvidos corrobora com a tese de que é necessário, para os cursos e docentes neles atuantes, o amadurecimento da compreensão das especificidades que configuram a base de conhecimentos da EF, bem como as especificidades do bacharelado e da licenciatura.
ABSTRACT: The thesis aims to analyze the development of Physical Education (PE) courses at public higher education institutions in Paraná, considering the new National Curriculum Guidelines (DCNs) for the field, with the goal of presenting indicators for reflecting on professional training in PE. It adopts a qualitative approach and follows the Scandinavian Model, consisting of five articles. The first article aimed to search into the trajectory of professional training in PE in Brazil from 1987 to the present, based on the curricular transformations triggered by the DCNs. Major frames in professional training in PE were discussed, highlighting the professionalization process and the search for professional identity in the field. Advances in training were noted, emphasizing that continuous efforts in curriculum evaluation and redesign are necessary. The second article sought to characterize the knowledge production regarding the curriculum organization of higher education PE courses based on theses and dissertations from PE Graduate Programs in Brazil, produced between 1980 and 2021. However, there are divergences among different sectors of the PE field regarding the direction of professional training. The third article aimed to explore the characteristics of PE courses in Paraná, based on the curriculum reform determined by Resolutions CNE/CES n. 06 and 07 of 2018 and CNE/CP n. 02/2019, with a view to discussing the organization of actions to bridge the fields of practice. It was found that the new DCNs brought significant changes to the investigated courses: the introduction of common and specific stages, integrative academic activities, and the curricularization of extension. The fourth article aimed to analyze the composition of PE courses at public higher education institutions in Paraná based on the distribution of subjects in their PPCs and the understanding of faculty regarding the common and specific stages. It was found that there is still no consensus on the common knowledge for PE training. Curricular changes highlight the need to establish a minimum consensus on the knowledge required for each stage of training. The fifth article aimed to understand the process of curriculum reformulation in PE undergraduate courses at public higher education institutions in Paraná, based on the perceptions of course coordinators and members of the NDE (Pedagogical Course Nucleus) of these courses. Challenges and opportunities related to the new DCNs and the reformulation process are outlined. Despite the significant challenges posed by the new DCNs, they offer opportunities to reassess and enhance PE training curricula. The study reveals a scenario of constant changes and challenges, and the set of articles supports the thesis that it is necessary for courses and their faculty to mature in understanding the specificities that form the knowledge base of PE, as well as the particularities of the bachelor's and teaching degrees.
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8875
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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